quinta-feira, 5 de junho de 2025

9 coisas que você precisa saber sobre Montecristo.

9 coisas que você precisa saber sobre Montecristo

Montecristo é uma das marcas de charutos mais reconhecidas do mundo. Até mesmo não fumantes conseguem identificar o logotipo icônico da marca — seis floretes dourados que formam um triângulo ao redor de uma flor-de-lis centralizada. Como muitas marcas de charutos cubanos, há uma versão cubana e uma versão não cubana da Montecristo vendidas em tabacarias em todo o mundo. ( Leia "O que há em um nome de marca?" para mais informações. ) Em 2015, a Montecristo completou 80 anos, um marco que foi homenageado com charutos especiais de Cuba  e da República Dominicana .

Quer você goste ou não de acender a versão cubana ou não cubana de Montecristo, a marca tem uma história interessante. Aqui está uma lista de nove fatos que você pode (ou não) saber sobre Montecristo:
Não é tão antigo assim.

Comparado a marcas como H. Upmann (criada em 1844), Partagás (1845) e Romeo y Julieta (1875), o Montecristo é relativamente novo. A marca foi lançada em 1935, em Havana. Hoje, é um dos charutos mais populares do mundo.

Nasceu por meio de aquisição . Em 1935, Alonso Menendez adquiriu a Fábrica Particulares de Cuba e criou uma nova marca de charutos. Os enroladores de charutos recebiam livros e contos de um leitor enquanto trabalhavam, entre eles o romance O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas. Reza a lenda que Menendez batizou sua nova marca com o nome do livro — transformando "Montecristo" em uma única palavra, em vez de duas — e decorando a caixa com um triângulo de espadas, uma homenagem às espadas mencionadas no romance.

Charuto Montecristo No. 4

Em caso de dúvida, compre um Montecristo No. 4.
O Montecristo nº 4, uma petit corona com 13,7 cm de comprimento por 11,2 cm de argola, foi o charuto cubano mais popular por muitos anos. (Foi ultrapassado pelo Partagás Série D nº 4, mas continua imensamente popular.) Você pode encontrá-los em praticamente qualquer lugar, e eles são notavelmente bons, apesar de serem produzidos em imensas quantidades e em mais de uma fábrica. Voltando cinco anos em nossas avaliações , o charuto não obteve pontuação inferior a 89 pontos, chegando a 93. Você pode comprá-los em caixas de 25 ou em práticos pacotes de cinco. Eles têm preços razoáveis: US$ 6 em Cuba e £ 13,20 (US$ 17) em Londres.

Eles costumavam ser feitos exclusivamente na fábrica da H. Upmann.
Cerca de um ano após a criação da Montecristo, Menendez criou a Menendez Garcia y Cia., que rapidamente comprou a fábrica da H. Upmann (e a marca com ela). Eles transformaram-na na maior de Havana, com mais de 1.100 funcionários. A fábrica enrolava charutos Montecristo e H. Upmann.

Houve uma imitação intencional.
Quando a família Menendez perdeu a marca para a nacionalização cubana em setembro de 1960 , eles deixaram Cuba praticamente sem um tostão. Em 1961, Benjamin Menendez (filho de Alonso, proprietário da Menendez Garcia) abriu a Compania Insular Tabacalera SA em Las Palmas, Ilhas Canárias, e começou a fabricar o Montecruz . Alonso era um investidor na empresa. Era uma cópia quase idêntica do Montecristo e se tornou um dos charutos mais vendidos nos Estados Unidos.

O processo de 1972, Menendez v. Faber, Coe and Gregg Inc. — este último importador de charutos cubanos — foi o caso histórico que estabeleceu o direito dos fabricantes de charutos no exílio de comercializar suas versões das marcas que costumavam fabricar em Cuba. O processo levou à criação da Cuban Cigar Brands NV, que detinha as marcas registradas H. Upmann, Montecristo e Por Larrañaga. A década de 1970 viu a criação das marcas não cubanas Partagas e H. Upmann. Em 1990, a Consolidated Cigar Corp. (que eventualmente se tornou Altadis após fusões ) começou a fabricar Montecristos para o mercado americano.

Possui uma variedade estonteante de variedades.
A marca Montecristo possui pelo menos 15 submarcas fabricadas em Cuba, República Dominicana e Nicarágua. Em Cuba, você pode escolher entre o Montecristo básico, além do Montecristo Open (que começou a ser vendido em 2009 ) e o Montecristo Línea 1935 (uma versão totalmente nova que começou a ser comercializada no ano passado ). Alguns consideram os charutos cubanos Montecristo Edmundo (Edmundo, Double Edmundo e Petit Edmundo) como uma marca dentro da marca. Para os Montecristos não cubanos, há pelo menos uma dúzia de versões, desde o suave Montecristo White até o forte Monte by Montecristo AJ Fernandez .

Montecristo Um charuto

É a única marca cubana com um tamanho "A" sobrevivente...
Romeo y Julieta Fabulosos, Sancho Panza Sanchos e Davidoff 80 Aniversarios já não são mais tamanhos "A" de Cuba, mas o Montecristo "A" permanece. O modelo de 23,7 cm é o mais longo produzido em Cuba atualmente, com regularidade.

…Mas demorou a entrar no movimento dos robustos.
O tamanho de charuto mais popular do mundo é o robusto, e tem sido assim há décadas. Mas, até bem recentemente, a marca cubana Montecristo não tinha um tamanho de robusto de produção regular. O Montecristo Robusto apareceu pela primeira vez em 1998 em um pote Millennium de edição limitada, depois como uma Edición Limitada em 2000. Para cigarros de produção regular, o novo Montecristo Línea 1935 Dumas (5 1/8 polegadas de comprimento por 49) é o formato mais próximo de um robusto. Ele chegou ao mercado no ano passado. A linha não cubana tem vários robustos há muito tempo, incluindo o Montecristo Nicaragua Robusto, o charuto nº 10 de 2018 da Cigar Aficionado .

Os antigos podem ser muito valiosos.
Houve um Montecristo B, um charuto que foi descontinuado anos atrás. Ele media 13,7 cm por 11,2 cm. Uma caixa parcialmente preenchida (continha 30 charutos) foi vendida por £ 6.500 (US$ 8.500) num leilão da Christie's, ou £ 216 libras (US$ 284) por charuto. Havia também um Montecristo nº 6 (12,7 cm por 91 cm) e um Montecristo nº 7 (16,7 cm por 71 cm), mas eles já não existem.





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