Perspectivas da política de desenvolvimento.
A comunidade global enfrenta um enorme desafio: as mudanças climáticas estão ameaçando a nossa própria subsistência. Somente se reduzirmos drasticamente as emissões de gases de efeito estufa podemos atingir a meta de 1,5 grau de Paris e preservar o nosso planeta para as gerações futuras. Isso requer uma transição nos setores de energia e transporte para alternativas de baixa emissão.
As emissões de dióxido de carbono provenientes do transporte são um dos principais impulsionadores das mudanças climáticas. Cerca de um quarto (23%) de todas as emissões de CO2 relacionadas à energia foram provenientes do setor de transportes em 2016, e a tendência é crescente. Também na Alemanha, o setor de transportes é a terceira maior fonte de emissões de dióxido de carbono.
Portanto, precisamos de uma transição global para a mobilidade: uma transformação do comportamento de mobilidade em direção à mobilidade ativa, pública e compartilhada, e uma mudança para tecnologias sustentáveis, como a mobilidade elétrica. Na Alemanha e em todo o mundo.
Isso chama a atenção para os pré-requisitos necessários para a mobilidade elétrica, como armazenamento de energia e baterias, e as matérias-primas necessárias para eles. As baterias de íons de lítio comuns hoje em dia requerem lítio, cobre, cobalto e outras matérias-primas. Isso coloca o design das cadeias de suprimentos em foco: como a mineração pode se tornar sustentável e justa, e como a reciclagem pode ser fortalecida no caminho para uma economia circular ao longo de todo o ciclo de vida de uma bateria, desde o design e uso até a coleta e o descarte?
Essas matérias-primas são frequentemente produzidas em países em desenvolvimento e emergentes. No entanto, a abundância de matérias-primas não leva automaticamente à redução da pobreza. Há, porém, exemplos encorajadores de países do Sul Global onde a renda da produção de matérias-primas tem sido capaz de melhorar permanentemente as condições de vida das suas próprias populações.
Ao mesmo tempo, a produção de matérias-primas está associada a muitos riscos e desafios sociais e ambientais. O trabalho infantil é predominante na mineração de pequena escala; estima-se que aproximadamente 1 milhão de crianças trabalhem na mineração em todo o mundo. Em alguns lugares, conflitos violentos são financiados pelas receitas do comércio de commodities.
Em algumas regiões do mundo, a produção de matérias-primas leva ao desmatamento. O desmatamento contribui para a perda de biodiversidade e reduz a disponibilidade de serviços ecossistemas, como a qualidade da água. Além disso, os meios de subsistência das comunidades locais estão ameaçados.
A extração de matérias-primas para a transição da mobilidade global deve, portanto, ser realizada em conformidade com os padrões sociais e ambientais. Nosso futuro na Europa está intimamente ligado ao futuro dos países produtores de matérias-primas.
Por isso, o Ministério Federal Alemão para Cooperação e Desenvolvimento Económico (BMZ) há muito apoia os países parceiros no desenvolvimento sustentável de seus setores de matérias-primas. Por meio de projetos e iniciativas políticas, promovemos o desenvolvimento de cadeias de suprimentos de matérias-primas responsáveis para que as pessoas e o meio ambiente possam se beneficiar da mineração.
Com este folheto, gostaríamos de oferecer uma visão geral das matérias-primas necessárias para a mobilidade elétrica e como sua produção responsável é apoiada pela cooperação alemã para o desenvolvimento.
Espero que você aproveite a leitura.
Dra. Heike Henn
Chefe da Diretoria 42 do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Económico
"Clima e Energia; Desenvolvimento Urbano Sustentável; Meio Ambiente"
Comissária para Política Climática e Financiamento Climático
https://www.bmz.de/resource/blob/86342/rohstoffe-fuer-e-mobilitaet.pdf
-- Com os meus cumprimentos Rui Xisto
Sem comentários:
Enviar um comentário