quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

E não se pode devolvê-los?

Sei que para grandes electrodomésticos a garantia é de 2 anos. A questão com estes dois monos, Joacine e André, é que quando os mandámos vir eram já bem visíveis os defeitos nas suas ideias políticas.

Por estes dias, fica a impressão que a política portuguesa é o balcão de apoio ao cliente da IKEA: só se fala em devoluções. É Joacine Katar Moreira que quer devolver às ex-colónias o património que está nos museus portugueses, é André Ventura a querer devolver Joacine Katar Moreira ao seu país de origem e é a maior parte dos eleitores a questionar se não haverá hipótese de devolver Joacine Katar Moreira e André Ventura e trocá-los por deputados novos. Troca que nenhum fornecedor de deputados poderia recusar, pois tornou-se bastante evidente que, tanto num caso como no outro, faltam vários parafusos.

O eventual problema com esta troca é se Joacine Katar Moreira e André Ventura ainda estarão dentro da garantia. Sei que para grandes electrodomésticos a garantia é de 2 anos. A questão com estes dois monos é que, quando os mandámos vir, eram já bem visíveis os defeitos nas suas ideias políticas. E, nestes casos, não costuma ser possível devolver, ou pedir a reparação. É pelo menos o que diz o site da DECO Proteste. Mas por mim tudo bem. A garantia em que estou de olho é na que os dois deputados dão de que vai continuar a haver bastante sarrabulho na Assembleia da República.

Isto porque, mesmo depois da expulsão do partido e passando a deputada não inscrita, Joacine Katar Moreira está de pedra e cal no Parlamento. Foi a própria a confirmar que “enquanto a minha gaguez não desaparecer na Assembleia da República não saio de lá também”. É aqui que se vê que a deputada ainda não está completamente por dentro do funcionamento do Parlamento. É verdade que o Palácio de São Bento tem propriedades curativas, mas não funciona dessa forma. Normalmente, os parlamentares resolvem os seus problemas mas é só quando deixam o cargo. Quer dizer, suponho que com a gaguez também seja assim. Isto porque os casos que conheço de deputados que resolveram os seus problemas, logo que abandonaram a carreira, não foram casos de problemas de gaguez, mas sim de problemas de liquidez.

A propósito de liquidez, a passagem de Joacine Katar Moreira a não inscrita, resultará num corte do montante para actividades parlamentares de 117 mil euros para 57 mil euros anuais. É uma redução significativa, mas pelo menos temos a garantia da qualidade das propostas políticas ser impossível baixar. O meu receio é o efeito deste corte nas despesas de representação. Não tarda nada e, acompanhando o orçamento bem mais curto, veremos o assessor de Joacine a passear-se na Assembleia da República de mini-saia.

Do que não há dúvida é que Joacine Katar Moreira e André Ventura estão no centro das atenções da política nacional. Um pouco como aconteceu com André Silva, do PAN, na legislatura anterior. Aliás, tal como com o PAN nessa altura, também o Livre e o Chega estão, agora, a viver o seu momento urso panda. São partidos exóticos, com um exemplar único da sua espécie, que no zoológico político suscitam imensa curiosidade por parte dos eleitores. Depois, se calha elegerem mais deputados — tipo PAN — perdem todo aquele fascínio inerente a serem uma ave rara e passam a granjear a popularidade de, digamos, um bando de pombos carregados de E. coli.

Graças a estas polémicas, assistimos à mais inesperada coligação negativa da história da política portuguesa. Esqueçam a coligação entre PS, PCP e BE, que evitou que o PSD governasse; esqueçam a coligação que PSD, PCP e BE ameaçaram fazer para diminuir o IVA da electricidade; a mais espectacular coligação negativa de sempre é esta entre o Livre e o Chega, que dá mesmo ideia de se terem mancomunado para se livrarem da Joacine Katar Moreira.

É como se costuma dizer: os extremos tocam-se. E, neste caso, é possível que se tenham tocado quando o Grupo de Contacto do Livre e aquele indivíduo que fez a saudação nazi num comício do Chega deram um high five, em jeito de festejo pela primeira expulsão de uma deputada negra na história da democracia portuguesa.

Tiago Dores – Observador

Un rockefeller en Ponte Caldelas - Manuel Cordo Boullosa

O fundador da antiga SONAPE, hoje GALP

Em 1982 fundou a editora literária portuguesa Difel (Difusão Editorial S.A.), que fechou no início de 2011.


Julián Rodríguez


La Revolución de los Claveles llevó al fundador de Galp, Cordo Boullosa, a refugiarse a este lado de la frontera.

Los ex alumnos del colegio público de Infantil y Primaria de Ponte Caldelas todavía recuerdan el viaje de fin de curso a la Expo de Lisboa organizado por la dirección del centro pontevedrés. Corría 1998 y en la agenda del periplo estaba anotada una visita un tanto especial, lejos de las instalaciones del evento. Una mansión en Caparide (Estoril) era el destino: la residencia privada del magnate luso Manoel Cordo Boullosa (1905-2000), que llegó a ser la segunda fortuna del país a través de negocios relacionados con el petróleo, fundador de lo que es hoy en día la multinacional Galp y accionista de bancos y empresas de hidrocarburos.

La suya no es una vida escrita en la barra de hielo de la emigración, que se suele derretir a golpe de claroscuros. Cordo Boullosa, de padres gallegos, con residencia permanente en la parroquia natal de su madre, Caritel, era "lúcido, afable, y generoso a la hora de hacer donativos al centro", recuerda Juan Ramón Boga, el secretario del colegio.

Un céntrico paseo y el CEIP de Ponte Caldelas llevan hoy su nombre. De la chequera del empresario salieron fondos "e incluso en su día la cesión de los terrenos para levantar el nuevo colegio", recuerda el funcionario. También, una discreta casa familiar, de piedra, a la que solía acudir con frecuencia. ¿Pero cuál era la relación del magnate del petróleo portugués con Ponte Caldelas más allá del haber sido el lugar de nacimiento de sus padres? La respuesta la tiene José Manuel Lopes Cordeiro, profesor de la Universidade do Miño, en Braga. "Con apenas un año de edad, Cordo Boullosa perdió a su madre, de 28 años y embarazada de su quinto hijo; por esa razón el padre decidió enviarlo a Caritel, encomendando su cuidado a sus tías, hasta la edad de ocho años". En Ponte Caldelas hizo la primaria, para regresar en 1913 a Lisboa. Galicia volvería al mapa vital del empresario muchos años después, cuando ya se había convertido en el rockefeller portugués. Fue en plena Revolución de los Claveles, en abril del 74.

En mayo de aquel año, relata el profesor Lopes Cordeiro en el libro Empresarios de Galicia, de la Fundación Caixa Galicia, la radicalización del movimiento popular exigió al gobierno provisional democrático decisiones firmes contra las personalidades afines al régimen depuesto, con nacionalizaciones y medidas para evitar la fuga de capitales. "El día 21 de ese mes, Cordo Boullosa fue alertado por un militar de que sería detenido al día siguiente y partió de inmediato a Galicia". Había financiado a los sectores opuestos al Movimiento Democrático para la Liberación de Portugal (MDLP), presidido por el ex general Antonio de Spínola.

Tras su discreto paso por Galicia, del que apenas hay constancia, París y Brasil serían los destinos de Cordo Boullosa. Pero no se fue al exilio con lo puesto. En su hatillo, todo un imperio levantado a raíz de negocios de hidrocarburos que había iniciado su padre, y la leyenda de haber montado en 1938 la primera empresa petrolífera de capital portugués, la Sociedade Anónima de Refinación de Petróleos (Sacor). En la capital gala presidiría el Banque Franco-Portugaise, "lo que le permitió financiar su actividad empresarial", que llevó a cabo también desde entidades financieras que controlaba en Brasil. Años atrás ya había dado el salto internacional, como miembro del consejo de administración de la Compagnie Française des Pétroles, actual Total, y la implantación de su grupo en países africanos como Mozambique o Rodesia, hoy Zimbawe, con plantas de refino.

Al más puro estilo de John Rockefeller, fundador de Standard Oil, hoy en día ExxonMobil, Cordo Boullosa participó también en la constitución de Petrogal, aunque a regañadientes. El primer gobierno democrático tras la revolución tranquila del país vecino propició la nacionalización de todas las empresas petrolíferas, entre ellas las del empresario. Fue años más tarde, cuando en 1989 se constituye sobre Petrogal lo que hoy se conoce como Galp. En su accionariado estaría Cordo Boullosa. Pero los negocios también le traerían a Galicia. En la década de los 50.

"Junto a su amigo el abogado Valentín Paz Andrade", continúa el profesor de la Universidade do Miño, "ideó la instalación de una refinería en las proximidades del puerto de Vigo, pero finalmente el gobierno de Franco optó por A Coruña". A aquella decisión no fue ajeno Pedro Barrié de la Maza, en línea directa con El Pardo. De sus relaciones con su tierra de origen también da cuenta el colectivo de emigrantes en Lisboa. El actual centro gallego de dicha capital fue donado en julio de 1988 por el empresario, un palacete construido a finales del siglo XIX.

Elvira Raposeiras, directora del centro de Primaria de Ponte Caldelas, recuerda la última visita del empresario al colegio. Hace memoria y asegura que "fue al principio de los 90, en un acto entrañable, después de colaborar con ayudas para financiar la biblioteca". Por algo en la hoja de servicios de Cordo Boullosa figura una medalla Castelao y, a título póstumo, la de oro de Galicia.

* Este artículo apareció en la edición impresa del Domingo, 17 de enero de 2010 El Pais

Livin’ la IVA Loca

Há pouca gente mais eficiente energeticamente do que uma pessoa com frio, que até respira mais devagar e por isso emite menos CO2. E não há mesmo ninguém carbonicamente mais neutro do que um defunto.

Um aspecto desagradável da paternidade é descobrir que faço exactamente as mesmas coisas irritantes que o meu pai fazia. Por exemplo, o meu pai andava furibundo pela casa a desligar interruptores e a perguntar “mas vocês acham que eu sou accionista da EDP?”, e eu dou por mim a fazer o mesmo, só que a dizer “mas vocês acham que eu desejo contribuir para a destruição do planeta?”

A avareza é a mesma. Mas, em minha defesa, a avareza que exibo acaba por ser moralmente superior, porque está embrulhada em preocupação climática. O meu pai não possuía o cinismo para disfarçar o facto de ser somítico. Já eu, sim. A consciência ambiental dá muito jeito para camuflar a ganância.

Como António Costa descobriu agora, a propósito do IVA da electricidade. O PM disse que a redução do IVA seria uma medida “ambientalmente irresponsável”, o que parte de dois pressupostos. O primeiro é que, com electricidade mais barata, as pessoas gastam à tripa-forra. Sempre que passam na cozinha ligam a torradeira, usam a máquina da roupa vazia só para se entreterem com o tambor a andar à roda ou vão para o OLX comprar lâmpadas antigas, das que gastam mais, só pelo estilo.

Estas pessoas pressupostas por Costa, refira-se, são os pobres. Para quem tem dinheiro, o IVA não aquece nem arrefece, para os pobres, sim. Literalmente. Portanto, Costa acha que, com diminuição do preço, não se pode confiar nos pobres. Como eu cá em casa, com as crianças e as bolachas: sei que quantos mais pacotes comprar, mais elas comem.

(Já em 2018 o Ministro do Ambiente tinha sugerido que, se quisessem poupar, os portugueses deviam diminuir a potência contratada, para não desperdiçarem electricidade. Estava a pensar naquelas famílias esbanjadoras que, depois do jantar, chegam a ligar a televisão e a máquina da loiça ao mesmo tempo. Quando podiam perfeitamente ver televisão enquanto lavam a loiça à mão – isso é possível uma vez que, por norma, vivem em casas com kitchenette).

O segundo pressuposto é que o aumento de consumo causado pela descida do IVA tem impacto efectivo no aumento de temperatura. Quer dizer, para ser rigoroso, até tem. Só que não é no aumento da temperatura do planeta, é no aumento da temperatura em casa das pessoas que têm dificuldade em pagar o aquecimento. Ora, se a China e a Índia continuam a emitir CO2 à bruta, não são as emissões de um país com 10 milhões que vão fazer qualquer tipo de diferença. Até porque uma redução de emissões por diminuição do consumo de electricidade acaba por ser compensada com aumento de emissões pela queima de lenha para as pessoas se aquecerem.

É óbvio que António Costa não acredita nisto. Nem que os pobres são perdulários, nem que Portugal tem um papel real na diminuição de emissões. Só que dá-lhe jeito fazer a conversa da responsabilidade ambiental, para evitar perder a receita do IVA. É uma desculpa para ganhar dinheiro. Aliás, o clima é muito útil ao Governo. Se há incêndios dramáticos, diz “não podemos fazer nada, são as alterações climáticas, está fora das nossas mãos”. Se é para baixar os impostos sobre a electricidade, “então e as alterações climáticas? Temos de fazer qualquer coisa, está nas nossas mãos”. É o pretexto ideal para trabalhar menos e ganhar mais.

Deixar o IVA como está não é ser só contra a iluminação, é ser contra o iluminismo. Usar menos electricidade por causa do clima é superstição, uma espécie de sacrifício para aplacar os elementos. Só não é o equivalente a auto-flagelação, porque a auto-flagelação ao menos aquece.

No fundo, o que o Governo diz é que a electricidade mais cara é para nosso bem-estar. O que não faz sentido. A electricidade é um bem essencial. Sem ela a vida é muito pior e os benefícios ultrapassam largamente os prejuízos. Foi com a ajuda da electricidade, por exemplo, que o Bloco de Esquerda pesquisou na Internet e descobriu que se morre de frio em Portugal e que o discurso de António Guterres, Greta Thunberg, Bernie Sanders e outros activistas (por coincidência, nunca são indigentes) quando se transforma em medidas com impacto na vida das pessoas, torna-as mais pobres.

A única ocasião em que dificultar o acesso à electricidade faz bem à saúde é quando a pessoa em questão é um condenado à cadeira eléctrica. De resto, a electricidade dá muito jeito, principalmente num país em que, apesar do clima ameno, se morre de frio com bastante frequência. Por causa da pobreza. Ou, como se diz agora, eficiência energética. Há pouca gente mais eficiente energeticamente do que uma pessoa com frio, que até respira mais devagar e por isso emite menos CO2. E não há mesmo ninguém carbonicamente mais neutro do que um defunto.

Se Abel Matos Santos sente mesmo necessidade de elogiar o Estado Novo e não quer ser criticado por isso, em vez de gabar a PIDE, deve louvar a consciência ambiental de Salazar, que mantinha os portugueses muito mais ambientalmente responsáveis.

José Diogo Quintela

Observador

Há um padrão. Algo no Espaço profundo está a enviar sinais para a Terra uma vez a cada 16 dias.

Excelentes notícias!!!

Uma fonte de rádio misteriosa localizada numa galáxia a 500 milhões de anos-luz da Terra está a pulsar num ciclo contínuo de 16 dias, como um relógio.

Esta é a primeira vez que os cientistas detectam periodicidade neste tipo de sinais, conhecidos como FRBs (Fast Radio Bursts), e é um passo importante para desmascarar as suas fontes.

Os FRBs são um dos quebra-cabeças mais tentadores que o Universo lançou aos cientistas nos últimos anos. Vistas pela primeira vez em 2007, as poderosas explosões de rádio são produzidas por fontes energéticas, embora ninguém saiba ao certo o que poderão ser. Os FRBs também são confusos, uma vez que podem ser pontuais ou “repetidos”, o que significa que algumas explosões aparecem apenas uma vez numa determinada parte do céu, enquanto outras emitem vários flashes para a Terra.

Até agora, os pulsos destas repetidas explosões pareciam aleatórios e discordantes no seu tempo. Porém, isso mudou no ano passado, quando o Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment Fast Radio Burst Project (CHIME/FRB), um grupo dedicado a observar e estudar FRBs, descobriu que um repetidor chamado FRB 180916.J0158 + 65 tinha uma cadência regular.

De acordo com o Vice, a equipa acompanhou a repetição entre Setembro de 2018 e Outubro de 2019 com o radiotelescópio CHIME na Colúmbia Britânica. Durante esse período, as explosões foram agrupadas num período de quatro dias e pareciam desligar-se durante os 12 dias seguintes num ciclo total de cerca de 16 dias. Apesar de alguns ciclos não produziram explosões visíveis, todos ocorreram sincronizados nos mesmos intervalos de 16 dias.

“Concluímos que esta é a primeira periodicidade detectada de qualquer tipo numa fonte FRB”, disse a equipa num artigo publicado no servidor de pré-impressão arXiv em Janeiro. “A descoberta de uma periodicidade de 16,35 dias numa fonte repetitiva de FRB é uma pista importante para a natureza desse objecto”.

Recentemente, os cientistas rastrearam o FRB numa galáxia chamada SDSS J015800.28 + 654253.0, que fica a 500 milhões de anos-luz da Terra. É o FRB mais próximo já detectado. Apesar de sabermos onde está, ainda não sabemos o que é. Se a fonte do FRB estiver a orbitar um objecto compacto, como um buraco negro, poderá transmitir apenas os sinais para a Terra num determinado ponto do período orbital. Esse cenário pode corresponder ao ciclo de 16 dias.

Também é possível estarmos a testemunhar um sistema binário com uma estrela massiva e um núcleo estelar super denso conhecido como estrela de neutrões, de acordo com um estudo publicado no arXiv por uma equipa que analisou os mesmos dados. Nesse modelo, a estrela de neutrões emitiria rajadas de rádio, mas os sinais seriam eclipsados ​​periodicamente por ventos opacos do seu companheiro gigante.

Outro cenário é que o ritmo do FRB não é temperado por outro objecto e está a enviar os pulsos directamente da fonte. Os cientistas sugeriram anteriormente que explosões de estrelas de neutrões altamente magnetizadas, chamadas magnetares, podem ser a fonte de alguns FRBs. Porém, os magnetares tendem a girar a cada poucos segundos por isso o ciclo de 16 dias não corresponde ao perfil esperado.

Um estudo recente, publicado em Dezembro na revista científica The Astrophysical Journal Letters, também revelou a repetição de um sinal, quase 600 vezes mais fraca que a primeira explosão. A repetição sugere que as explosões de rádio estranhas que continuamos a detetar no cosmos podem ser mais ativas e mais complexas do que pensávamos.

OzGrav, Swinburne University of Technology

O Joker não joga com o baralho todo

Como é possível Joaquin Phoenix ter ganho a estatueta de melhor actor pelo seu desempenho em Joker? Então agora um chalupa a fazer papel de chalupa merece um prémio?

Esta semana houve Óscares, aquela cerimónia para a qual multi-milionários ricamente adornados, que fizeram fortuna graças a uma sociedade livre e capitalista, são transportados em luxuosas limusines até um sumptuoso anfiteatro para aí injuriarem a maléfica sociedade livre e capitalista, enquanto cantam odes lunáticas ao socialismo ou, nos casos clinicamente irrecuperáveis, ao comunismo. O que prova que há algum exagero quanto à adesão das estrelas de Hollywood à dieta vegan. O regime alimentar realmente em voga por aquelas bandas é, na verdade, o salivanismo: é que não vejo como possa sobrar espaço na louça, tendo em conta o que esta gente gosta de cuspir no prato em que come.

O Óscar de melhor filme foi para uma película sul-coreana chamada “Parasitas”. A vitória foi saudada como um grande triunfo da diversidade e como prova de que a cultura americana não é superior a qualquer outra. Ao receber o prémio, o realizador Bong Joon-ho agradeceu à sua equipa, aos seus pais e aos mais de 35.000 norte-americanos que, na Guerra da Coreia, deram a vida para que ele não nascesse norte-coreano. O que, neste caso, até foi azar. É que, se a ideia era fazer um filme sobre as chocantes diferenças entre ricos e pobre, na Coreia do Norte teriam poupado uma fortuna em cenários e em planos nutricionais para emagrecer os actores. Só não teria resultado porque, ainda antes de acabarem de filmar a primeira cena, Kim “O Facínora III” Jong-un diria: “Corta! A cabeça a este realizador, inimigo do progresso imparável da República Popular Democrática da Coreia.”

Mas, como é óbvio, a grande novidade destes Óscares não foi a profundíssima hipocrisia. O que marcou esta edição foi o escândalo da atribuição da estatueta de melhor actor a Joaquin Phoenix. Como é possível ele ter ganho pelo seu desempenho em Joker? Então agora um chalupa a fazer papel de chalupa merece um prémio? É que nem sequer devia ser permitido concorrer. Isto é um caso claro de doping no mundo da representação. Um indivíduo sadio a fazer de Joker, sim senhor: prémio. Agora, o Joaquin Phoenix? Um homem que, no discurso de agradecimento, mostrou indignação porque, segundo ele, “sentimo-nos com o direito de inseminar artificialmente uma vaca” e “depois roubamos-lhe o leite, que pertence à sua cria, e colocamo-lo no café e nos cereais”? Não, pá. Tenham paciência. Deviam ter guardado o Óscar para quando ele fizer de Gandhi, ou assim.

Enfim, concedo que esteja a ser um pouco injusto para com Joaquin Phoenix. A verdade é que, eu próprio, também me sinto bastante incomodado com a forma como lidamos com alguma, digamos, bicharada. Por exemplo, por estes dias, dei comigo a pensar: coitado do coronavírus. Sentimo-nos com o direito de esmiuçar o ADN de um vírus e depois roubamos-lhe o código genético, que lhe pertence, e colocamo-lo nos antídotos e nas vacinas. Não se faz. Deixem o coronavírus viver livre por esses campos fora, a correr, a saltar e a ser feliz!

Quem está decidido a não dar tréguas ao coronavírus é o presidente da Câmara de Lisboa. Assim que o surto começou, Fernando Medina tomou medidas. Muito mais eficaz do que pôr os lisboetas de quarentena, Medina apresentou de imediato a Zona de Emissões Reduzidas. Muito em breve, os moradores da Avenida da Liberdade, Baixa e Chiado passam a não poder andar de carro. É uma espécie de carjacking em que o perpetrador é, não um marginal, mas uma Câmara Municipal. Só com isto, os potenciais infectados pelo coronavírus ficam logo sossegados nos seus lares. Além de que, segundo este projecto, poderão receber em suas casas, no máximo, 10 visitas por mês e só depois de previamente autorizadas pela autarquia. É mais ou menos como estar na prisão, com a desvantagem de, frequentemente, não conseguir chegar a horas do jantar por causa das greves nos transportes públicos. Pois é, ficou tudo muito espantado com os escassos 10 dias que os chineses demoraram a construir um hospital para os portadores do coronavírus, mas a verdade é que Fernando Medina fez muito melhor com isto da Zona de Emissões Reduzidas, assinando o despacho do projecto em meros 5 segundos.

Tiago Dores

Observador

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Transporte de crianças em automóvel.

Lei n.º 72/2013


Diário da República n.º 169/2013, Série I de 2013-09-03

Código da Estrada


Artigo 55.º

1 - As crianças com menos de 12 anos de idade transportadas em automóveis equipados com cintos de segurança, desde que tenham altura inferior a 135 cm, devem ser seguras por sistema de retenção homologado e adaptado ao seu tamanho e peso.

2 - O transporte das crianças referidas no número anterior deve ser efetuado no banco da retaguarda, salvo nas seguintes situações:

a) Se a criança tiver idade inferior a 3 anos e o transporte se fizer utilizando sistema de retenção virado para a retaguarda, não podendo, neste caso, estar ativada a almofada de ar frontal no lugar do passageiro;

b) Se a criança tiver idade igual ou superior a 3 anos e o automóvel não dispuser de cintos de segurança no banco da retaguarda, ou não dispuser deste banco.

3 - Nos automóveis que não estejam equipados com cintos de segurança é proibido o transporte de crianças de idade inferior a 3 anos.

4 - As crianças com deficiência que apresentem condições graves de origem neuromotora, metabólica, degenerativa, congénita ou outra podem ser transportadas sem observância do disposto na parte final do n.º 1, desde que os assentos, cadeiras ou outros sistemas de retenção tenham em conta as suas necessidades específicas e sejam prescritos por médico da especialidade.

5 - Nos automóveis destinados ao transporte público de passageiros podem ser transportadas crianças sem observância do disposto nos números anteriores, desde que não o sejam nos bancos da frente.

6 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600 por cada criança transportada indevidamente.

https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/117121508/201811290000/73639188/diploma/indice

Porque é que Portugal não cresce e não converge com a UE?

Do sucesso dos anos 1980 passamos para o insucesso deste século, sobretudo quando nos comparamos com países da Europa de Leste, que estavam muito atrás de nós. O que aconteceu? Ensaio de Abel Mateus.

Abel Mateus.

A subida do nível de bem-estar e do rendimento de cada família de um país depende do crescimento económico. Só através do crescimento se conseguem salários mais elevados, melhorar os níveis de saúde, educação, serviços públicos e ambientais, entre outros. Durante as cinco décadas de 1960 a 2000, Portugal passou para a liga dos países desenvolvidos e afirmou-se dentro do grupo das nações da União Europeia: o nível de rendimento per capita multiplicou-se 4,7 vezes. Porém, nas duas décadas deste século, apenas cresceu cerca de 20%. Como se explica esta enorme quebra? É o que vamos tentar explicar neste breve ensaio.

O crescimento da economia portuguesa é um dos grandes temas do debate público e dos discursos políticos. Não significa isso, contudo, que o tema seja discutido com base na ciência económica. Demasiadas vezes tem sido refém de informação parcial e de leituras deliberadamente políticas. A economia portuguesa sofreu uma séria crise nos anos 2011-2014, mas a seguir a uma recessão dá-se uma recuperação – este é o ciclo económico. Contudo, o que é relevante no longo prazo é a tendência de evolução da economia: a sua evolução ao longo de pelo menos uma década. E aí é que a nossa economia tem um comportamento claramente insatisfatório. Como veremos, do sucesso dos anos 1980 passamos para o insucesso deste século, sobretudo quando nos comparamos com os países da Europa de Leste, que estavam muito atrás de nós quando caiu o muro de Berlim.

Portugal está há duas décadas em quase-estagnação

O rendimento per capita de Portugal está hoje entre os mais baixos da União Europeia a 28. Cada português tem um rendimento médio de cerca de 20.510 euros, por ano, que compara com a média europeia a 28 membros, de 31.831 euros, em que os holandeses têm 46,5 mil e os austríacos 44,9 mil, segundo os dados do Eurostat para 20191. Mas estes estão medidos a euros de mercado. Se corrigirmos pela Paridade do Poder de Compra (PPC), que corrige o rendimento pelo nível de preços do país, e se calcularmos o rácio com a média europeia, obtém-se os valores da Figura 1, em que Portugal tem em 2019 um PIB per capita médio igual a 77% da média da EU-28. Se compararmos com os três países que têm o PIB per capita mais elevado (Holanda, Áustria e Dinamarca)2, o valor para Portugal é apenas de 60%.

Em 2000, Portugal encontrava-se na 16.ª posição dentro da UE-283. Em 2019 tinha caído cinco lugares para a posição 21.º na escala do PIB per capita em PPC. Hoje, ainda atrás de nós estão países da Europa de Leste que, quando entraram no início dos anos 2000, eram bastante pobres em relação à UE. Hoje temos apenas sete países atrás de nós. Se a notícia é má, fica ainda pior: como veremos, vamos ser ainda ultrapassados por alguns destes países até 2025. A Figura 2 mostra a evolução do PIB per capita entre 1995 e 2025 (estimado) de um conjunto de países que tem convergido rapidamente, em contraste com Portugal. Os valores para 2020-2025 são projectados com as tendências observadas nos últimos 10 anos.

Primeiro, observamos que Portugal, depois de convergir 20 pontos percentuais entre 1980 e 2001 para a média do rendimento per capita da União Europeia, encontra-se hoje 6,5 pontos percentuais abaixo da posição que tinha em 1999. Ou seja, desde 1999 que o país se encontra em divergência europeia.

Segundo, apesar da recuperação que tem sido tão apregoada, desde 2016, esta ainda não permitiu recuperar o nível de 2009, depois da acentuada queda em 2011-2012, devido à crise económica e financeira do País. Repare-se que, em 20194, o PIB per capita está ainda 5,1 pontos percentuais abaixo do de 2009.

Terceiro, desde o início dos anos 2000, quando a maioria dos países de Leste acederam à UE, Portugal foi ultrapassado, em 2007 pela República Checa, em 2017 pela Estónia e Lituânia, em 2018 pela Eslováquia. Projecta-se que será ultrapassado, até 2024, pela Polónia e Hungria. Isto significa que, em 2025, teremos apenas a Bulgária claramente atrás de nós, com a Roménia já muito próxima, assim como a Grécia e a Croácia. Ou seja, passamos a estar entre os cinco países mais pobres da UE e a ter apenas um país claramente atrás.

Quarto, há quem diga que foi a crise global que nos fez atrasar na convergência europeia. De facto, entre 2009 e 2012 perdemos 7 pontos percentuais, e houve países afectados pela crise, como Grécia e Chipre, em que se verificou uma catástrofe, com quebras de 24 e 18 pontos percentuais entre 2007 e 2019, que compara com apenas 4,3 pontos para Portugal. Mas, em contrapartida, a Roménia e Lituânia subiram 22 pontos percentuais, a Polónia 20, seguidos pela Letónia, Estónia, Eslováquia e Bulgária, com cerca de 13 pontos percentuais5. Portanto, na medida em que não atingiu todos, cai por terra o argumento de que os contextos global e europeu foram contrários ao crescimento.

Os dois factores mais importantes que contam para a quase estagnação da economia portuguesa desde 2000 são, primeiro, a quebra da produtividade multifactorial e, em segundo, particularmente desde 2010, a forte quebra do investimento — nomeadamente o investimento produtivo.

A mesma conclusão de performance negativa se retira da comparação das taxas de crescimento do PIB na década a terminar em 2018: Portugal registou a taxa anual média de 0,26%, enquanto a Polónia cresceu 3,5% e Malta 4,6% (Figura 3).

A quase-estagnação do crescimento económico nas últimas duas décadas e o afastamento nas duas últimas décadas da União Europeia são inequívocos — e não nos deviam deixar indiferentes. Porque nos afastámos da média da União Europeia desde 1999? Vamos nesta nota procurar algumas explicações para esta evolução. Mas devemos desde já advertir o leitor que a economia do crescimento é uma área ainda pouco desenvolvida e cheia de controvérsias. Na secção II vamos fazer a comparação, em termos históricos, da evolução da economia e procurar uma primeira explicação na chamada “contabilidade do crescimento”.

Porque é que Portugal não cresce e não converge com a UE? Uma primeira explicação

Antes de avançarmos, uma curta explicação teórica. Partindo da função de produção neoclássica, é possível decompor a taxa de crescimento do PIB segundo a contribuição dos factores produtivos. Estes são iguais às taxas de crescimento dos factores produtivos, que são o trabalho, capital humano e capital físico, multiplicados pelas percentagens que cada um destes factores tem na remuneração total da produção. A diferença entre a taxa de crescimento e a contribuição dos factores dá-nos o resíduo, que também é designado por taxa de Produtividade Total dos Factores (PTF) ou Produtividade Multifactorial, e que na literatura económica é conhecida por “progresso técnico”6. Para a medição do trabalho entra o número de horas trabalhadas no total da economia, o capital humano é convencionalmente medido pelo número de anos de escolarização da população activa e o capital físico refere-se ao valor dos equipamentos, estruturas e material de transporte que correspondem à capacidade produtiva da economia.

A Figura 4 mostra os resultados destes cálculos, por quinquénios. Antes de 2010 os dados encontram-se publicados em Mateus, A., Economia Portuguesa, Evolução no Contexto Internacional (1910-2013), Principia Editora, 2014. A partir de 2010, os cálculos são feitos com base em dados do Eurostat7.

A primeira conclusão é que, desde 1990, se tem verificado uma desaceleração da taxa de crescimento do PIB que se mede pela altura das colunas. O quinquénio de 2010-2015 é o mais baixo e corresponde à crise económica.

A segunda conclusão é a forte quebra da PTF: crescia cerca de 3% na década de 1980, mas teve uma taxa de crescimento negativa nos quinquénios de 1990-95, teve uma queda anual de 1,3% entre 2000 e 2010, foi nula em 2010-15 e só recuperou ligeiramente em 2015-20.

A terceira conclusão é que o capital físico foi um dos principais factores até 2010 e que, depois dessa data, deixou de contribuir para o crescimento, daí que se conclua que a forte queda do investimento (e em particular do investimento produtivo) está ligado ao fraco desempenho da economia desde a crise económica. Outro indicador é o do investimento em capital físico, depois de retirar a depreciação, que foi negativo (-0,8% em percentagem do PIB) no último quinquénio, quando comparado com cerca de 12% do PIB, em média anual, na década de 1990.

A quarta conclusão é que a acumulação do capital humano, nomeadamente através da maior formação da população activa, teve importantes contribuições até 1995 e depois desacelerou, mas continuou a ser um importante factor de crescimento. Note-se que o número de anos de escolarização da população entre os 24 e 65 anos, cresceu de 34% no total da década de 1990, enquanto entre 2010 e 2018 apenas cresceu de 14,7%. Estima-se que o número médio de anos de escolaridade da população portuguesa terá passado de 7,8 anos para 10 anos, entre 2000 e 2018.

Finalmente, o factor trabalho pouco contribuiu para o crescimento em todo o período de análise. Mesmo assim, o número de horas trabalhadas, que tinha crescido 10,5% ao longo da década de 1990, apenas cresceu 1,8% entre 2000 e 2018.

Podemos, pois, concluir que os dois factores mais importantes que contam para a quase estagnação da economia portuguesa desde 2000 são, primeiro, a quebra da produtividade multifactorial e, em segundo, particularmente desde 2010, a forte quebra do investimento — nomeadamente o investimento produtivo. Apesar de indicativa, esta análise não nos permite, contudo, falar de relações causa-efeito entre os factores e o PIB.

Breve comparação entre Portugal e a Europa de Leste

Nos anos 1990, depois da queda do muro de Berlim, o caso português era frequentemente citado entre aqueles países como caso de sucesso e exemplo para estes seguirem, como via de reformas pós-estatização do 25 de Abril. Hoje, podemos dizer que os papéis se inverteram: a experiência daqueles países é considerada um caso de sucesso de desenvolvimento a nível mundial, de transição do regime de economia centralizada socialista para uma economia de mercado com democracia.

A Figura 5 mostra o sucesso comparado do crescimento da Europa de Leste com Portugal. Entre o ano 2000 e 2019, Roménia, Lituânia, Eslováquia e Polónia mais que duplicaram o seu PIB total. Em Portugal, o PIB expandiu-se 13,7%, abaixo da média da UE-28, que foi de 31,6%8. Os países que combinaram uma elevada convergência e conseguiram um nível elevado final de convergência, o que é sem dúvida um maior sucesso, foram os Bálticos, Roménia, Eslováquia e Polónia.

A Figura 6 mostra no eixo horizontal os níveis relativos de PIB per capita em 2000, e o eixo vertical a variação entre 2000 e 2019 do PIB per capita em PPC, relativamente à UE-28. Como se pode observar, os países que conseguiram um maior acréscimo na convergência foram os que tinham um PIB per capita em 2000 menos elevado – o que é evidência de catching-up. Os que mais se evidenciaram foram os Bálticos (LIT, LET, EST) e a Roménia (ROM). Embora a Sérvia (SER) não faça parte da UE, também teve uma boa performance, em contraste com o Montenegro (MON) e Macedónia do Norte (MAC). Mais uma vez, Portugal teve uma má performance, com uma variação negativa.

Comparemos alguns indicadores relativos aos factores de produção dos países da Europa de Leste com Portugal. Primeiro, a taxa de crescimento da PTF em todos os países de Leste é bastante superior a Portugal. Para os três países com mais sucesso, a PTF cresceu 8,6 vezes mais que a portuguesa. Para os três países com mais sucesso a PTF, foi o factor que mais peso teve no crescimento, contribuindo com 65% do total, cerca do dobro de Portugal9. O que é que isto significa? Na prática, existe evidência de que as instituições ou as políticas económicas foram mais apropriadas para o desenvolvimento na generalidade dos países da Europa de Leste, não tendo o mesmo sucedido em Portugal.

Segundo, já em 2000 os países de Leste tinham um nível de capital humano superior10 ao de Portugal. Apesar do progresso conseguido por Portugal nesta matéria, os países de Leste também fizeram um percurso semelhante, de forma que, em 2017, ainda estavam na generalidade à frente de Portugal (à excepção da Roménia).

Terceiro, o nível de capital físico por trabalhador em Portugal, tanto em 2000 como em 2019, era superior aos países de Leste. Mas o ritmo da sua expansão, dado pela taxa de investimento, foi francamente superior nos países de Leste (em média 2,3 vezes), à excepção da Letónia e Eslovénia.

Quarto, o trabalho citado na nota 9 confirma o que muitos outros trabalhos já tinham encontrado: que, em regressões estatísticas, a abertura da economia ao exterior é uma das explicações mais sólidas do crescimento. E esta conclusão também é confirmada aqui, onde os países de Leste aparecem com rácios das exportações de bens e serviços sobre o PIB (grau de abertura) em média superiores a 54% ao de Portugal em 2000 e 57% superiores em 2019.

Por fim, também o Investimento Directo Estrangeiro (IDE) desempenhou um papel fundamental no crescimento dos países da Europa de Leste. Somando os fluxos de IDE entre 2000 e 2017 (usando dados da UNCTAD) sobre o PIB, estes representaram cerca de 51% do PIB nos países de Leste, em comparação com uns meros 14,7% para Portugal11. Conclui-se que o IDE foi fundamental para o desenvolvimento destes países, como os elevados investimentos da Alemanha e da França no sector automóvel demonstram.

As perdas no sector bancário que já excedem os 40 mil milhões de euros são uma forte evidência do comportamento ineficiente do sector financeiro.

Em conclusão, é notável o esforço de desenvolvimento em termos de investimento em capital físico e humano destes países da Europa de Leste. Mas, acima de tudo, foi a transição da economia centralizada e do regime socialista, através de um processo de privatizações, que permitiu uma redistribuição equitativa dos activos, o assegurar da propriedade privada, aliados à estabilidade política e à estabilidade macroeconómica, que permitiram ao empreendedorismo e iniciativa privada realizar este progresso económico. Foi também o processo de adesão à União Europeia e a transferência das instituições europeias e do acquis communautaire, o acesso ao vasto mercado único da UE e à transferência de tecnologia e know-how dos países da Europa Ocidental desenvolvidos, que facilitaram este processo12.

Alguns estudos (parcos) sobre o crescimento da nossa economia

As teorias da convergência13 do chamado crescimento exógeno dizem que os países que têm condições institucionais semelhantes, acesso à mesma tecnologia e preferências idênticas, condições que serão preenchidas pela pertença à União Europeia, devem convergir para um mesmo nível de rendimento per capita, mas este período poderá ser relativamente longo (até cerca de 70 anos)14, enquanto que as teorias do crescimento endógeno não asseguram convergência. Os estudos para o conjunto da União Europeia mostram que nos últimos 20 anos se tem verificado convergência, mas esta é devida à inclusão dos países do Leste da Europa15. De facto, para o grupo dos países da Europa do Sul (Portugal, Espanha e Grécia) não houve convergência16, tendo-se mesmo registado divergência depois da crise do euro. Como os dados acima demonstram, no caso português foi devido à longa estagnação da economia entre 1999 e 2008, à crise global e depois à crise específica de Portugal entre 2011 e 2013, e depois à fraca recuperação entre 2015 e a data actual.

Um primeiro grupo de estudos conclui que é o baixo nível de capital humano e as fracas instituições que explicam a falta de convergência da nossa economia. O estudo do Banco de Portugal (nota 15) mostra que as variáveis mais importantes para explicar o ritmo de convergência dentro da EU são o nível do capital humano e a qualidade das instituições. O estudo do BCE17 conclui que a fraca performance da PTF de Portugal se pode atribuir a um conjunto de factores estruturais. Para além do baixo nível de capital humano, destacam-se o fraco nível das instituições: (i) elevados custos de contexto para as empresas, tais como custos energéticos, transporte e de crédito; (ii) burocracia complexa (red tape), como o sistema de licenciamentos, e (iii) sistema judicial ineficiente. O nível de percepção de corrupção é ainda bastante elevado, e tem mostrado deterioração.

O Quadro 2 apresenta um conjunto de indicadores de diversas fontes sobre variáveis institucionais. O índice de eficiência da administração é hoje mais elevado em Portugal que nos países do Leste, mas enquanto que a eficiência aumentou significativamente nestes países, à excepção da Hungria e Roménia, estagnou em Portugal, desde 1996, de acordo com os World Governance Indicators do Banco Mundial. O índice de restrições/rigidez no mercado de trabalho da OCDE era o mais elevado em Portugal, mesmo depois das reformas de 2011-201218. A rigidez e distorções nos mercados de produtos eram as mais elevadas na Eslováquia e Polónia em 2018, mas logo a seguir vem Portugal, e a melhoria desde 2003 foi pouco significativa em Portugal. Dos resultados dos inquéritos do Banco Mundial sobre Doing Business escolhemos um índice quantitativo que é o número de dias que leva a executar um contracto de crédito. Embora Portugal tenha feito alguns progressos desde 2004, só a Eslovénia tem um valor mais elevado. Nos impostos sobre lucros das sociedades Portugal tem a taxa mais alta, com 30% enquanto que a média simples para a Europa de Leste é de 15%!

O artigo do BCE faz uma média de um maior número de indicadores institucionais para os países do euro e estima para Portugal um valor 6 vezes pior que o melhor (Finlândia), semelhante à Letónia e Lituânia. A Eslováquia tem um dos valores mais altos, 43% superior ao de Portugal. Mais uma vez se conclui pelo fraco progresso feito por Portugal desde 2008.

Em conclusão, embora Portugal tivesse um nível de instituições superior ao dos países da Europa de Leste no início dos anos 2000, estes fizeram substanciais progressos, enquanto que em Portugal não houve reformas estruturais que melhorassem significativamente as instituições. Esta evolução está de acordo com a história da convergência.

Um segundo grupo de estudos usa dados a nível micro das empresas, para estudar a qualidade na afectação de recursos. A ideia principal é que numa afectação óptima de recursos as produtividades marginais do trabalho e capital deveriam ser iguais, pelo menos dentro de um mesmo sector de actividade (intra-sectorial). Os cálculos incidem sobre a soma dos desvios que existem entre as empresas, ou seja, quanto é que a produtividade do sector poderia crescer caso houvesse uma afectação óptima de recursos. Também é possível estudar a afectação de recursos entre diversos sectores.

Este tema é particularmente importante porque durante o acesso de Portugal às Comunidades Europeias nos anos 1980 e depois no período de introdução do euro houve elevados fluxos de capitais privados para os países menos desenvolvidos do euro, como a teoria neoclássica previa. Porém, uma das razões da crise do euro é que aqueles recursos foram malgastos, e quando houve o “sudden stop”, não foi possível devolver os capitais, porque não se geraram recursos adicionais dos investimentos e gastos financiados por aqueles capitais.

Dias et all.19 estimaram que entre 1996 e 2011 a eficiência da economia se deteriorou fortemente, tendo cortado a taxa de crescimento do PIB em 1,3% ao ano. Adicionando esta taxa ao que efectivamente se verificou, teríamos tido uma taxa de crescimento de cerca de 3%, o que corresponderia à taxa de crescimento potencial das décadas anteriores. As distorções foram maiores nos serviços do que na indústria. Os capitais foram especialmente canalizados para construção, distribuição, telecomunicações e electricidade, entre outros, com baixa rentabilidade, mas rendas elevadas, sobretudo porque estavam abrigados da concorrência internacional. As perdas no sector bancário que já excedem os 40 mil milhões de euros são uma forte evidência do comportamento ineficiente do sector financeiro. Conclusões semelhantes aparecem noutros países da crise do euro.

Conclusão

Sabemos que há condições necessárias para o crescimento: dinamização da poupança e investimento, geração de capital humano de elevada qualidade, estabilidade macro, estabilidade política, direitos de propriedade, concorrência interna e abertura da economia ao exterior, dinamização da investigação e desenvolvimento, sistema financeiro estável e desenvolvido. Para além do funcionamento de um Estado eficiente. Mas as doses e níveis destes factores são ainda relativamente desconhecidas. E é também essencial que o crescimento seja inclusivo, com uma distribuição equitativa dos seus frutos.

A análise comparada da evolução das economias de Portugal com o Leste europeu, que mostram a divergência do nosso país contrastada com a convergência destes, aponta para áreas de política económica e de melhoria das instituições, que iremos estudar numa próxima contribuição.

Notas de rodapé

  1. Os valores do Luxemburgo e Irlanda estão inflacionados: o primeiro porque uma grande parte da população vive em países vizinhos e trabalha no Luxemburgo, e o segundo por causa da transferência de capitais para a Irlanda por razões fiscais. Por isso apresentam-se na Figura os valores corrigidos. No caso do Luxemburgo corrigiu-se a população com o número de pessoas que comutam todos os dias das regiões vizinhas para o país (42%, segundo o Eurostat, Statistics on commutting patters at regional level, 2016, disponível aqui. No caso da Irlanda, o Central Statistical Office fez estimativas do PIB corrigidas dos fluxos de capitais, disponível em aqui e que foram aqui utilizadas.
  2. Exclui-se o Luxemburgo por ser um pequeno país, e por isso, a comparação mais válida seria em termos de regiões NUTS.
  3. E na 40ª posição a nível mundial, segundo dados do Banco Mundial, excluindo os países com menos de 200 mil habitantes.
  4. O PIB foi já corrigido com as últimas estimativas do INE.
  5. Dos países da crise, o mais bem-sucedido na recuperação foi a Irlanda, em que o PIB per capita em 2019 já estará cerca de 8 a 12 pontos percentuais acima de 2007. De facto, as estatísticas do Eurostat já dão uma subida de 48 pontos percentuais, mas uma grande parte é devido ao afluxo de capitais por razões de impostos.
  6. Esta metodologia encontra-se, por exemplo, em EU Klems Growth and Productivity Accounts, Part I, Methdology, 2017.
  7. Tomaram-se para 2020 os dados disponíveis na Ameco, que são a projecção da Comissão Europeia.
  8. PIB a preços constantes de 2015.
  9. Existe em geral uma correlação positiva entre a taxa de crescimento do PIB e a PTF. Veja-se, por exemplo, Mateus, A., Why Nations Converge? Has Globalization Contributed to Convergence? A Panel Data Exploration, disponível aqui.
  10. Medido aqui pela percentage da população entre os 24 e 65 anos com ensino superior.
  11. Os dados para Portugal nas estatísticas da UNCTAD e Eurostat estão seriamente sobreavaliados porque uma parte importante corresponde a fluxos entre Portugal e países como a Holanda, Luxemburgo, Suíça e Irlanda, de empresas portuguesas em que há saídas e depois entradas de capital por razões de tratamento fiscal. Os nossos dados para Portugal subtraem este efeito. Não dispomos de dados para fazer esta correção noutros países, mas a avaliar por alguns dados da Eurostat são bastante inferiores aos de Portugal, em termos relativos.
  12. O Prémio Nobel Edmund Phelps comentava, numa discussão sobre os fatores de crescimento económico: “If the new wave of research on economic growth is to graduate to a really useful endeavor, it has to introduce the factors that have become prominent in discussions of the road back to capitalism in eastern Eu-rope: tax rates on enterprise profits and payrolls, the size of the public enterprise sector, red tape and corruption in the government’s licenses and contracts to the private sector, impediments to shareowners’ exercise of enterprise control, and various other property rights.” (Mankiw, G., E. Phelps e P. Romer, The Growth of Nations, Brookings Papers on Economic Activity, 1:275-326, 1995).
  13. Existem dois tipos de convergência: sigma, que diz respeito à variância ou dispersão dos níveis de rendimento per capita ao longo do tempo, e a beta absoluta, que mostra uma correlação negativa entre taxas de crescimento do PIB e níveis de rendimento, ou beta condicional, obtida através de uma regressão entre a taxa de crescimento do PIB e um conjunto de fatores, em que depois de controlar para variáveis institucionais ou de política, se obtém também um coeficiente negativo para o nível inicial do PIB per capita.
  14. É evidente que o modelo é relativamente simples, e não inclui, por exemplo, o tipo de políticas prosseguidas por cada país.
  15. Veja-se, por exemplo, Banco de Portugal, A convergência real na União Europeia e o desempenho relativo da economia portuguesa, p. 91, Boletim Económico, outubro de 2019, ou Diaz del Hoyo, et al., Real convergence in the Euro Area: a long run perspective, ECB Occasional Paper Series, December, 2019
  16. Também a Itália registou uma das maiores quedas na posição relativa à média da UE, o que prova que mesmo que uma economia já tenha convergido, pode haver uma inversão.
  17. Nota 14.
  18. O último ano disponível é de 2013.
  19. Dias, Daniel, Carlos Robalo e Chistine Richmond, Resource Allocation, Productivity and Growth in Portugal, Banco de Portugal, Buletim Económico, outubro 2014.

Abel Mateus é professor universitário de Economia. Doutorado pela Universidade de Pennsylvania, EUA. Foi economista sénior do Banco Mundial e administrador do Banco de Portugal. Presidiu à Autoridade da Concorrência.

https://observador.pt/especiais/porque-e-que-portugal-nao-cresce-e-nao-converge-com-a-ue/

Abanca quer acabar com a marca EuroBic

O banco galego admite vir a fazer um “processo de rebranding” no EuroBic, depois da auditoria aprofundada e da autorização do Banco Central Europeu (BCE).

Esta segunda-feira, o Abanca fechou oficialmente o acordo para a compra de 95% das acções do EuroBic, banco liderado pelo Ex-ministro Fernando Teixeira dos Santos, ficando, entre outros, com as participações de 42,5% de Isabel dos Santos e de 37,5% de Fernando Teles.

Em declarações ao semanário Expresso, fonte oficial do banco liderado por Juan Carlos Escotet admitiu que, depois da auditoria aprofundada à instituição e da autorização do Banco Central Europeu (BCE), será feito um “processo de rebranding“.

“O Abanca anunciou o acordo para compra do EuroBic, pelo que é natural que após o processo de due dilligence anunciado, e a seu tempo, exista um processo de rebranding semelhante ao de outras operações corporativas levadas a cabo no passado”.

Assim, quando a operação terminar, as cerca de 180 agências EuroBic deverão mudar de nome para Abanca, juntando-se aos 70 pontos de venda já existentes. Em Portugal, o banco galego comprou o negócio de retalho do Deutsche Bank e é dono da Sogevinus, que gere cinco marcas de vinhos do Porto (Cálem, Kopke, Burmester, Barros e Velhotes).

Além disso, foi o comprador seleccionado para ficar com o banco que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) tinha em Espanha, o Banco Caixa Geral, cuja integração deverá acontecer até Março. Em 2019, o Abanca alcançou lucros de 405 milhões de euros.

Questionada pelo jornal sobre a equipa de administração do EuroBic, que, para além do Ex-ministro das Finanças, tem Diogo Barrote na liderança, a mesma fonte oficial não quis responder.

Segundo o Expresso, o mandato terminou no ano passado, pelo que deverá haver, na passagem do primeiro para o segundo trimestre, uma assembleia-geral para a escolha da nova equipa. A operação do Abanca em Portugal tem Pedro Pimenta como responsável.

De acordo com o Jornal de Negócios, além de ficar com mais de 250 balcões e quase dois mil trabalhadores, o número de clientes do Abanca em Portugal vai quadruplicar.

https://zap.aeiou.pt/abanca-quer-acabar-marca-eurobic-307851

EuroBic será comprado com dinheiro da Venezuela. EuroBic é nova etapa da expansão ibérica dos venezuelanos do Banesco.

O venezuelano Banesco é dono do Abanca, que compra 95% do EuroBic, e quer expandir-se no mercado ibérico.

Juan Carlos Escotet fundou o Banesto, que chegou a Espanha há sete anos e ficou com o Abanca, do qual  é presidente. Saída de Isabel dos Santos e compra de 95% do EuroBic permite novo passo no crescimento.

A compra de 95% do EuroBic comunicada ontem pelo Abanca representa mais um passo no crescimento do venezuelano Banesco no mercado ibérico, depois de ter chegado a Espanha no período da crise. O processo começou pelo pequeno Etcheverría e, logo depois, comprou a Novagalicia/NCG, num ciclo de aquisições que envolveu as agências da CGD neste mercado e a rede do Deutsche Bank em Portugal. Por parte dos compradores, o acordo agora anunciado foi rubricado por Juan Carlos Escotet, presidente do Abanca e fundador do Banesco, e por Francisco Bota, presidente executivo do Abanca, numa cerimónia que marcará a saída de Isabel dos Santos do sector financeico português. O anúncio da assinatura do memorando de compra de venda surgiu cerca de duas semanas depois de Isabel dos Santos anunciar a intenção de vender os 42,5% que detém no banco na sequência da pressão do caso Luanda Leaks e das autoridades angolanas. À estratégia de saída de Isabel dos Santos junta-se a dos outros accionistas do EuroBic, perfazendo 95% do capital. Em relação aos 5% remanescentes, há duas hipóteses: ou um dos pequenos investidores angolanos não quis, pelo menos por agora, vender; ou Fernando Teles fez questão de ficar com uma posição minoritária no banco português — é o segundo maior accionista e presidente do BIC em Angola. Os valores do negócio não foram revelados, tendo o Banco de Portugal apenas emitido um curto comunicado onde informou ter recebido a notificação do memorando de entendimento sobre a operação. O negócio está sujeito à autorização do BCE “em articulação com o Banco de Portugal, uma vez recebida e analisada a informação exigível”. Até aqui, não têm sido conhecidos entraves à expansão do banco, tendo Juan Carlos Escotet um historial de compras de activos em dificuldades ou colocados na lista de participações a alienar. Foi isso, aliás, que permitiu ao Banesco chegar a Espanha e pagar mil milhões pela Novagalicia, com o Estado espanhol a perder 8 mil milhões de euros pelo meio. De acordo com o jornal Expansión, o negócio implicou o pagamento de 400 milhões no imediato, tendo o resto sido pago até 2018.  Nascido em Espanha e criado na Venezuela, Juan Carlos Escotet fundou em 1986, com outros sócios, a Banesco Casa de Bolsa. Depois, compraram, de acordo com o site do grupo, o Bancentro, dando origem ao banco Banesco. Em 2002, ao fundir-se com o Unibanca, criando o Banesco Banco Universal. Seguiu-se a internacionalização para mercados como os EUA (Miami) e Colômbia. No final de 2012, o Banesco passou a dominar o capital do banco Etcheverría, depois de ter comprado grande parte das acções à Caixa Novagalicia, já em dificuldades. Esta foi a porta de entrada na Península Ibérica daquele que se apresenta como o maior banco privado da Venezuela. Pouco depois, em Dezembro de 2013, seria a vez da Novagalicia, ela própria um resultado de fusões (com a Caixanova), para tentar fugir aos efeitos da crise. Por esta altura, já a Novagalicia se tinha transformado em NCG, para depois, em 2014, assumir o nome de Abanca. Até há pouco tempo com uma presença incipiente em Portugal, o Abanca expandiu-se no mercado nacional com a compra do negócio de retalho do Deutsche Bank, concluída em Junho do ano passado. Em paralelo, Portugal também lhe permitiu crescer em Espanha, com a CGD a alienar o negócio que tinha neste mercado. No último exercício, o lucro do banco foi de 405 milhões.  Agora, o Abanca dá um novo passo em frente, passando a somar mais activos e passivos, trabalhadores, balcões e clientes. No caso destes três últimos indicadores, os valores do Abanca em Portugal acrescidos aos do EuroBic (que abriu portas em 2008 e cresceu de forma significativa com a compra do BPN ao Estado por 40 milhões, tendo 6148 milhões de euros em depósitos) chegam aos 254 em balcões (o Novo Banco tem 362) e fica com quase 2 mil trabalhadores e mais de 340 mil clientes. Em 2018, os lucros do EuroBic foram de 42,5 milhões.

Um dos últimos grandes negócios de grupos espanhóis em Portugal foi a OPA lançada pelos catalães do Caixabank sobre o BPI (saindo Isabel dos Santos). Em Maio de 2018, a Lusa noticiou que as autoridades venezuelanas tinham detido 11 altos dirigentes do Banesco, no âmbito de uma investigação mais geral, por alegadamente “encobrirem irregularidades que atentaram contra a moeda” na Venezuela.  Na altura, Juan Carlos Escotet anunciou que iria viajar de imediato para a Venezuela para prestar declarações. Segundo a Lusa, a imprensa venezuelana dava conta de que nos últimos anos o Governo venezuelano tinha intenções de comprar o Banesco.

luis.villalobos@publico.pt

Público • Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2020

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Afinal há mais 18 obras de arte do Estado que estão desaparecidas?!

Novas informações dão conta que afinal há mais 18 obras de arte do Estado português que estão desaparecidas. Feitas as contas, são 112 peças cujo rasto é desconhecido.

A notícia avançada esta sexta-feira pelo Público dá conta que afinal são 112 obras de arte que estão desaparecidas da colecção do Estado português. Em causa está o facto de não terem sido contabilizadas 18 fotografias cujo rasto também se perdeu.

As obras em questão deviam estar na possa do Centro Português de Fotografia, mas não foram incluídas por fazerem parte da Colecção Nacional de Fotografia e não da Colecção de Arte do Estado de 1997. A dúvida de incluir estas obras na lista do relatório parte do próprio Ministério da Cultura.

Coronavírus Seguir China. Máquina de censura falha e internet enche-se de raiva com a morte de médico que alertou para o surto do coronavírus.

A reacção dos internautas foi tal que nem a enorme máquina de censura chinesa na internet, a Great Firewall, foi capaz de dar conta das reacções. Publicações tornaram-se virais antes de serem apagadas.

Primeiro o símbolo de hashtag. Depois, os caracteres han. Quero liberdade de expressão: 1,8 milhões de visualizações. Queremos liberdade de expressão: 2 milhões de visualizações. A censura chinesa, rápida a apagar da internet o rasto de manifestações anti-censura ou anti-regime, foi incapaz de reagir em tempo útil. E o seu falhanço permitiu que a indignação com a morte do médico que alertou para o surto do novo coronavírus enchesse a Weibo, a principal rede social chinesa, de protestos.

De cada vez que um hashtag era apagado, surgia outro. Até mesmo a frase “o governo de Wuhan deve um pedido de desculpas ao Dr. Li Wenliang” teve milhares de visualizações antes de desaparecer para sempre no espaço.

▲Li Wenliang alertou para o início do surto. Foi admoestado pela polícia chinesa e obrigado a assinar um documento onde admitia ter violado a lei e "perturbado seriamente a ordem social". Não sobreviveu ao coronavírus.

Ministério Público em guerra com directiva de Lucília Gago que limita autonomia de magistrados.

Parecer do Conselho Consultivo da PGR legitima intervenção da hierarquia em processos concretos. Líder sindical dos procuradores fala em "regresso à opacidade do tempo do dr. Pinto Monteiro."

Lucília Gago, procuradora-geral da República.

Uma directiva da procuradora-geral Lucília Gago determinando a aplicação de um parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR) está a incendiar o Ministério Público. O parecer aborda a questão sempre sensível da relação entre a hierarquia e os procuradores titulares dos inquéritos e não deixa margem para dúvidas: os superiores hierárquicos têm o direito de emitir “directivas, ordens e instruções” concretas sobre determinadas diligências processuais, sendo que os subordinados (os procuradores titulares dos inquéritos) apenas têm o direito de desobedecer no caso de uma “ordem ilegal” ou de “grave violação da consciência jurídica” — que terá de ser devidamente fundamentada pelo magistrado em causa, sob pena de sanção disciplinar.

António Ventinhas, presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, critica duramente o parecer emitido mas, acima de tudo, a ordem dada pela procuradora-geral Lucília Gago. “Esta é uma teoria parecida com aquela que ouvimos no processo Face Oculta sobre os expedientes secretos que acabaram arquivados na Procuradoria-Geral da República e que nunca foram conhecidos. Esta directiva [da procuradora-geral] abre portas para que seja muito pior do que o tempo do dr. Pinto Monteiro. É um regresso à opacidade dessa altura”, afirmou ao Observador.

Ventinhas convocou para esta quinta-feira uma reunião da direcção do sindicato para analisar e anunciar medidas de combate ao que consideram ser um ataque à autonomia dos procuradores. Pode-se dizer que é o fim da lua de mel entre o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público com Lucília Gago.

Outros magistrados, contudo, não concordam com esta visão. O procurador-geral adjunto jubilado Euclides Dâmaso afirma ao Observador que não vê “razões para inquietudes nem para dramatizações, porque nada se alterou na relação de equilíbrio” a hierarquia e os subordinados. “A autonomia” do MP em Portugal “é quase ímpar ao nível mundial”, afirma o Ex-procurador-geral distrital de Coimbra.

Apesar do parecer do Conselho Consultivo da PGR ser abstracto, e ter por base oito perguntas concretas que lhe foram colocadas por Lucília Gago, as conclusões do mesmo assentam ‘como uma luva’ na intervenção do procurador-geral adjunto Albano Morais Pinto, director do Departamento Central de Acção e Investigação Penal, nos autos do caso de Tancos. Na prática, o parecer legitima a decisão tomada por Morais Pinto de proibir os três procuradores titulares daquele processo de inquirirem como testemunhas, e por escrito, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro António Costa.

Recorde-se que Morais Pinto invocou a “dignidade” e a “alta função” dos cargos de Marcelo e Costa para impedir a sua inquirição. Na fase de instrução criminal do caso de Tancos, o juiz Carlos Alexandre não teve qualquer problema em enviar 100 perguntas por escrito a António Costa — cujas respostas foram conhecidas esta quarta-feira.

As ordens dos superiores hierárquicos ficam fora dos processos

O parecer foi solicitado pela procuradora-geral da República numa data que não consta do documento emitido pelo Conselho Consultivo — aliás, o parecer que foi publicado no site da Procuradoria-Geral da República não está assinado, como é costume, nem refere se foi aprovado por unanimidade ou se teve votos contra e declarações de voto. Pelo documento publicado, percebe-se que o parecer foi solicitado após a polémica com o caso de Tancos e foi distribuído a um relator que o documento não identifica no dia 28 de Novembro de 2019.

De acordo com informações enviadas ao Observador por diversas fontes do MP após a publicação desta peça, o autor do parecer será o procurador João Conde Correia — que no documento publicado está identificado pelas iniciais “JCC” — e o parecer terá recebido a unanimidade entre os membros do Conselho Consultivo presentes na reunião que aprovou o parecer.

Lucília Gago colocou oito perguntas, todas elas relacionadas com o princípio da autonomia dos magistrados e a sua subordinação hierárquica prevista na lei, nomeadamente no novo Estatuto do Ministério Público que entrou em vigor no início do ano. A questão mais importante era esta:

Admissível que seja a prerrogativa de o superior hierárquico emitir uma ordem ou instrução concreta, em determinado processo de natureza criminal, deve a mesma dele ser feita constar ou pode ter um registo externo (…)?

O relator não só respondeu positivamente à primeira da pergunta, como confirmou que a “emissão de uma ordem ou de uma instrução por um superior hierárquico, ainda que dirigida para um certo caso concreto, não prossegue” a finalidade de, como manda a lei, de “recolher e descobrir provas” que sustentem uma decisão final de acusação ou arquivamento. Logo, não tem de “constar do processo”, mesmo que existam divergências entre o procurador titular dos autos e o seu superior hierárquico. Porquê? Porque “não é um acto de inquérito saber ser essa relação [hierárquica] funcionou ou não”, lê-se no parecer.

Ou seja, o parecer do Conselho Consultivo legitima que os superiores hierárquicos passem a dar ordens concretas aos procuradores fora dos respectivos autos, não existindo uma obrigação legal de tais ordens serem escrutinadas ou pelas partes dos processo (arguidos e os seus advogados) ou até pela Opinião Pública através dos jornalistas.

A autonomia interna dos procuradores não está na Constituição

Do ponto de vista da autonomia do MP, o parecer do Conselho Consultivo começa por fazer uma distinção entre o que é a autonomia externa (a autonomia face, por exemplo, ao poder político) e a autonomia interna (a autonomia de cada magistrado para tomar as decisões processuais que entender).

Depois de fazer uma resenha histórica da autonomia externa, o relator não tem dúvidas: a própria Constituição estipula a mesma e a independência face ao poder político é garantida pela lei.

As dúvidas do relator João Conde Correia colocam-se sobre a autonomia interna que, segundo um acórdão citado pelo Tribunal Constitucional no parecer do Conselho Consultivo, não está prevista na Lei Fundamental.

Contudo, enfatiza o relator, o Estatuto do Ministério Público estipula a mesma. A questão reside em saber: qual o grau da autonomia interna que é admissível aos magistrados do MP e em que casos podem desobedecer a ordens dos seus superiores?

O relator João Conde Correia do Conselho Consultivo entende que os procuradores só podem desobedecer a uma ordem do seu superior hierárquico, mesmo sobre diligências processuais concretas — constituir alguém como arguido, realizar buscas, promover a detenção de um suspeito junto do juiz de instrução ou acusar um arguido, por exemplo —, quando o cumprimento da mesma ordem “implique a prática de um crime”. Ou seja, se a ordem do superior hierárquico configurar um ílicito criminal, os magistrados têm um “amplo poder/dever de resistência contra manifestações abusivas da hierarquia”. Até porque o Ministério Público rege toda a sua actividade sob o princípio da legalidade democrática.

O segundo caso de desobediência prende-se com “a grave violação da sua consciência jurídica”. Isto é, os magistrados “não podem ser constrangidos a mudar aquilo que é a sua objetiva e legal convicção jurídica”, lê-se no parecer. Mas, atenção, esta recusa por violação da sua consciência jurídica tem de ser devidamente fundamentada por escrito, sob pena de incorrer em falta disciplinar, avisa o relator.

“Embora não esteja em causa a relação hierárquica típica da administração pública, mesmo assim os magistrados do Ministério Público estão hierarquicamente subordinados e, logo, sujeitos a ordens e instruções dos seus superiores”. Tudo porque sem esse poder hierárquico, “não há verdadeira subordinação, tal como foi estabelecido pela Constituição. Uma hierarquia sem poderes diretivos e deveres de obediência não é uma verdadeira hierarquia, mas uma outra qualquer forma de organização”, lê-se no parecer.

Por outro lado, conclui o relator, “reduzir os poderes hierárquicos à possibilidade mínima de determinar que seja formulada acusação ou que as investigações prossigam, sem qualquer outra possibilidade de impugnação e de controlo, será, assim, reconhecer aos magistrados do Ministério Público uma autonomia interna superior à independência dos próprios juízes.” O que é incompatível com a Constituição, enfatiza o Conselho Consultivo.

Toda esta doutrina foi aceite por Lucília Gago que emitiu a sua primeira diretiva de 2020, ordenando que a mesma seja “seguida e sustentada pelo Ministério Público” no contexto das “relações hierárquicas” da magistratura.

António Ventinhas: “É um regresso à opacidade do tempo de Pinto Monteiro”

O presidente do Sindicanto dos Magistrados do Ministério Público entende que a diretiva de Lucíclia Gago “é gravíssima. Coloca em causa o Estatuto do Ministério Público ao admitir que os titulares dos processos não tenham autonomia e que sejam meras marionetas da hierarquia. E que passe a existir uma espécie de sombra sobre as decisões do Ministério Público no processo”, afirma ao Observador.

O sindicato não contesta a existência da hierarquia, até porque o Ministério Público é uma magistratura hierarquizada. O que “contestamos é o grau máximo de intervenção hierárquica. Entendemos que o superior hierárquico não tem poder para dizer quem dever ser investigado, quem deve ser arguido ou quem deve ser alvo buscas, por exemplo. Outra é o poder de avocar”, diz António Ventinhas, referindo-se ao poder do superior hierárquico retirar o processo ao titular dos autos e distribuir a outro procurador.

Ainda por mais, continua Ventinhas, quando vai passar a existir “um escrutínio secreto da hierarquia que não faz parte do processo.”

“Todas as partes do processo têm o direito de escrutinar as decisões que o Ministério Público toma no processo e vão deixar de o poder fazer”, critica António Ventinhas, numa alusão ao entendimento do Conselho Consultivo de que as ordens hierárquicas têm ficar fora dos autos dos processos criminais.

“Esta é uma teoria parecida com aquela que ouvimos no processo Face Oculta sobre os expedientes secretos que foram arquivados na Procuradoria-Geral da República pelo dr. Pinto Monteiro e que nunca foram conhecidos”, afirma Ventinhas, referindo-se aos processos administrativos que o ex-procurador-geral abriu com as certidões extraídas contra José Sócrates e que nunca foram investigadas nem conhecidas publicamente.

“Esta decisão abre portas para que seja um tempo muito pior do que o tempo do dr. Pinto Monteiro”, conclui Ventinhas.

Rui Cardoso, antigo presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, escreveu na rede social Facebook  que este é “o dia mais negro da história democrática do Ministério Público português: morreu como magistratura”. “Nasceu uma verdadeira autocracia, com um nível de hierarquia quem nem na administração pública existe”, acrescentou.

Euclides Dâmaso: “Não voltámos ao 24 de Abril e não menos certo é que não chegámos ao 11 de Março”

O ex-procurador-geral distrital de Coimbra vê este tema de forma muito diferente. “Não vejo razões para inquietudes nem para dramatizações, porque nada se alterou na relação de equilíbrio, apurada ao longo de décadas, entre o exercício dos poderes hierárquicos e a confortável margem de autonomia pessoal de cada magistrado no processo”, afirma ao Observador, numa reação ao parecer do Conselho Consultivo da PGR.

O procurador-geral adjunto jubilado faz questão de enfatizar, aliás, que a autonomia dos magistrados do MP português “é quase ímpar ao nível mundial .”

Classificando as alterações do novo Estatuto do Ministério Público como “pequenas inovações”, Euclides Dâmaso afirma que a “leitura das normas estatutárias que se faz no parecer do Conselho Consultivo é a única congruente com o texto constitucional” e “põe claramente a tónica na natureza hierárquica da magistraturado Ministério Público.”

Não é por isso caso para tocar a finados nem para qualquer alarme: é seguro que não voltámos ao 24 de Abril e não menos certo é que não chegámos ao 11 de Março”, afirma Euclides Dâmaso, referindo-se ao tempo da Ditadura deposta pelo 25 de Abril de 1974 e à tentativa de golpe do 11 de Março de 1975 por parte de tropas afetas ao general Spínola.

“Esta conformação do MP é a que melhor serve os interesses da sociedade, da Justiça e da democracia. E é altura de dizer que não há, nos últimos 45 anos, motivos para se por em causa a probidade e a isenção dos membros da hierarquia do MP, que são magistrados de mérito com provas dadas ao longo de muitos anos de serviço . O monopólio desses valores não pertence às bases”, conclui o ex-procurador-geral distrital de Coimbra.

Texto atualizado às 21h50 com informação sobre o relator do parecer do Conselho Consultivo e a aprovação por unanimidade – duas informações que não constam da documento publicitada pela Procuradoria-Geral da República.

Luis Rosa

https://observador.pt/2020/02/05/ministerio-publico-em-guerra-com-diretiva-de-lucilia-gago-que-limita-autonomia-de-magistrados/?fbclid=IwAR0wO58eXwRhNbDUqdZO2csq2vkiAk48vNDj3N0xMjWRKIP6IsjCsecOFd8

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Equipamento de Protecção Individual (EPI) de acordo com o nível de cuidados a prestar.

de acordo com o comunicado da DGS, NÚMERO:  002/2020  DATA:  25/01/2020

ASSUNTO: Infecção pelo novo Coronavírus (2019-nCoV)

PALAVRAS-CHAVE: Coronavírus; Infecção Respiratória Aguda grave.

PARA: Profissionais do Sistema de Saúde

CONTACTOS: Direcção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde: dspdps@dgs.minsaude.pt |Centro de Emergências em Saúde Pública: cesp@dgs.min-saude.pt 

 

Um doente pode contactar o sistema de saúde, preferencialmente, por contacto não presencial através do SNS 24 (808 24 24 24) ou do número de emergência médica nacional (112), ou presencialmente num serviço de saúde.

6. Prevenção e controlo de infecção nos serviços de saúde *14

Tabela 2. Equipamento de Protecção Individual (EPI) de acordo com o nível de cuidados a prestar

Máscara – Cirúrgica

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ou preferencialmente FFP2;

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Protecção ocular - Usar óculos de protecção em todos os casos de suspeição de nCoV;


14- WHO (2015). Infection prevention and control during health care for probable or confirmed cases of Middle East respiratory syndrome coronavirus (MERS-CoV) infection. WHO. Disponível em:

http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/174652/1/WHO_MERS_IPC_15.1_eng.pdf?ua=1

https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0022020-de-25012020-pdf.aspx