Com a ajuda de https://voltaoil.com/
Existem quatro componentes de custo que compõem o preço de venda da gasolina e do gasóleo:
Custo do Petróleo Bruto
O petróleo bruto é produzido em todo o mundo a partir de vários locais, como poços de petróleo tradicionais, poços de águas profundas (oceânicas), fracturamento de xisto betuminoso e areias betuminosas canadianas. O custo para produzir um barril varia de cerca de US$ 20 por barril nas sobremesas da Arábia Saudita a US$ 90 por barril para alguns poços de águas profundas.
No exemplo abaixo, o custo do petróleo bruto é de US$ 1,39 por galão (US$ 58,26 por barril). ou seja 1 galão americano são 3.785412L. A cotação do dólar – hoje - é de 1 dólar para 0,90 euros.
Assim o custo seria $0,367, por litro ou seja 0,33€ por litro
Custo de refinação
A refinação é o processo que transforma o petróleo bruto em gasolina e diesel. O custo do refino varia de acordo com as especificações do produto final e os aditivos que são usados para melhorá-lo. No caso da gasolina, a gasolina de Verão tem baixas taxas de vaporização, necessárias para eliminar a poluição excessiva do ar. Além disso, a gasolina é produzida em diferentes níveis de potência e desempenho chamados de octanas (ou seja, 87, 89 e 93) – quanto maior a octanagem, maior o custo de fabricação. Tanto a gasolina quanto o diesel têm detergentes adicionados, que limpam os motores e melhoram o desempenho. Esses aditivos também aumentam o custo. O custo para refinar a gasolina varia entre US$ 0,40 e US$ 0,70 por galão, dependendo se as fórmulas de Verão ou Inverno estão sendo usadas. No exemplo acima, o custo para refinar a gasolina é de US$ 0,60 por galão. O custo para refinar o diesel é de US$ 0,49 por galão.
Nesta condição e tomando o custo por galão de 0,60 dólares, o custo por litro fica em 0.14€ por litro.
Custo de Distribuição e Marketing
Este custo inclui o transporte dos produtos acabados (gasolina e diesel) das refinarias para os pontos centrais de distribuição (racks de petróleo) em todo o país, transporte de racks para os pontos de venda (lojas de conveniência, postos de gasolina, marinas, etc.) os produtos ao motorista. Os métodos de transporte incluem oleodutos, vagões, navios e caminhões. O custo de venda inclui mão de obra, serviços públicos e equipamentos de petróleo. No exemplo acima, o custo de transporte e comercialização de gasolina é de US$ 0,27 por galão. O diesel, por ser um produto mais pesado, exige maiores custos de transporte e equipamentos. Neste exemplo, a distribuição de diesel custa US$ 0,49 por galão.
Assim o custo na gasolina será de 0.06€ por litro. No caso do gasóleo será de 0.12€ por litro.
Custo Fiscal
Os impostos especiais de consumo, que são usados para a construção e reparo de estradas e rodovias, são cobrados tanto em nível nacional quanto estadual. Tradicionalmente, os tributos nacionais são alocados aos estados, que os agregam à sua arrecadação para projectos de melhoria de rodovias. Os impostos sobre gasolina no exemplo acima são de US$ 0,46 por galão. Os impostos sobre o diesel são mais altos (US$ 0,52 por galão) porque a maior parte do diesel é usada por caminhões mais pesados, que causam mais desgaste nas rodovias.
Os valores dos produtos brutos e refinados são determinados não apenas pelos custos de produção, mas também pelos factores de oferta e demanda determinados diariamente pelos comerciantes de commodities na Bolsa Mercantil de Nova York. Como os custos de comercialização, distribuição e impostos são bastante estáveis, os valores do petróleo bruto e dos produtos refinados estabelecidos pelos comerciantes ditam o preço actual da gasolina e do diesel.
Neste caso o imposto é de 0.11€ para a gasolina e 0.12€ para o gasóleo.
O Preço Final
Neste exemplo o preço final seria de 0.70€ por litro!
Sem comentários:
Enviar um comentário