terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Os salários são bons na Suécia?

Na Suécia, os salários tendem a abranger uma faixa bastante estreita, já que a disparidade salarial é baixa.

Um trabalhador típico em tempo integral, com idade entre 30 e 60 anos, ganha entre 25.000 e 45.000 coroas suecas por mês, das quais recebe entre 16.000 e 32.000 coroas suecas após as deduções. As deduções já incluem seguro saúde, previdência, seguro-desemprego, etc., então, além de talvez seguro de carro, seguro para animais de estimação, habitação, alimentação e gelados, as despesas extras são mínimas.

A educação também é gratuita, e o seguro de saúde cobre praticamente qualquer tratamento, se necessário, até o óbito, portanto, há poucos motivos para economizar muito, mesmo com filhos ou cônjuges desempregados.

Esse dinheiro é suficiente para viver bem?

O meu salário tem um poder de compra muito semelhante aos salários que recebi nos últimos 25 anos nos EUA, França, Alemanha, Nova Zelândia e Reino Unido, e eu sempre me virei bem, mas de alguma forma, aqui na Suécia, finalmente estou realmente confortável. Talvez tenha a ver com a idade, com o fato de ter aprendido as nuances da vida e não fazer mais besteiras como comprar Citroëns usados ​​e enormes, comer sushi em casas noturnas ou fazer viagens de carro improvisadas para a Itália sem fazer as contas antes e acabar ficando em hotéis que não posso pagar, evitando dormir num estacionamento em Locarno.

Na minha opinião, alguém com um emprego qualificado em tempo integral e uma vida organizada sentir-se-á muito confortável aqui na Suécia.


Sem comentários: