sábado, 21 de outubro de 2023

Mudanças radicais planejadas para a seguridade social da Finlândia em 2024

O governo finlandês está a preparar-se para implementar uma série de mudanças substanciais no sistema de segurança social do país em 2024, com implicações de longo alcance nas taxas de prestações e nos critérios de elegibilidade. Estas alterações planeadas, detalhadas no programa do governo, serão introduzidas gradualmente ao longo do ano, e não de uma só vez no início de 2024.

O Ministério dos Assuntos Sociais e da Saúde será encarregado de finalizar e submeter as propostas legislativas do governo ao Parlamento para aprovação.

Embora ainda não tenham sido confirmados detalhes abrangentes, as informações disponíveis indicam várias alterações importantes, incluindo reduções nos subsídios de desemprego e nos subsídios gerais de alojamento, juntamente com aumentos nos abonos de família e nos reembolsos Kela para consultas médicas privadas.

As especificidades destas alterações serão divulgadas assim que as propostas legislativas do governo estiverem solidificadas. Kela, a Instituição de Seguro Social da Finlândia, está empenhada em manter o público informado sobre os próximos ajustamentos durante o outono.

Pensões, benefícios por invalidez e auxílio-moradia para aposentados

As pensões prestadas pela Kela, incluindo a pensão nacional e a pensão garantida, bem como os subsídios de invalidez e os complementos dos veteranos de guerra, sofrerão reajustes anuais com base no Índice Nacional de Pensões. O percentual exato do aumento será anunciado em 13 de outubro de 2023, afetando os pagamentos a partir de 1º de janeiro de 2024.

Os critérios de elegibilidade para o subsídio de habitação para pensionistas deverão permanecer inalterados em 2024, espelhando os critérios em vigor este ano.

Benefícios de desemprego

Os montantes dos subsídios de desemprego pagos por Kela, como o subsídio do mercado de trabalho e o subsídio básico de desemprego, deverão permanecer constantes em 2024, em 37,21 euros por dia, enquanto se aguarda a aprovação do Parlamento da proposta de congelamento da indexação do governo.

No entanto, estão previstas mudanças significativas para os subsídios de desemprego, estando algumas previstas para implementação no início do ano e outras em datas posteriores. A partir do início de 2024, o período de carência do subsídio de desemprego será alargado de cinco para sete dias. Além disso, as férias anuais acumuladas mas não utilizadas terão impacto no início dos benefícios de desemprego.

Nomeadamente, a partir de 1 de Abril de 2024, os subsídios de desemprego deixarão de incluir aumentos para crianças, resultando numa redução de 10-20 por cento nos subsídios do mercado de trabalho e nos subsídios básicos de desemprego. As regras que regem os ajustamentos das prestações de desemprego com base nos rendimentos também serão revistas, eliminando potencialmente o atual montante de isenção mensal de 300 euros.

Para se qualificarem para o subsídio de desemprego, os trabalhadores serão obrigados a cumprir um requisito de trabalho prolongado, que aumenta de seis para 12 meses. Prevê-se que esta modificação entre em vigor em setembro de 2024, com a elegibilidade baseada na renda e não no número de horas trabalhadas por semana.

Benefícios infantis e subsídios para cuidados infantis

Os benefícios para crianças estão programados para receber um aumento inicial no início de 2024, com novos aumentos programados para o final do ano. Estes aumentos afectarão principalmente os abonos de família e os complementos para pais solteiros para crianças com menos de três anos, introduzindo uma taxa mais elevada para o quarto filho e seguintes.

Os subsídios de guarda de filhos não sofrerão o habitual reajuste de indexação na viragem do ano, desde que o Parlamento aprove a proposta do governo de congelamento da indexação. As taxas permanecerão inalteradas em relação às de 2023.

Subsídio Geral de Habitação

O subsídio geral de habitação está preparado para alterações nos critérios de elegibilidade, resultando em taxas de assistência mais baixas. O novo sistema dará maior ênfase aos outros rendimentos dos beneficiários, reduzirá a cobertura dos custos de habitação, eliminará as deduções dos rendimentos auferidos e cessará os pagamentos de casas ocupadas pelos proprietários. As modificações no cálculo básico da franquia compensarão parcialmente o impacto nas famílias com crianças. Espera-se que estas alterações entrem em vigor em abril de 2024, com os subsídios de habitação existentes ajustados durante as próximas revisões.

O congelamento da indexação proposto, se aprovado, também influenciará o subsídio geral de habitação, afetando critérios como os custos máximos de habitação.

Assistência Social

As taxas básicas de assistência social sofrerão um ajustamento normal do índice em 1 de janeiro de 2024, após um aumento de 10 por cento nos montantes básicos das crianças para 2023, que termina em 31 de dezembro de 2023. Outras propostas legislativas irão esclarecer e tornar mais rigorosas as regras relativas ao reconhecimento de habitação custos, com entrada em vigor prevista para 2024.

Subsídio de reabilitação

Com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2024, a taxa mínima do subsídio de reabilitação para jovens e de reabilitação profissional será reduzida de 36,91 euros para 31,99 euros por dia útil, o que representa uma redução de cerca de 13 por cento.

Reembolsos Kela para consultas médicas particulares e despesas com medicamentos

Os reembolsos para consultas médicas privadas terão um aumento significativo em relação à média atual de 8 euros, a partir de 1 de janeiro de 2024.

O limite máximo anual de despesas correntes com medicamentos também aumentará em 2024. Contudo, não sofrerá aumentos duplos para compensar a falta de reajuste do índice no ano anterior. Em vez disso, apenas o reajuste do índice de 2024 será aplicado caso a proposta do governo seja aprovada.

À medida que estas mudanças avançam, a Kela manterá o público informado através do seu website e de comunicados de imprensa em finlandês, sueco e inglês. Informações detalhadas serão fornecidas assim que as propostas do governo forem apresentadas ao Parlamento e o processo de revisão parlamentar estiver concluído. Brochuras em linguagem simples também serão lançadas no início de 2024 para que clientes e parceiros possam navegar no cenário em evolução da seguridade social.

https://www.helsinkitimes.fi/finland/finland-news/domestic/24203-sweeping-changes-planned-for-finland-s-social-security-in-2024.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.