quarta-feira, 28 de julho de 2021

Matt Damon’s Disappearing Acts

A carreira duradoura da megastar ninguém sabe ao certo.

Christopher Anderson / Magnum, para The New York Times

Por David Marchese

  • 27 de julho de 2021

“Há uma grande lição aqui para um ator ', disse Matt Damon, com uma camada de cinza em seu cabelo curto e cavanhaque fino, linhas finas de idade ao redor de seus olhos azuis pálidos. Era início de maio e ele estava falando via Zoom de um quarto escassamente decorado e ensolarado em uma casa alugada em Sydney, Austrália, contando uma história sobre como trabalhar com Jack Nicholson no épico de policiais e criminosos sujos de Martin Scorsese de 2006, “Os Infiltrados.” “A cena tinha um oitavo de página”, disse Damon, arqueando as sobrancelhas diabolicamente e adotando os tons vocais insinuantes de Jack. Ele estava se lembrando do ator mais velho falando sobre refazer uma cena em que seu personagem, o gangster de Boston Frank Costello, deveria assassinar um homem em um pântano. “Jack olhou para aquela cena” - e, na verdade, foi quase surpreendente o quão bem Damon capturou a energia inquietante de Nicholson - “e ele disse: 'O que eu fiz foi transformar a pessoa que estava sendo executada em mulher. Isso é sinistro. Costello executa um cara em um pântano? Já vimos esse tipo de cena em filmes antes. Não foi isso que eu fiz. '”

Damon sorriu, mostrando seus dentes grandes e brilhantes (sua característica física que é inegavelmente de uma estrela), enquanto descrevia as filigranas de Nicholson se tornando cada vez mais macabras, adicionando, por exemplo, sugestões de necrofilia e, em seguida, pontuando cada uma com "Agora, isso é sinistro" para certifique-se de que sua jovem co-estrela captou sua tendência. “Eu estava tipo, 'Sim, é, é muito horrível', disse Damon, sua voz falhando enquanto ele revivia seu escrúpulo. Scorsese acabou cortando quase todo o jazz de Nicholson. Mas essa não é a lição. A lição, Damon explicou - vestido neste dia, como ele estava cada vez que conversamos durante várias semanas nesta primavera, em uma camisa clara e usando uma pulseira de barbante surrada que uma de suas filhas tinha tecido para ele - “foi que Jack começou com algo que vimos muitas vezes e continuamos tentando torná-lo tão bom e interessante quanto poderia ser. ”

Damon aprendeu bem essa lição, embora a expresse de uma maneira muito diferente de Nicholson, que, independentemente do papel, sempre transmite um caráter inato. Em vez disso, Damon, o homem, quase pode desaparecer. Como artista e figura pública, ele é um tipo que vimos muitas vezes: o cara normal, um All-American, o cara legal que poderia morar ao lado. Mas há também uma borda nicholsoniana não reconhecida, uma escuridão, em muitos de seus papéis, o que talvez evidencie o prazer com que ele deu sua impressão. Tudo isso para dizer que de maneiras sutis ou não, intencionais e não, ele complicou sua relação com o público, elaborou e muitas vezes inverteu a ideia de Matt Damon.

Ao longo de sua longa gestão perto do topo da cadeia alimentar de Hollywood, Damon muitas vezes encarnou Everymen idealizados: os personagens sólidos, acessíveis, bem-intencionados e desconexos que ele interpretou com aparente simplicidade e economia emocional em uma longa linha de muito sucesso filmes. Há o impassível capitão do rúgbi François Pienaar em “Invictus” (2009); o pai responsável pela pandemia de 2011 "Contágio" de ; o bom e velho empresário do automobilismo Carroll Shelby, enfrentando os sofisticados italianos, em “Ford v Ferrari” (2019) . Pense, também, em seu Mark Watney de “The Martian” (2015) , um astronauta que não deixaria ser abandonado em Marte diminuir seu entusiasmo geek para resolver problemas científicos que salvam vidas. Mesmo em meio ao ambiente glamoroso da série de filmes de assalto "Ocean's", o carteirista de Damon, Linus Caldwell, está ansioso pela aprovação dos suaves superladrões de George Clooney e Brad Pitt, o que significa que ele é mais parecido com você ou comigo do que com eles.

“Good Will Hunting,” 1997
“Good Will Hunting,” 1997 Crédito ... Miramax, via Everett Collection
“Invictus”, 2009
“Invictus,” 2009 Credit ... Warner Bros., via Everett Collection
“True Grit,” 2010
“True Grit”, 2010 crédito de ... Wilson Webb / Paramount Pictures, via Everett Collection
“Contágio”, 2011
“Contagion”, 2011 crédito de ... Claudette Barius / Warner Bros., via Everett Collection
“The Martian”, 2015
“The Martian”, 2015 crédito de ... 20th Century Fox, via Everett Collection
“Ford v Ferrari,” 2019
"Ford v Ferrari", 2019 crédito de ... Merrick Morton / 20th Century Fox, via Everett Collection

No entanto, apesar de ser um astro do cinema americano extremamente famoso, simpático e lucrativo, Damon sempre se sentiu distante, não é? O que é estranho, porque ele nunca flutuou no reino da divindade da tela remota como seus contemporâneos Leonardo DiCaprio ou Brad Pitt ou George Clooney - ele é muito sólido para isso. Nem insistiu nos mistérios de seu ser à maneira de Tom Cruise. Em vez disso, há um aspecto cifrado em Damon, uma impenetrabilidade mais profunda de quem ele é e o que ele faz que, mesmo agora, depois de um quarto de século observando-o, tornou-se tão arraigado que consideramos isso e ele garantidos.

Quinze anos atrás”, disse Damon, que balança a cabeça enquanto conta suas histórias, como se encorajando você a acompanhar, “Eu estava fazendo propaganda de 'The Good Shepherd'” - em que ele interpretou um homem da CIA dos anos 1950 duvidosamente ético. de muitos papéis que usam sua boa aparência quadrada e ar confiável como uma finta - “e fui ao programa de Larry King com Robert De Niro e Angelina Jolie. Ele procurou nossos nomes na internet e leu as palavras que as pessoas associavam a nós. O de Bob era 'intenso'. Angie era 'sexy'. Eu era 'legal' ”. Então Damon disse, brincando:“ Lembro-me de ter ficado um pouco ofendido ”.

Quando Damon e eu conversamos, era noite para mim no Brooklyn, o bairro onde ele e sua família normalmente moram, e manhã para ele em (na época) Sydney relativamente livre de Covid. É onde ele e sua esposa, Luciana Damon, e suas três filhas - uma quarta, dela de um relacionamento anterior, é aluna da New School e ficou em sua casa em Nova York - se afastaram enquanto ele filmava um pequeno papel do diretor Taika O próximo filme de “Thor” de Waititi. (A família viajou para a Austrália depois que Damon concluiu cinco meses de filmagens na França e na Irlanda para "O Último Duelo", dirigido por Ridley Scott, que será lançado neste outono, no qual ele interpreta um vingativo cavaleiro francês do século 14, Jean de Carrouges, (que acusa um escudeiro de estuprar sua esposa). Damon é um entrevistado amável, embora cauteloso, e em um grau quase desorientador, sua vibração é profundamente normal. Falar com ele era como conversar com um ex-colega de classe que talvez você não conhecesse muito bem, mas em quem você sempre pensou com carinho.

Mas você só precisa olhar um pouco mais de perto para a carreira de Damon, para a noção de Matt Damon, o astro do cinema que temos em nossas cabeças, para ver que legal pode ser um truque de prestidigitação engenhoso, uma espécie de ilusão. Porque essa escuridão está aí. Damon não apenas interpreta caras legais. Longe disso. Há Jason Bourne, a quem ele interpretou em quatro filmes de sucesso e que é uma máquina de matar miserável e autodepreciativa; o alpinista sociopata Tom Ripley em “The Talented Mr. Ripley” de Anthony Minghella; o desonesto Colin Sullivan em “Os Infiltrados”. Ou o anti-semita da escola preparatória em “School Ties”, uma dica do apelo oculto de Bad Matt. O cretino mais habilmente retratado por Damon pode ser Mark Whitacre, o autodidata, denunciante corporativo de bigode de doninha no livro de Steven Soderbergh “O Informante!” Sua virada de salto mais inesperada: uma participação especial como um astronauta covarde (Mark Watney virou do avesso) em “Interestelar”, de Christopher Nolan. “Ele está disposto a destruir seu exterior infantil e totalmente americano”, diz Soderbergh, que dirigiu Damon em nove filmes. "Ele é autoconsciente e seguro o suficiente para refletir sobre isso." Se outro ator poderia ter oportunidades semelhantes de riffs é duvidoso. Ao longo de sua carreira, Damon viu filmes como aqueles que o sustentaram - ou seja, o drama de US $ 20 milhões a US $ 70 milhões, o que ele chama de seu “pão com manteiga” - em sua maioria desaparecerem. “Você precisa desses papéis para se desenvolver como ator e construir sua carreira, e eles acabaram”, disse Damon, assentindo. "Dramas de tribunal, todas essas coisas, eles não podem ser feitos." Esses tipos de filmes foram substituídos por outros mais facilmente exportáveis, de maior orçamento, mas paradoxalmente de menor risco. “Você está procurando um home run que possa jogar em todos esses territórios diferentes para todas essas idades diferentes”, disse Damon. “Você quer o que há de mais acessível, em termos de idioma e cultura. E o que é isso? Um filme de super-herói. ”

O paradigma da indústria do cinema pode ter mudado, mas as escolhas de Damon continuam a ter a ver principalmente em mantê-lo - e a nós - engajados. Um caso em questão é o novo thriller dramático “Stillwater”, dirigido por Tom McCarthy, no qual Damon interpreta um rude e ex-viciado de Oklahoma chamado Bill Baker, um homem cujo coração está no lugar certo, mas que deixa todo o resto torto. No filme, a filha de Baker, interpretada por Abigail Breslin, está cumprindo pena em uma prisão de Marselha pelo assassinato de sua namorada franco-árabe. Ela afirma que é inocente. Baker viaja para a cidade portuária do Mediterrâneo para visitá-la e recebe uma dica sobre outro suspeito. Muito vagamente inspirado na saga sórdida Amanda Knox, “Stillwater” segue Baker enquanto ele tenta, em sua forma nobre, mas socialmente desinteressada e, em última análise, prejudicial, navegar pelos sistemas jurídicos e sociais da cidade estrangeira. (Você não seria tolo em ler tudo isso como uma metáfora para o comportamento americano em grande escala.) É um filme e uma performance, construída sobre um subterfúgio clássico de Damon. Em toda a sua mesquinhez, graça antes do jantar, Baker é alguém por quem merecer. Então ele bagunça as coisas - muito, sem ética - e porque é Matt Damon, você não pode culpá-lo totalmente.

"Quaisquer que sejam essas associações saudáveis ​​que as pessoas dizem que tenho", disse Damon, implacavelmente autodepreciativo, se não totalmente resistente a analisar seu próprio apelo ou persona, "tê-las me deu a chance de trabalhar com diretores inteligentes que desejam subverta isso. ” Ele é um tipo agradavelmente inofensivo, não ameaçadoramente masculino, do tipo torta de maçã, mas como muitas mercadorias americanas, há mais espreita nessa designação.

Bad-Guy Matt Damon

“School Ties”, 1992
"School Ties," 1992 Credit ... Paramount Pictures, via Everett Collection
“The Talented Mr. Ripley,” 1999
“The Talented Mr. Ripley,” 1999 Crédito de ... Miramax, via Everett Collection
“Gerry”, 2003
“Gerry,” 2003 Credit ... ThinkFilm Inc, via Everett Collection
“The Departed,” 2006
“The Departed,” 2006 Credit ... Warner Bros., via Everett Collection
“O Informante!”  2009
“O Informante!” 2009 Crédito de ... Claudette Barius / Warner Bros., via Everett Collection
“Interestelar”, 2014
“Interstellar”, 2014 crédito de ... Captura de tela da Paramount Pictures

Damon há muito se beneficia de uma opacidade voltada para o público. Isso remonta a "Good Will Hunting", que estabeleceu Damon como alguém por quem torcer depois que ele e Affleck vieram de algum lugar ao norte do nada para escrever e estrelar o filme juntos. Quem não ficou encantado com a camaradagem vivida por seus personagens Southie? A facilidade com que se agulhavam e se apoiavam? A dupla ganhou um Oscar de melhor roteiro original e subiu no palco para receber o prêmio com puro entusiasmo, totalmente livre de cansaço. Eles não pareciam meninos tão legais? Para um deles, isso pegou. Damon, nos anos imediatamente seguintes, conseguiu congelar sua persona naquele momento de, bem, boa vontade. Ele teve alguns relacionamentos de alto nível (Minnie Driver, Winona Ryder) e depois desapareceu dos tablóides, sobre os quais ele fala como um movimento de manutenção de carreira. “Se as pessoas puderem ver 16 fotos suas tomando café ou passeando com o cachorro”, disse Damon, “acho que isso dilui o desejo de vê-lo em um filme”. Algumas dessas percepções provavelmente foram obtidas por meio de sua proximidade com Affleck, que não foi capaz de evitar a atenção dos tablóides com tanta eficácia : sabemos sobre seus relacionamentos, seus problemas de vício, sua preferência por bebidas geladas de Dunkin ', sua propensão a parece triste quando fotografado por uma câmera de lente longa.

Damon viu como essa atenção extracurricular afetou a carreira de Affleck. Quando Affleck e Jennifer Lopez, Bennifer 1.0., Lançaram faíscas pela primeira vez em 2003 - um ano que incluiu o notório fracasso do casal, “Gigli” -, o agente de longa data de Damon e Affleck, Patrick Whitesell, ligou para o editor de uma celebridade revista regularmente apresentando Affleck na capa. Ele pediu ao editor para ir com calma. “Patrick disse: 'Você está arruinando a carreira desse homem'”, disse Damon. “A resposta do editor foi tipo: Desculpe, eles estão comprando essas edições em Ohio e Kansas, então vamos continuar colocando ele na capa.” (Whitesell diz que o propósito dessa ligação era expressar sua insatisfação com a reportagem da revista de “fofocas, não fatos”.) Damon diz que Affleck confidenciou a ele que “estou no pior lugar que posso estar. Posso vender revistas, mas não ingressos de cinema. ” Ele trabalhou duro para reequilibrar essa equação.

Affleck, que escreveu “O Último Duelo” com Damon e Nicole Holofcener e também atua no filme, compreensivelmente teve reservas quando levantei esse assunto com ele. “Em sua pergunta sobre isso, há uma implicação ou julgamento sutil”, disse ele, “de que escolhi chamar a atenção, mas Matt não o fez. Ele e eu tentamos assiduamente manter nossa privacidade. ” Ele acrescentou: “Não sou psiquiatra, mas acho que o processo de suspender a descrença ao assistir a um ator seria mais difícil para o público se soubesse mais sobre a pessoa que está assistindo”.

Aqui está o que sabemos sobre Matt Damon: ele e seu irmão mais velho, Kyle, foram criados em Cambridge, Massachusetts, pelo pai, Kent, um corretor da bolsa, e pela mãe, Nancy Carlsson-Paige, professora emérita de educação infantil. O casal se divorciou quando os meninos eram pequenos, mas a relação continuou amigável. “Eles realmente foram co-pais”, ofereceu Damon, cuja postura endureceu ligeiramente quando as perguntas se aproximaram do pessoal. Damon disse que sua mãe sabia que ele seria ator desde criança. Uma lenda familiar diz que quando sua mãe acidentalmente começou um incêndio em seu apartamento por se esquecer de abrir a chaminé da lareira, a resposta de Matt, de 6 anos, foi vestir uma fantasia improvisada de bombeiro e fingir que estava apagando. Ele foi para Harvard, planejou se formar em inglês, desistiu depois de conseguir um papel no western "Geronimo" de 1993 e nunca pensou seriamente em ter um emprego diferente. “Eu costumava me sentir mal quando amigos falavam sobre seu futuro depois da faculdade e não sabiam o que iriam fazer”, disse Damon. "Eu sempre soube."

Damon e sua esposa se conheceram em Miami, onde ela trabalhava como bartender e ele estava filmando a comédia pastelão dos irmãos Farrelly “Stuck on You”, e agora estão casados ​​há 16 anos. Suas quatro filhas têm idades entre 10 e 23 anos, e sua influência significa que as presenças online de Taylor Swift e Timothée Chalamet têm sido uma fonte de prazer para seu pai, cuja presença nas redes sociais é basicamente inexistente. A casa da família em Brooklyn Heights, de acordo com o The New York Post, era a residência particular mais cara do bairro na época da compra em 2018. Para se divertir enquanto estava na Austrália, ele estava surfando (“Estou muito terrível ”, disse ele) e passeios a cavalo. O último livro de não ficção que leu foi “Hate Inc .: Por que a mídia atual nos faz desprezar uns aos outros”, de Matt Taibbi. O último romance: “The Searchers”, de Alan Le May, transformado em western clássico de 1956 e enviado por produtores que cogitavam um remake. “O que mais eu faço? ”Damon disse quando eu cutuquei por mais. "Não sei, pareço um cara muito chato."

Chame do que quiser, chato ou astuto, mas Damon se vê como “o último dessa linha de pessoas que querem manter a privacidade”, disse ele. “Há uma nova linha de pessoas que convida a todos para seu dia a dia: Ei, estou na academia! Isso sou eu trabalhando! Há algo taticamente brilhante nisso, no sentido de que você está controlando a narrativa, mas é exatamente o oposto de como sempre pensei, que é 'Siga em frente, nada para ver aqui' e apenas fazendo o trabalho. ” Essa ideia, de que saber onde uma estrela de cinema compra seu café mina a capacidade do público de suspender a descrença - de imaginar - é antiga, e também tendemos a ouvir vindo da boca de caras brancos mais velhos, pelo menos aqueles com sorte o suficiente para opte por não sentir a pressão de construir um público sem vender muito de si mesmo. Mas isso não significa que não haja nada nisso.

Mesmo antes de ser famoso, o impulso de Damon como ator sempre foi em direção a uma certa interioridade, uma mutabilidade emocional que ele identificou em seus ídolos desde o início. Ele se lembra, pensando no outono de 1987, uma discussão que ele e Affleck tiveram nos bastidores em um ensaio para a produção do colégio da peça de moral desolada de Friedrich Durrenmatt, "A Visita". Os dois meninos, alunos de Cambridge Rindge e da Latin School em Massachusetts, estavam discutindo o tipo de atores que gostariam de ser quando crescessem. Nerds autodidatas do cinema com o hábito de alugar filmes intelectuais da Blockbuster local, eles recentemente assistiram à versão cinematográfica de 1985 de "Death of a Salesman", que gerou uma conversa. O filme estrelou Dustin Hoffman de 48 anos como o ícone do esforço delirante, Willy Loman de 63 anos, e na estimativa de Affleck e Damon, você poderia ver Hoffman trabalhando para fazer com que essa diferença de idade se manifestasse em seu desempenho - você podia ver as rodas girando. Eles se perguntaram: foi uma boa atuação quando a atuação se anunciou? Eles queriam ser atores que faziam isso, técnicos auto-reflexivos? Era mais preferível ser camaleão? Damon já sabia a resposta: ele queria ser como Gene Hackman.

Quando Damon e Affleck estavam tendo essa conversa, Hackman tinha 57 anos, sete anos mais velho do que Damon é agora, a estrela de clássicos como "The French Connection" e "Hoosiers" e o tipo de ator que desaparece em um personagem, mas sem fazer um todo o show sobre isso - um anti-mágico, minimizando sua transformação. “Hackman poderia se assentar profundamente em um personagem”, disse Damon, “e ser tão comovente mesmo quando estava fazendo muito pouco”. Damon apontou para o trabalho de Hackman na obra-prima paranóica de Francis Ford Coppola de 1974, "A Conversação". Ele observou como em seu livro "In the Blink of an Eye", o lendário editor de filmes Walter Murch, que trabalhou em "The Conversation" entre outros clássicos, descobriu que sempre que ia fazer um corte, Hackman estava piscando, tão sintonizado estava o ator aos ritmos narrativos do filme. “Ele estava tão preso”, disse Damon sobre Hackman. Foi um trabalho, como tantos de Damon, que eleva um filme e, ainda assim, paradoxalmente, que você pode nem perceber uma ótima atuação.

O velho ditado de William Goldman sobre como em Hollywood ninguém sabe de nada provavelmente agora poderia ser alterado para isto: todo mundo sabe apenas uma coisa, e é que filmes de super-heróis vendem. A reorientação dos estúdios para esses filmes e outras propriedades intelectuais pré-existentes significa que o poder dos atores, até mesmo estrelas comprovadas como Damon, diminuiu. São os personagens reconhecíveis e os universos cinematográficos que podem ser contados financeiramente, não com as pessoas que os habitam. Poucas partes atraentes aumentam a pressão sobre as estrelas para escolher essas partes com sabedoria - um aspecto grande e subestimado da atuação em Hollywood. Em retrospecto, quando você olha para a página IMDB de um ator de sucesso, é uma lista de acertos e quase-erros e insucessos, mas originalmente, eles eram todos iguais: um script. Nada é predeterminado. Qualquer um que tenha uma carreira de 25 anos tão firme na lista A quanto Damon é bom em escolher, em dizer não apenas se um filme será bom, mas também se ele pode ser bom nele, e se pode ser bom para ele. “Às vezes, a escolha certa para um ator não é o maior filme, mas qual é a escolha certa para aquele momento na carreira de um ator”, diz George Clooney, que dirigiu Damon em “The Monuments Men” e “Suburbicon”. “Matt oscilou entre as fotos de grandes estúdios e filmes independentes e interessantes. Porque ele não continua fazendo a mesma coisa, o público não fica entediado com ele. ”

Hoje em dia, a solução de Damon para o problema da escolha é escolher diretores fortes - uma prerrogativa de estrela e um bom trabalho, se você conseguir. No início de sua carreira, ele não estava em posição de ser tão exigente, mas mesmo assim ele tinha opiniões. Seu agente, Whitesell, me contou uma história sobre jovens atores competindo pelo papel de um figurão arrogante ao lado de Hackman, Sharon Stone e Russel Crowe no agitado western de 1995 "The Quick and the Dead". Foi uma competição que, segundo Whitesell, Damon venceu, surpreendendo os produtores com sua audição. “Este era um filme que, aparentemente, todos queriam.” Ele se lembra de ter sentado com Damon, que tinha suas dúvidas, dizendo: “Sharon Stone - ótima atriz, mas uma pistoleira? Você não vai acreditar no filme. ” Então Damon deixou de ser considerado para o papel, que acabou sendo interpretado por Leonardo DiCaprio. Seus instintos eram precisos - o filme fracassou nas bilheterias - mas foi preciso um jovem de 25 anos bastante confiante para sair da corrida daquele jeito. "Provavelmente arrogante demais para o meu próprio bem", disse Damon.

Christopher Anderson / Magnum, para The New York Times

Não muito tempo depois, "Good Will Hunting" recompensou sua autoconfiança e fez de Damon uma estrela. Pelo menos é assim que nos lembramos. Whitesell diz que foi um filme diferente que abriu o caminho para a descoberta de Damon. “A verdadeira chave para 'Gênio Indomável' ser feito”, diz ele, “foi Matt aterrissando em 'The Rainmaker'.” Esse filme, uma adaptação de um romance de John Grisham dirigido por Francis Ford Coppola e que estreou algumas semanas antes de "Good Will Hunting" no outono de 1997, transformou Damon em um objeto brilhante que outros estúdios estavam dispostos a colocar dinheiro atrás. “Naquela época”, diz Whitesell, os filmes de Grisham “eram o triplo A para um jovem protagonista conseguir”. Pense em Tom Cruise em "The Firm", Matthew McConaughey em "A Time to Kill" e Chris O'Donnell em "The Chamber". (Este é a corrida de Chris O'Donnell nos anos 90). Damon conseguiu seu advogado em Grisham e estava a caminho.

Durante seu aprendizado no estrelato, Damon também se esforçou para ganhar suas esporas como um jovem ator e não apenas perseguir uma remuneração mais alta. Ele me contou uma história sobre trabalhar em “Salvando o Soldado Ryan” (1998): “Eu tive que pegar um projétil”, disse Damon, que teve um papel pequeno, mas fundamental no filme, “e acertá-lo contra uma caixa de munição e jogá-lo isto. Ao fazê-lo, tive de gritar: 'Cuidado com o panzerschreck.' ”Ele o fez, apenas para ver o astro do filme, Tom Hanks“ rindo tanto que estava chorando. Eu disse, 'O quê?' e ele disse, 'Às vezes você tem que vender a linha panzerschreck.' O que você faz. ” Ele aprendeu outra lição útil com Hanks no mesmo filme. “Todos nós, jovens atores, estávamos sentados lá com Tom entre as tomadas”, disse Damon, “e ele disse: 'Vocês estão a um filme de distância de ser a maior estrela de cinema do mundo. Essa é a boa notícia. A má notícia é que seu carteiro está a um filme de ser a maior estrela de cinema do mundo. '”

Mesmo antes de sua educação sobre as desvantagens da atenção dos tablóides, Damon testemunhou outros problemas que vêm com o sucesso de Hollywood. Antes de "Gênio Indomável", ele e Affleck foram enviados a uma reunião com Hugh Grant, então em seu ápice do rom-com, para ver se todos eles poderiam iniciar um projeto. “Ele tinha essas ideias”, disse Damon sobre Grant, “e as estava explicando como, 'Então o smoothie Hugh chega e salva o dia.' Ele continuou se referindo a si mesmo como o smoothie Hugh, como se ele tivesse superado isso completamente. Esse sistema estava fazendo com que ele fosse isso - e ele era ótimo nisso, e ele mostrou que é mais - mas isso não era tudo o que ele era. ” Damon saiu daquela reunião pensando, eu nunca quero estar naquela posição, onde estou em uma caixa e não posso sair dela. (Solicitado a comentar, Grant disse: “Eles ainda me devem um roteiro. Estou esperando por ele há 25 anos.”)

Em 2002, Damon encontrou Jason Bourne, um personagem cujos filmes, feitos ao longo dos 14 anos seguintes, funcionaram como um filme de super-herói: uma coisa certa. “Com os filmes Bourne”, disse ele, “foi ótimo tê-los à distância, quase como uma inoculação. Eu sabia que com eles teria um filme que, desde que o executássemos corretamente, deveria funcionar. Isso o libera para fazer todos os tipos de outras coisas. Eu teria um papel coadjuvante neste e teria outro papel naquele outro e não me preocuparia muito com cada um deles estrategicamente. ”

Mas mesmo no nível de Damon como esteio de Hollywood, o negócio das estrelas de cinema é frágil. Poucos anos atrás, "Suburbicon" e "Downsizing" fracassaram de costas um para o outro, e a fantasia histórica "A Grande Muralha", que com certeza parecia uma peça de bilheteria chinesa (Damon disse que conseguiu, em parte, porque ele admirava seu diretor, Zhang Yimou), ganhava dinheiro, mas era, francamente, um fedorento. Damon temia que sua carreira "estivesse em perigo real". Ele se perguntou sobre seu lugar na Lista, aquela classificação intangível e instável que cada estrela e magnata do estúdio guarda na cabeça de atores que valem a pena apostar em um filme. "Ninguém pode dizer exatamente quem está na Lista", disse Damon. “Está mudando constantemente de mês para mês, e ninguém nunca viu isso. Mas você quer estar nisso. ” Ele se sentiu mais seguro quando "Ford v Ferrari" marcou. Se “isso não tivesse funcionado”, disse ele, “teria sido um grande problema para mim”.

Damon disse que mesmo entre os filmes que ele escolhe para estrelar, ele raramente tem primeiros direitos. “A maioria dos scripts que recebo”, disse ele, “tem as impressões digitais de outro ator. Brad provavelmente nem se lembra de quantos dos filmes em que estou, ele foi oferecido primeiro, incluindo 'Os Infiltrados' ”. Tom Cruise também. “Tenho certeza de que tudo foi oferecido a ele antes de mim. Definitivamente Leo também. Mas, enquanto eu conseguir permanecer nessa lista, posso conseguir uma chance, que é tudo o que você pode esperar. ”

“Stillwater," 2021
“Stillwater," 2021 Credit ... Jessica Forde / Focus Features

Os momentos mais difíceis na carreira de Damon, como uma figura pública pelo menos, foram devido a erros fora da tela, e não na tela. Eram ocasiões em que Damon parecia não perceber avanços culturais maiores e, como tal, dava motivos para se perguntar se algo desagradável poderia estar sob aquele exterior afável. O primeiro ocorreu durante a temporada de 2015 de “Project Greenlight”, um reality show da HBO sobre cineastas estreantes que Damon e Affleck co-produziram e apareceram como mentores para o jovem talento. Em um episódio, a produtora Effie Brown, uma mulher negra, levantou uma questão sobre a falta de diversidade da série. Em resposta, Damon apareceu para lhe dar um sermão sobre a maneira certa de alcançá-lo - ou seja, a aparência disso - ao mesmo tempo que minimizou a importância da diversidade nos bastidores. “Quando falamos de diversidade”, disse ele, “você faz isso no elenco do filme, não no elenco do show”. Os comentários levaram a um retrocesso online, incluindo a hashtag #damonsplaining do Twitter, uma variação de "whitesplaining", que o Urban Dictionary definiu na época como "a palestra paternalista dada por brancos a uma pessoa de cor definindo o que deveria e o que não deveria ser considerado racista, embora exiba inconscientemente seu próprio racismo. ”

Então, em 2017, no auge do movimento #MeToo, Damon, em resposta a uma pergunta de entrevista, disse que as alegações de comportamento sexual impróprio precisavam ser vistas como existindo em um "espectro". Nesses casos, pelos quais ele se desculpou publicamente, Damon saiu como emocionalmente ignorante, um cara branco rico que desconhecia sua própria visão cega. “Eu era e sou surdo”, ele me disse, não mais balançando a cabeça, mas balançando a cabeça com pesar. “Como todo mundo, sou prisioneiro da minha experiência subjetiva e isso me leva a ter pontos cegos. Eu, mais do que a maioria, dada a experiência que tive como um astro de cinema americano branco. É um ar muito rarefeito. Eu nem sei onde meus pontos cegos começam e terminam. Então, sim, eu era e sou surdo para tons. Eu tento o meu melhor para não ser. ”

Como tantos em Hollywood, Damon também teve motivos para reconsiderar suas relações profissionais anteriores com o produtor Scott Rudin, que trabalhou com Damon em "True Grit" e "Margaret" e cujo comportamento agressivo recentemente foi investigado, assim como Harvey Weinstein , que planejou a campanha do Oscar para "Gênio Indomável" e, ao fazê-lo, ajudou a construir as carreiras de Damon e Affleck. “Essas são pessoas lendariamente mal comportadas e eu nunca tinha visto isso”, disse Damon. “Tive experiências de trabalho positivas. Mas é triste quando as pessoas abusam de seu poder e se safam apenas porque tiveram sucesso. ”

Relembrando esse erro de julgamento, Damon disse que o melhor conselho que recebeu na época veio de um velho amigo de Cambridge que lhe disse para se concentrar em ouvir as críticas em vez de responder. “Foi sensato”, disse Damon. “Eu escutei, e uma vez saí da minha posição defensiva. ... ”Ele fez uma pausa. “Eu realmente comecei a entender o que eu disse que as pessoas fizeram objeções.”

Presumivelmente, como resultado dessas bagunças mencionadas e subseqüentes repreensões públicas, Damon diz que a perspectiva de falar sobre sua vida ou trabalho fora do que vemos na tela o causa "um pouco de terror". Ele iria ser assustador se você fosse ele. Damon não apenas sentiu a dor de uma bagunça pública, ele também tem a determinação de manter sua vida privada privada. O contrapeso para sua ansiedade, porém, é nossa história compartilhada. Matt Damon é um ator que sempre interpretou vigaristas e assassinos, mas tudo o que resta são aqueles dentes grandes e brilhantes. Não queremos invejar Matt Damon. Nós apenas queremos gostar dele.

E, no entanto, Damon é o epítome da estrela de cinema do bom homem branco americano em uma época em que a confiança e o apetite pelo que esse tipo de figura representa são cada vez mais suspeitos. Há uma razão para que não haja um próximo Matt Damon óbvio - e não tem a ver apenas com o desaparecimento dos filmes de $ 20 milhões a $ 70 milhões em que ele apareceu. O tipo Matt Damon é aquele que não tem mais vantagem automática em casa no coração de tantas pessoas. Sobre essa ideia, o historiador do cinema David Thomson afirma: “Há anos vimos - finalmente - os arquétipos de personalidade que Hollywood nos ofereceu. Muitos dos quais dependem da confiabilidade de um personagem branco superior. Simplesmente não acreditamos mais nessas pessoas da mesma maneira. ”

Damon diz que não pensou muito sobre essas possíveis mudanças, dizendo apenas: "Faz sentido que, conforme a cultura muda, os líderes vão mudar." O público, disse ele, “vai decidir quem quer ver”. Ou, mais precisamente, o que quer ver nesses protagonistas. Você pode olhar para a lista dos mais jovens que Damon e ver muitos caras brancos agradáveis, mas todos eles seguiram caminhos diferentes do que ele. Para citar alguns: John Krasinski fez um show, “Some Good News”, enraizado na ideia de sua benevolência emocional saudável e desde que se tornou uma estrela abandonou principalmente papéis que poderiam perturbar sua imagem. Os Chrises - Pine e Evans - têm personas públicas baseadas em grande parte na exibição de autoconsciência de seu tipo na tentativa de conter qualquer sentimento de anacronismo. Um Chris diferente, Pratt, ainda não provou que o público o ama mais do que um grande e inofensivo cara. Essa coorte de caras também não é tão jovem. (Acabei de saber que o cativante Channing Tatum tem 41 anos; 41!) O jovem astro branco masculino com maior potencial é Chalamet, e ele parece mais uma espécie de pássaro exótico do que um homem com quem você pode plausivelmente compartilhar uma cerveja.

Christopher Anderson / Magnum, para The New York Times


Os próximos dois Damon papéis de não são segundos dibs. Eles são um clássico twofer independente de grande orçamento: “The Last Duel” e “Stillwater”. Em algum lugar do lado bom do cavaleiro Jean de Carrouges está Bill Baker, uma combinação inteligente de bons e maus Matts. Acontece que Tom McCarthy, o diretor de “Stillwater” cujos filmes anteriores incluem o drama jornalístico vencedor do Oscar “Spotlight”, é outro daqueles diretores que viram em Damon uma imagem pronta para ser distorcida. “Foi importante conseguir um ator que incorporasse um ideal americano”, diz ele sobre a escolha do ator principal. “O que Matt traz para todos os papéis.” Começar ali permitiu a McCarthy “inverter a história do herói americano”. Bill Baker, ele explica, é um homem disposto a fazer qualquer coisa por sua família, mesmo quando isso não é mais legal e não é mais certo. A maneira como o público tende a confiar nos personagens de Matt, mesmo quando sabem que o que ele está fazendo é errado, diz McCarthy, era “interessante de se apoiar”.

O padeiro de Damon é uma virada silenciosa e sutilmente devastadora. Affleck acredita que seu amigo é muito humilde para admitir que "ele tem tanto orgulho dessa atuação quanto qualquer outra que tenha dado". Essa performance é o resultado de incontáveis ​​horas de preparação diligente que se manifesta, disse Damon, como incontáveis ​​"pistas inconscientes que dizem que tipo de cara Bill Baker é". Há seu sotaque okie específico, aprimorado por longas sessões com um treinador de dialeto, sua corpulência e desajeitada fisicalidade de trabalhador de plataforma de petróleo de meia-idade, seu cavanhaque espesso, óculos escuros envolventes, camisa de flanela dobrada para dentro, jeans rígidos com retardante de chamas. Acima de tudo, há uma verdadeira sensação de que Damon - um cara rico e educado de Ivy do Nordeste que arrecadou fundos para Elizabeth Warren - está sentado profundamente na pele do personagem. “As escolhas de vida de Bill Baker não são minhas”, disse Damon, “mas era meu trabalho entendê-las”. Para esse fim, Damon passou um tempo acompanhando trabalhadores de plataformas de petróleo em Oklahoma, dirigindo por aí com eles, saindo em seus churrascos de quintal, atirando ao alvo com seus filhos e reagindo quando um desses garotos ultrapassou Jason Bourne.

“Stillwater” está repleto de cenas lindamente representadas, mas há uma que, para mim, captura melhor a maneira astuta como Matt Damon é capaz de usar nossa boa vontade por ele como um cavalo de Tróia emocional. Bill Baker entra no quarto de alguém que ele passou a amar e de quem deve se despedir, provavelmente para sempre. Sob um boné de beisebol sujo, seu rosto admite os menores traços de tristeza: algumas piscadelas extras, um aperto quase imperceptível da mandíbula. Ele inala profundamente, apenas uma vez. Todos nós conhecemos e amamos homens - maridos, pais, irmãos - que se emocionam assim, ou seja, com grande dificuldade. Baker agita nervosamente o polegar contra o indicador. Ele esfrega a língua na parte interna do lábio inferior e fala algumas linhas curtas: “Você não quer falar comigo. Tudo bem. Eu sinto Muito. Eu sinto muito. Eu amo Você." A pessoa com quem ele está falando responde em silêncio. Baker inclina a cabeça, vira-se e fica parado por um doloroso instante na porta antes de se afastar. Em todos os espaços suaves em torno das palavras, Matt Damon parte seu coração. Não importa que a dor seja culpa do próprio personagem imprudente.

Já na meia-idade e no meio de sua carreira, Damon se tornou totalmente o ator que esperava estar de volta na Rindge and Latin - alguém que Gene Hackman admiraria, e admira. Hackman enviou a Damon uma carta de cortesia depois de vê-lo em “The Informant!” Mas Damon tem uma história diferente de Hackman para contar. Em 1993, logo após deixar Harvard, Damon começou a atuar com o próprio homem. Estava no “Geronimo” e talvez “com” seja um exagero. “Estou em uma cena com ele”, disse Damon, que interpreta o quinto papel principal do filme. “Hackman interpreta General Crook, Jason Patric interpreta o primeiro tenente e eu sou o segundo tenente, Britton Davis. Estou com oito cavalos de volta. ” Observe a cena agora, e é notável como Damon com cara de bebê, vestido com o traje de US Cavalryman de seu personagem, sutilmente guia seu corcel por trás de um guerreiro Apache a cavalo. “Estou tentando”, explicou ele, “entrar no enquadramento para poder estar na mesma cena que Hackman”. Naquele dia empoeirado, Damon até conheceu o ator mais velho quando o substituto de Hackman fez uma apresentação. Os dois conversaram um pouco e, para se despedir, Hackman disse: “Bom, é ótimo conhecê-lo, Mark”. Lembrando-se daquele momento agora, Matt Damon abriu seu sorriso de estrela de cinema e voltou a se retrair. “Não precisava ser o nome certo”, disse ele. “Eu estava muito feliz de estar lá.”

https://www.nytimes.com/2021/07/27/magazine/matt-damon.html?action=click&module=Top%20Stories&pgtype=Homepage

domingo, 25 de julho de 2021

Médicos de família, pobreza, falências e investimento. Fact Check ao debate sobre o Estado da Nação.

Menos médicos de família que em 2015? Dois milhões em pobreza energética? Governo deixou cair 60% do tecido empresarial? E foi o pior nos apoios à economia? O certo e o errado do debate.

António Costa esteve esta quarta-feira na Assembleia da República para encerrar o segundo ano de trabalhos parlamentares da legislatura — um debate que se traduziu, ao mesmo tempo, no segundo debate sobre o Estado da Nação da pandemia. Sem o habitual frente-a-frente com o líder da oposição (Rio esteve ausente devido à morte de um familiar), o primeiro-ministro prestou contas aos partidos e apresentou o roteiro de ação que o Governo vai seguir para responder à crise económica e social provocada pela pandemia.

Costa foi confrontado com a força (ou debilidade, dependendo do ponto de vista) do Serviço Nacional de Saúde, após um ano e meio de pandemia; teve de ir a jogo para falar sobre os apoios que o Governo (não) garantiu às empresas, numa economia debilitada pelo impacto das medidas de controlo sanitário; e ainda escutou exigências sobre a forma como o Governo deve ponderar o destino de cada cêntimo que chegará a Portugal dentro do pacote de ajuda financeira da União Europeia — a tal bazuca que o primeiro-ministro diz ser “de montante superior ao Plano Marshall”.

Ao longo de quatro horas e meia, o Observador esteve a acompanhar o debate sobre o Estado da Nação e analisa aqui as declarações que marcaram o encerramento da sessão legislativa.

“Temos hoje menos portugueses cobertos com médico de família do que tínhamos em 2015”

Na primeira intervenção do PSD, dedicada ao SNS, o líder parlamentar social-democrata, Adão Silva, apontou que há neste momento “menos portugueses cobertos com médico de família do que tínhamos em 2015”.

Ora, de acordo com os dados disponíveis no Portal da Transparência do SNS, em junho deste ano havia 1.057.839 utentes sem médico de família atribuído do Serviço Nacional de Saúde (SNS), correspondentes a cerca de 10% do total de inscritos (10.390.632). Destes, apenas 31.581 não tinham médico de família por opção.

Mas o número de portugueses sem médico de família atribuído era menor em 2015? No final do primeiro semestre de 2015, ou seja, no final de junho, havia 1.280.425 utentes sem médico de família segundo um relatório de auditoria do Tribunal de Contas. Dos quase 1,3 milhões sem médico de família, 28.880 utentes não tinham médico de família atribuído por opção.

Assim, é fácil constatar que a afirmação de Adão Silva está incorreta. Não é verdade que haja “menos portugueses cobertos com médico de família”, em comparação com o ano de 2015. Com 10.281.362 utentes inscritos em 2015, 1.280.425 não tinha médico de família atribuído, ou seja, 12,43% do total de inscritos no SNS. Agora, no final do primeiro semestre de 2021, são 10.390.632 os inscritos e 1.057.839, ou seja, 10,18% do total não tem médico de família. Uma diminuição de cerca de 2 pontos percentuais entre 2015 e 2021.

ERRADO

“Temos hoje 2 milhões de pessoas em Portugal a viver em pobreza energética”

A líder do PAN, Inês Sousa Real, dedicou a primeira intervenção do partido no debate do Estado da Nação às questões climáticas. Na intervenção, Sousa Real frisou que o país tem “dois milhões de pessoas a viver em pobreza energética”.

Os dados que sustentam esse argumento constam de um estudo divulgado em janeiro deste ano, numa altura em que uma massa de ar frio fez disparar os consumos energéticos para máximos de dez anos, e aponta que “quase dois milhões de pessoas dizem passar frio em casa”.

A pobreza energética é a incapacidade em manter a casa quente no inverno ou arrefecida no verão. E o Governo incluiu no PRR 620 milhões para tornar os edifícios mais eficientes a nível energético. Mas o valor fica aquém do necessário e as medidas que até agora têm sido tomadas são “grosseiramente insuficientes”, defende um estudo realizado pela Universidade Nova de Lisboa em colaboração com o Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) e a Rede Douro Vivo.

Os dados mais recentes do Eurostat, referentes a 2019, mostram que Portugal é o quarto país da UE onde os cidadãos mais dizem não serem capazes de manter as casas quentes (quase dois milhões de pessoas — 18,9%), apenas atrás da Bulgária (30,1%), Lituânia (26,7%) e Chipre (21%). Nas contas feitas por João Pedro Gouveia e pela sua equipa — que há 12 anos estuda o fenómeno da pobreza energética— , com base em diversos indicadores, estima-se que entre 1,77 e 3,67 milhões de portugueses sejam vulneráveis à pobreza energética.

CERTO

“[António Costa devia pedir desculpa] pelas 60% de empresas que faliram ao longo dos últimos três meses”

André Ventura, deputado do Chega, insistiu no debate que António Costa devia pedir desculpa aos portugueses pela sua governação. E referiu, em particular, que teria havido “60% de empresas que faliram ao longo dos últimos três meses”. Elaborou, pouco depois, dizendo que “60% não conseguiram obter os apoios que o seu ministro da Economia prometeu que iam ter. E diz o relatório [que foi devido a] excesso de burocracia”.

O deputado não especificou de que “relatório” estava a falar, perante o olhar franzido de António Costa, mas o Observador questionou a assessoria de imprensa sobre qual era o documento em causa. Tratava-se, afinal, do último inquérito da CIP que, em parceria com o ISCTE, publica periodicamente o seu barómetro “Sinais Vitais”, com base em inquéritos às empresas.

Ora, na última edição, de junho, numa amostra de 397 empresas (num universo de 150 mil), revelou-se que 34% das empresas inquiridas se candidataram a apoios. Ou seja, cerca de uma em cada três empresas consultadas pediram ajuda ao Estado para lidar com os impactos da crise económica. Desse universo, 66% disseram que o seu pedido foi aprovado, 2% foram rejeitados e 32% aguardavam resposta (no início de junho).

Quando se perguntou às empresas que não se candidataram (66% do total das inquiridas), mais de um terço disse que não necessitavam de apoios e 44% disseram que não reuniam as condições necessárias de elegibilidade — por exemplo, por não terem tido uma suficiente quebra na faturação.

Mas de onde vêm os 60% citados por André Ventura? O inquérito da CIP perguntou às empresas — a todas, tenham ou não requerido os apoios — se achavam o acesso demasiado burocrático. E, aí, 62% dos empresários ou gestores de topo responderam que são “burocráticos” ou “muito burocráticos”.

Isso não quer dizer, de modo algum, que 60% ou 62% das empresas tenham falido porque o excesso de burocracia lhe vedou o acesso aos apoios. Foi apenas uma apreciação de todos os empresários inquiridos (menos de 400) sobre os mecanismos de apoio existentes – e as respostas vieram de todos: daqueles que precisaram e daqueles que não precisaram.

Sobre este ponto, refira-se ainda que o número de falências em Portugal nos primeiros seis meses deste ano foi menor do que em igual período de 2020. Em 2021 (até junho) houve 5.882 encerramentos, o que compara com 6.035 de 2020 (até junho). Quanto a insolvências, houve mais em 2020 do que em 2021 (1.177 contra 1.044 nos mesmos períodos de análise).

Portanto, André Ventura baseou-se num inquérito a uma amostra inferior a 400 empresários que, quer tenham ou não necessitado de apoios, responderam na sua maioria que, de facto, consideram as candidaturas demasiado burocráticas. Mas esse indicador não tem qualquer ligação com as empresas que estão a falir no país (ou com a causa dessas falências).

ERRADO

“Portugal foi, segundo a OCDE, o país com maior percentagem de empresas por apoiar e o segundo pior no esforço orçamental para esse apoio”

Numa das intervenções pelos sociais-democratas, o líder da bancada parlamentar do PSD afirmou que “Portugal foi, segundo a OCDE, o país com maior percentagem de empresas por apoiar e o segundo pior no esforço orçamental para esse apoio.”

Mas há uma ressalva que Adão Silva não fez: é que estes números referem-se apenas aos países da OCDE que usam o euro como moeda.

Em relação ao facto de ser o país com maior percentagem de empresas por apoiar, com 25,5% de PME sem qualquer ajuda — nem direta, nem indireta —, Portugal ficou à frente de países como o México, Colômbia, Turquia e Chile, que não usam o euro.

Os dados são do mais recente relatório da OCDE, num estudo que analisa o impacto da crise, a resposta dos governos e os fatores estruturais para a recuperação das PME para os 37 países da OCDE — onde se inclui Portugal, um dos países com menor esforço revelado e que deixou mais PME de fora dos apoios.

PRATICAMENTE CERTO

https://observador.pt/especiais/medicos-de-familia-pobreza-falencias-e-investimento-fact-check-ao-debate-sobre-o-estado-da-nacao/

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Estado

"Contribuinte – Gostava de comprar um carro.

Estado – Muito bem. Faça o favor de escolher.

Contribuinte – Já escolhi. Tenho que pagar alguma coisa?

Estado – Sim. Imposto sobre Automóveis (ISV) e Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA)

Contribuinte – Ah… Só isso.

Estado – … e uma “coisinha” para o pôr a circular. O selo.

Contribuinte – Ah!..

Estado – … e mais uma coisinha na gasolina necessária para que o carro efectivamente circule. O ISP.

Contribuinte – Mas… sem gasolina eu não circulo.

Estado – Eu sei.

Contribuinte – … Mas eu já pago para circular…

Estado – Claro!..

Contribuinte – Então… vai cobrar-me pelo valor da gasolina?

Estado – Também. Mas isso é o IVA. O ISP é outra coisa diferente.

Contribuinte – Diferente?!

Estado – Muito. O ISP é porque a gasolina existe.

Contribuinte – … Porque existe?!

Estado – Há muitos milhões de anos os dinossauros e o carvão fizeram petróleo. E você paga.

Contribuinte – … Só isso?

Estado – Só. Mas não julgue que pode deixar o carro assim como quer.

Contribuinte – Como assim?!

Estado – Tem que pagar para o estacionar.

Contribuinte – … Para o estacionar?

Estado – Exacto.

Contribuinte – Portanto, pago para andar e pago para estar parado?

Estado – Não. Se quiser mesmo andar com o carro precisa de pagar seguro.

Contribuinte – Então pago para circular, pago para conseguir circular e pago por estar parado.

Estado – Sim. Nós não estamos aqui para enganar ninguém. O carro é novo?

Contribuinte – Novo?

Estado – É que se não for novo tem que pagar para vermos se ele está em condições de andar por aí.

Contribuinte – Pago para você ver se pode cobrar?

Estado – Claro. Acha que isso é de borla? Só há mais uma coisinha…

Contribuinte – …Mais uma coisinha?

Estado – Para circular em auto-estradas

Contribuinte – Mas… mas eu já pago imposto de circulação.

Estado – Pois. Mas esta é uma circulação diferente.

Contribuinte – … Diferente?

Estado – Sim. Muito diferente. É só para quem quiser.

Contribuinte – Só mais isso?

Estado – Sim. Só mais isso.

Contribuinte – E acabou?

Estado – Sim. Depois de pagar os 25 euros, acabou.

Contribuinte – Quais 25 euros?!

Estado – Os 25 euros que custa pagar para andar nas auto-estradas.

Contribuinte – Mas não disse que as auto-estradas eram só para quem quisesse?

Estado – Sim. Mas todos pagam os 25 euros.

Contribuinte – Quais 25 euros?

Estado – Os 25 euros é quanto custa o chip.

Contribuinte – … Custa o quê?

Estado – Pagar o chip. Para poder pagar.

Contribuinte – Não perc...

Estado – Sim. Pagar custa 25 euros.

Contribuinte – Pagar custa 25 euros?

Estado – Sim. Paga 25 euros para pagar.

Contribuinte – Mas eu não vou circular nas auto-estradas.

Estado – Imagine que um dia quer…tem que pagar.

Contribuinte – Tenho que pagar para pagar porque um dia posso querer?

Estado – Exactamente. Você paga para pagar o que um dia pode querer.

Contribuinte – E se eu não quiser?

Estado – Paga multa."

Gás pimenta na ‘Cuba’ dos outros é refresco

Por lá, espera-se que o regime comunista tenha os dias contados.

Por cá, a ideia com que se fica é que os comunistas contam os dias para terem total controlo sobre o essencial das políticas do governo

21 jul 2021, Tiago Dores, ‘Observador’

A situação política e social em Cuba está complicada e os acontecimentos recentes na ilha do Caribe têm inevitáveis repercussões internacionais. Se não, reparem. Em Cuba, os cidadãos manifestam-se contra as miseráveis condições de vida com que o governo comunista os brinda. Enquanto isso, em Portugal, os comunistas manifestam-se contra esses manifestantes, ao mesmo tempo que António Costa continua a manifestar total disponibilidade para fazer compromissos com partidos comunistas. E todos continuam a roer-se de inveja daquela visita que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez a Cuba para prestar vassalagem ao déspota Fidel Castro.

Mas devo dizer que percebo a profunda estima que os nossos governantes socialistas e os seus comparsas comunistas nutrem pelo regime cubano. É que a existência da Cuba comunista permite, ao governo do PS, poupar imensos recursos. Recursos que, desta forma, podem ser aplicados de modo muito mais produtivo em, por exemplo, adjudicações directas a empresas fornecedoras de kits de alimentos em centros de vacinação. Empresas essas detidas por, ó inaudita coincidência!, outros socialistas. E em que é que se poupam recursos? Poupam-se na área da saúde, nomeadamente em tudo o que são consultas de psiquiatria no SNS e comparticipações de remédios para a depressão. Sim porque, enquanto os portugueses remediados conseguirem ir uma semana por ano, a crédito, fingir que são ricos para Cuba, vai dando para esquecerem que rumamos ao último lugar da UE em termos de riqueza, mais depressa do que os cubanos rumam para Miami.

E é aproveitar enquanto dura. Porque, ou muito me engano, ou vislumbram-se tendências opostas em Cuba e Portugal. Por lá, espera-se que o regime comunista tenha os dias contados. Por cá, a ideia com que se fica é que os comunistas estão a contar os dias para terem total controlo sobre o essencial das políticas do governo. Aliás, antecipo que, num futuro – para mal dos nossos pecados – não tão distante assim, em vez de serem os portugueses a viajar para a ilha caribenha em busca da experiência histórica de como era viver nos anos 50 do século XX, serão os cubanos a visitarem Portugal para recordarem, com indisfarçável alívio, como viviam em 2025.

Na vanguarda da cubanização do nosso Portugal está o inenarrável ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. E, atenção, quando digo “inenarrável” é mesmo porque estou convencido que se chegássemos ao pé do Camões e lhe pedíssemos “Luís, vais ler todas as notícias sobre o ministro Cabrita e depois descrever, pelas tuas próprias palavras, a dita personagem”, ao fim de um quarto de hora diria o Camões “Posso solicitar-lhe um café com açúcar, por favor?” E nós, “Claro que sim, Luís Vaz”. E ao entregar-lhe a chávena, o poeta pegaria na colher e tentaria arrancar o olho são enquanto gritava a plenos pulmões “É impossível! Não encontro palavras para descrever este energúm… indivíduo! Não há vocábulos para tal! A minha vida já não faz sentido!”

Desta feita, parece que Eduardo Cabrita fez uma interpretação do relatório da Inspeção-Geral da Administração Interna relativo aos festejos do Sporting merecedora de um sólido zero a Português do 8º ano. Já para não falar do facto do dito relatório ter demorado escassos dois meses a estar pronto. Bom, mas aqui chegados, há que ter a hombridade de reconhecer o seguinte: quem é que, no seu perfeito juízo, podia, alguma vez, ter antecipado que o Sporting ia ganhar o campeonato?

Ninguém. Ninguém estava preparado para tal bizarria.

Eduardo Cabrita incluído.

Isto não absolverá o ministro das suas responsabilidade, como é óbvio, mas é uma grande atenuante.

E, ao mesmo tempo, imaginem que o MAI começa já, de imediato, a preparar os próximos festejos do Sporting.

Eh pá, com alguma sorte, em 2040, quando houver novo triunfo leonino, Eduardo Cabrita terá tudo pontinho, a aguardar as festividades.

Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital

N.º 95 17 de Maio de 2021 Pág. 5
Diário da República, 1.ª série
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Lei n.º 27/2021 de 17 de Maio
Sumário: Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital.

A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição,
o seguinte:
Artigo 1.º
Objecto
A presente lei aprova a Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital.
Artigo 2.º
Direitos em ambiente digital
1 — A República Portuguesa participa no processo mundial de transformação da Internet num
instrumento de conquista de liberdade, igualdade e justiça social e num espaço de promoção, pro-
teção e livre exercício dos direitos humanos, com vista a uma inclusão social em ambiente digital.
2 — As normas que na ordem jurídica portuguesa consagram e tutelam direitos, liberdades e
garantias são plenamente aplicáveis no ciberespaço.
Artigo 3.º
Direito de acesso ao ambiente digital
1 — Todos, independentemente da ascendência, género, raça, língua, território de origem,
religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou
orientação sexual, têm o direito de livre acesso à Internet.
2 — Com vista a assegurar um ambiente digital que fomente e defenda os direitos humanos,
compete ao Estado promover:
a) O uso autónomo e responsável da Internet e o livre acesso às tecnologias de informação
e comunicação;
b) A definição e execução de programas de promoção da igualdade de género e das compe-
tências digitais nas diversas faixas etárias;
c) A eliminação de barreiras no acesso à Internet por pessoas portadoras de necessidades
especiais a nível físico, sensorial ou cognitivo, designadamente através da definição e execução
de programas com esse fim;
d) A redução e eliminação das assimetrias regionais e locais em matéria de conectividade,
assegurando a sua existência nos territórios de baixa densidade e garantindo em todo o território
nacional conectividade de qualidade, em banda larga e a preço acessível;
e) A existência de pontos de acesso gratuitos em espaços públicos, como bibliotecas, juntas
de freguesia, centros comunitários, jardins públicos, hospitais, centros de saúde, escolas e outros
serviços públicos;
f) A criação de uma tarifa social de acesso a serviços de Internet aplicável a clientes finais
economicamente vulneráveis;

N.º 95 17 de maio de 2021 Pág. 6
Diário da República, 1.ª série
g) A execução de programas que garantam o acesso a instrumentos e meios tecnológicos e
digitais por parte da população, para potenciar as competências digitais e o acesso a plataformas
eletrónicas, em particular dos cidadãos mais vulneráveis;
h) A adoção de medidas e ações que assegurem uma melhor acessibilidade e uma utilização
mais avisada, que contrarie os comportamentos aditivos e proteja os consumidores digitalmente
vulneráveis;
i) A continuidade do domínio de Internet de Portugal «.PT», bem como das condições que o
tornam acessível tecnológica e financeiramente a todas as pessoas singulares e coletivas para
registo de domínios em condições de transparência e igualdade;
j) A definição e execução de medidas de combate à disponibilização ilícita e à divulgação de
conteúdos ilegais em rede e de defesa dos direitos de propriedade intelectual e das vítimas de
crimes praticados no ciberespaço.
Artigo 4.º
Liberdade de expressão e criação em ambiente digital
1 — Todos têm o direito de exprimir e divulgar o seu pensamento, bem como de criar, procurar,
obter e partilhar ou difundir informações e opiniões em ambiente digital, de forma livre, sem qualquer
tipo ou forma de censura, sem prejuízo do disposto na lei relativamente a condutas ilícitas.
2 — A República Portuguesa participa nos esforços internacionais para que o ciberespaço
permaneça aberto à livre circulação das ideias e da informação e assegure a mais ampla liberdade
de expressão, assim como a liberdade de imprensa.
3 — Todos têm o direito de beneficiar de medidas públicas de promoção da utilização respon-
sável do ciberespaço e de proteção contra todas as formas de discriminação e crime, nomeada-
mente contra a apologia do terrorismo, o incitamento ao ódio e à violência contra pessoa ou grupo
de pessoas por causa da sua raça, cor, origem étnica ou nacional, ascendência, religião, sexo,
orientação sexual, identidade de género ou deficiência física ou psíquica, o assédio ou exploração
sexual de crianças, a mutilação genital feminina e a perseguição.
4 — A criação de obras literárias, científicas ou artísticas originais, bem como as equiparadas
a originais e as prestações dos artistas intérpretes ou executantes, dos produtores de fonogramas
e de videogramas e dos organismos de radiodifusão gozam de especial proteção contra a viola-
ção do disposto no Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, aprovado pelo Decreto -Lei
n.º 63/85, de 14 de março, em ambiente digital.
Artigo 5.º
Garantia do acesso e uso
É proibida a interrupção intencional de acesso à Internet, seja parcial ou total, ou a limitação
da disseminação de informação ou de outros conteúdos, salvo nos casos previstos na lei.
Artigo 6.º
Direito à proteção contra a desinformação
1 — O Estado assegura o cumprimento em Portugal do Plano Europeu de Ação contra a
Desinformação, por forma a proteger a sociedade contra pessoas singulares ou coletivas, de jure
ou de facto, que produzam, reproduzam ou difundam narrativa considerada desinformação, nos
termos do número seguinte.
2 — Considera -se desinformação toda a narrativa comprovadamente falsa ou enganadora
criada, apresentada e divulgada para obter vantagens económicas ou para enganar deliberadamente
o público, e que seja suscetível de causar um prejuízo público, nomeadamente ameaça aos proces-
sos políticos democráticos, aos processos de elaboração de políticas públicas e a bens públicos.
3 — Para efeitos do número anterior, considera -se, designadamente, informação comprovada-
mente falsa ou enganadora a utilização de textos ou vídeos manipulados ou fabricados, bem como
as práticas para inundar as caixas de correio eletrónico e o uso de redes de seguidores fictícios.

4 — Não estão abrangidos pelo disposto no presente artigo os meros erros na comunicação
de informações, bem como as sátiras ou paródias.
5 — Todos têm o direito de apresentar e ver apreciadas pela Entidade Reguladora para a
Comunicação Social queixas contra as entidades que pratiquem os atos previstos no presente artigo,
sendo aplicáveis os meios de ação referidos no artigo 21.º e o disposto na Lei n.º 53/2005, de 8 de
novembro, relativamente aos procedimentos de queixa e deliberação e ao regime sancionatório.
6 — O Estado apoia a criação de estruturas de verificação de factos por órgãos de comuni-
cação social devidamente registados e incentiva a atribuição de selos de qualidade por entidades
fidedignas dotadas do estatuto de utilidade pública.
Artigo 7.º
Direitos de reunião, manifestação, associação e participação em ambiente digital
1 — A todos é assegurado o direito de reunião, manifestação, associação e participação de
modo pacífico em ambiente digital e através dele, designadamente para fins políticos, sociais e
culturais, bem como de usar meios de comunicação digitais para a organização e divulgação de
ações cívicas ou a sua realização no ciberespaço.
2 — Os órgãos de soberania e de poder regional e local asseguram a possibilidade de exer-
cício dos direitos de participação legalmente previstos através de plataformas digitais ou outros
meios digitais.
Artigo 8.º
Direito à privacidade em ambiente digital
1 — Todos têm direito a comunicar eletronicamente usando a criptografia e outras formas de
proteção da identidade ou que evitem a recolha de dados pessoais, designadamente para exercer
liberdades civis e políticas sem censura ou discriminação.
2 — O direito à proteção de dados pessoais, incluindo o controlo sobre a sua recolha, o registo,
a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a
utilização, a divulgação por transmissão, difusão ou qualquer outra forma de disponibilização, a com-
paração ou interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição, é assegurado nos termos legais.
Artigo 9.º
Uso da inteligência artificial e de robôs
1 — A utilização da inteligência artificial deve ser orientada pelo respeito dos direitos funda-
mentais, garantindo um justo equilíbrio entre os princípios da explicabilidade, da segurança, da
transparência e da responsabilidade, que atenda às circunstâncias de cada caso concreto e esta-
beleça processos destinados a evitar quaisquer preconceitos e formas de discriminação.
2 — As decisões com impacto significativo na esfera dos destinatários que sejam tomadas
mediante o uso de algoritmos devem ser comunicadas aos interessados, sendo suscetíveis de
recurso e auditáveis, nos termos previstos na lei.
3 — São aplicáveis à criação e ao uso de robôs os princípios da beneficência, da não -maleficência,
do respeito pela autonomia humana e pela justiça, bem como os princípios e valores consagrados
no artigo 2.º do Tratado da União Europeia, designadamente a não discriminação e a tolerância.
Artigo 10.º
Direito à neutralidade da Internet
Todos têm direito a que os conteúdos transmitidos e recebidos em ambiente digital não sejam
sujeitos a discriminação, restrição ou interferência em relação ao remetente, ao destinatário, ao
tipo ou conteúdo da informação, ao dispositivo ou aplicações utilizados, ou, em geral, a escolhas
legítimas das pessoas.

Artigo 11.º
Direito ao desenvolvimento de competências digitais
1 — Todos têm direito à educação para a aquisição e o desenvolvimento de competências
digitais.
2 — O Estado promove e executa programas que incentivem e facilitem o acesso, por parte
das várias faixas etárias da população, a meios e instrumentos digitais e tecnológicos, por forma
a assegurar, designadamente, a educação através da Internet e a utilização crescente de serviços
públicos digitais.
3 — O serviço público de comunicação social audiovisual contribui para a educação digital dos
utilizadores das várias faixas etárias e promove a divulgação da presente lei e demais legislação
aplicável.
Artigo 12.º
Direito à identidade e outros direitos pessoais
1 — Todos têm direito à identidade pessoal, ao bom nome e à reputação, à imagem e à palavra,
bem como à sua integridade moral em ambiente digital.
2 — Incumbe ao Estado:
a) Combater a usurpação de identidade e incentivar a criação de plataformas que permitam
o uso pelo cidadão de meios seguros de autenticação eletrónica;
b) Promover mecanismos que visem o aumento da segurança e da confiança nas transações
comerciais, em especial na ótica da defesa do consumidor.
3 — Fora dos casos previstos na lei, é proibida qualquer forma de utilização de código bidi-
mensional ou de dimensão superior para tratar e difundir informação sobre o estado de saúde ou
qualquer outro aspeto relacionado com a origem racial ou étnica, as opiniões políticas, as convicções
religiosas ou filosóficas, ou a filiação sindical, bem como dados genéticos, dados biométricos ou
dados relativos à vida sexual ou orientação sexual de uma pessoa.
Artigo 13.º
Direito ao esquecimento
1 — Todos têm o direito de obter do Estado apoio no exercício do direito ao apagamento de
dados pessoais que lhes digam respeito, nos termos e nas condições estabelecidas na legislação
europeia e nacional aplicáveis.
2 — O direito ao esquecimento pode ser exercido a título póstumo por qualquer herdeiro do
titular do direito, salvo quando este tenha feito determinação em sentido contrário.
Artigo 14.º
Direitos em plataformas digitais
1 — Na utilização de plataformas digitais, todos têm o direito de:
a) Receber informação clara e simples sobre as condições de prestação de serviços quando
utilizem plataformas que viabilizam fluxos de informação e comunicação;
b) Exercer nessas plataformas os direitos garantidos pela presente Carta e na demais legis-
lação aplicável;
c) Ver garantida a proteção do seu perfil, incluindo a sua recuperação se necessário, bem como
de obter cópia dos dados pessoais que lhes digam respeito nos termos previstos na lei;
d) Apresentar reclamações e recorrer a meios alternativos de resolução de conflitos nos termos
previstos na lei.

2 — O Estado promove a utilização pelas plataformas digitais de sinaléticas gráficas que
transmitam de forma clara e simples a política de privacidade que asseguram aos seus utilizadores.
Artigo 15.º
Direito à cibersegurança
1 — Todos têm direito à segurança no ciberespaço, incumbindo ao Estado definir políticas públi-
cas que garantam a proteção dos cidadãos e das redes e sistemas de informação, e que criem me-
canismos que aumentem a segurança no uso da Internet, em especial por parte de crianças e jovens.
2 — O Centro Nacional de Cibersegurança promove, em articulação com as demais entidades
públicas competentes e parceiros privados, a formação dos cidadãos e empresas para adquirirem
capacitação prática e beneficiarem de serviços online de prevenção e neutralização de ameaças à
segurança no ciberespaço, sendo para esse efeito dotado de autonomia administrativa e financeira.
Artigo 16.º
Direito à liberdade de criação e à proteção dos conteúdos
1 — Todos têm direito à livre criação intelectual, artística, científica e técnica, bem como a
beneficiarem, no ambiente digital, da proteção legalmente conferida às obras, prestações, produ-
ções e outros conteúdos protegidos por direitos de propriedade intelectual.
2 — As medidas proporcionais, adequadas e eficazes com vista a impedir o acesso ou a
remover conteúdos disponibilizados em manifesta violação do direito de autor e direitos conexos
são objeto de lei especial.
Artigo 17.º
Direito à proteção contra a geolocalização abusiva
1 — Todos têm direito à proteção contra a recolha e o tratamento ilegais de informação sobre
a sua localização quando efetuem uma chamada obtida a partir de qualquer equipamento.
2 — A utilização dos dados da posição geográfica do equipamento de um utilizador só pode
ser feita com o seu consentimento ou autorização legal.
Artigo 18.º
Direito ao testamento digital
1 — Todas as pessoas podem manifestar antecipadamente a sua vontade no que concerne à
disposição dos seus conteúdos e dados pessoais, designadamente os constantes dos seus perfis
e contas pessoais em plataformas digitais, nos termos das condições contratuais de prestação do
serviço e da legislação aplicável, inclusive quanto à capacidade testamentária.
2 — A supressão póstuma de perfis pessoais em redes sociais ou similares por herdeiros não pode
ter lugar se o titular do direito tiver deixado indicação em contrário junto dos responsáveis do serviço.
Artigo 19.º
Direitos digitais face à Administração Pública
Perante a Administração Pública, a todos é reconhecido o direito:
a) A beneficiar da transição para procedimentos administrativos digitais;
b) A obter informação digital relativamente a procedimentos e atos administrativos e a comu-
nicar com os decisores;
c) À assistência pessoal no caso de procedimentos exclusivamente digitais;
d) A que dados prestados a um serviço sejam partilhados com outro, nos casos legalmente
previstos;

e) A beneficiar de regimes de «dados abertos» que facultem o acesso a dados constantes das
aplicações informáticas de serviços públicos e permitam a sua reutilização, nos termos previstos na lei;
f) De livre utilização de uma plataforma digital europeia única para a prestação de acesso a
informações, nos termos do Regulamento (UE) 2018/1724 do Parlamento Europeu e do Conselho,
de 2 de outubro de 2018.
Artigo 20.º
Direito das crianças
1 — As crianças têm direito a proteção especial e aos cuidados necessários ao seu bem -estar
e segurança no ciberespaço.
2 — As crianças podem exprimir livremente a sua opinião e têm a liberdade de receber e
transmitir informações ou ideias, em função da sua idade e maturidade.
Artigo 21.º
Ação popular digital e outras garantias
1 — Para defesa do disposto na presente lei, a todos são reconhecidos os direitos previstos
na legislação referente à ação popular, devidamente adaptada à realidade do ambiente digital.
2 — O Estado apoia o exercício pelos cidadãos dos direitos de reclamação, de recurso e de
acesso a formas alternativas de resolução de litígios emergentes de relações jurídicas estabeleci-
das no ciberespaço.
3 — As pessoas coletivas sem fins lucrativos que se dediquem à promoção e defesa do disposto
na presente Carta têm o direito a obter o estatuto de utilidade pública, nos termos da legislação
aplicável às entidades de caráter cultural.
4 — Os direitos assegurados em processo administrativo em suporte eletrónico, nos termos do
disposto no n.º 3 do artigo 64.º do Código do Procedimento Administrativo, são objeto de legislação
própria, a aprovar no prazo de 180 dias após a entrada em vigor da presente lei.
Artigo 22.º
Direito transitório
Até à entrada em vigor da lei prevista no n.º 2 do artigo 16.º são aplicáveis as normas vigentes
que regulam o impedimento do acesso ou remoção de conteúdos disponibilizados em violação do
direito de autor e direitos conexos.
Artigo 23.º
Entrada em vigor
A presente lei entra em vigor 60 dias após a sua publicação.
Aprovada em 8 de abril de 2021.
O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.
Promulgada em 8 de maio de 2021.
Publique -se.
O Presidente da República, MARCELO REBELO DE SOUSA.
Referendada em 11 de maio de 2021.
O Primeiro -Ministro, António Luís Santos da Costa.
114236482

https://dre.pt/application/file/a/163442250

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Acção Social Escolar: tudo o que precisa de saber para 2021-2022

A Acção Social Escolar é uma das principais medidas de apoio às famílias, implementadas pelo Governo. Saiba o que é e todos os detalhes sobre esta matéria.

O que sabe sobre Acção Social Escolar? Interessa-lhe saber mais? Então, convém ler este artigo para conhecer quais as condições para ter direito e como requerer o acesso a esse direito.

Em época de ingresso ou renovação de matrículas, os apoios sociais disponíveis permitem fazer face a uma das grandes fatias da despesa das famílias portuguesas e um bem/direito essencial para crianças e jovens.

Tendo em conta os tempos que correm, para tornar mais leve o investimento mais importante para o futuro dos seus filhos, saiba em que consiste esta medida de apoio, se tem direito e como pode requerer para o ano lectivo de 2021-2022.

Tudo sobre a acção social escolar

1

O que é?

A Acção Social Escolar (ASE) é uma medida de apoio que visa comparticipar nas despesas escolares de alunos pertencentes a famílias com mais baixos recursos.

Os objectivos da ASE passam por combater a exclusão social e o abandono escolar. Como também se pretende, assim, promover a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino. Para o efeito, inclui medidas que passam pela comparticipação económica destinada, nomeadamente à alimentação, aquisição de material escolar, visitas de estudo e em alguns casos subsídio de transporte.

A ASE contempla dois escalões (A e B), que são definidos de acordo com os escalões de abono de família, tendo como referência o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS).

2

Quem tem direito?

Como já referimos, no âmbito da ASE são atribuídos apoios económicos a crianças que frequentam a educação pré-escolar. Para além disso, são contemplados alunos dos ensinos básico e secundário que pertençam a agregados familiares cuja condição socioeconómica não lhes permita suportar de modo integral os respectivos encargos.

Assim, o escalão de Acção Social Escolar é indexado ao escalão de abono de família de que beneficia a criança e/ou aluno.

Portanto, tem direito a usufruir da ASE todo o estudante residente em Portugal, a frequentar a escolaridade obrigatória numa escola da rede pública, cujo rendimento do agregado familiar seja igual ou inferior ao valor estabelecido para o 3.º escalão de rendimentos considerado para a atribuição de abono de família.

3

Quanto pode receber?

O cálculo do escalão de apoio social escolar atribuído depende do valor do abono de família do agregado familiar. Por sua vez, o abono de família tem como referência o IAS, o qual, em 2021, é de 438,81€, mantendo o mesmo valor em relação ao ano anterior devido às consequências negativas da pandemia COVID-19 na economia nacional.

De acordo com o IAS, o tecto de rendimentos anuais do agregado familiar que define cada escalão é delimitado pelos seguintes valores:

  • 1: rendimentos até 3.071,67€;
  • 2: até 6.143,34€;
  • 3: até 9.215,01€;
  • 4: até 15.358,35€;
  • 5: acima de 15.358,35€.

Em termos de ASE, contam os três primeiros escalões do abono familiar.

As comparticipações previstas para os diferentes escalões do subsídio escolar são as seguintes:

1º Ciclo e 2º e 3º ciclos do ensino básico
  • Escalão A: a alimentação é comparticipada a 100%, enquanto que o material escolar tem uma comparticipação máxima de €16 e as visitas de estudo de €8;
  • Escalão B: a alimentação tem uma comparticipação de 50%, o valor máximo para material escolar é de €8 e para as visitas de estudo o limite é de €10.
Ensino Secundário

Os escalões e os valores são iguais aos anteriores. Acresce, caso se justifique, uma comparticipação para alojamento em residência familiar.

  • Escalão A: 15% do IAS/mês (x10);
  • Escalão B: 8% do IAS/mês (x10).

Caso, nos termos da lei, ocorra reavaliação do escalão de rendimentos para efeitos da atribuição do abono de família, pode haver reposicionamento em escalão de apoio. Isto está previsto nos termos do art. 14º do Dec.-Lei nº 176/2003, de 2 de agosto.

No que respeita aos apoios previstos e respetivos valores referentes a cada escalão da (ASE), pode consultá-los online.

Relativamente aos livros escolares, não é apresentado qualquer valor nas tabelas, considerando o programa de gratuitidade e reutilização de manuais escolares.

Programa de gratuitidade e reutilização de manuais escolares

Trata-se de um programa do Governo Português, que consiste na oferta dos manuais escolares e que é destinado aos alunos matriculados em escolas públicas ou em estabelecimentos de ensino particular e cooperativo.

Este programa é alargado a todos os alunos da escolaridade obrigatória, ou seja, desde o 1.º ano até ao 12.º ano.

O programa de gratuitidade e reutilização de manuais escolares volta, no entanto, a não incluir os cadernos de atividades/fichas, nem os restantes componentes dos chamados packs pedagógicos. Deste modo, esses livros continuarão a ter de ser adquiridos pelas famílias.

Nota: Apesar de a gratuitidade prever a reutilização, no ano letivo 2020-2021 foi suspensa a devolução dos manuais escolares entregues no ano letivo anterior, em consequência da pandemia da COVID-19. Assim, foram distribuídos manuais escolares gratuitos novos a todos os alunos, salvo em caso de retenção.

4

Como requerer os subsídios de Ação Social Escolar?

Para beneficiar de subsídios de ASE, os encarregados de educação devem preencher os modelos de candidatura disponibilizados pelo Serviço de ASE do Agrupamento de Escola no ato de matrícula (e também, nalguns casos, diretamente na câmara municipal correspondente).

Para além disso, devem apresentar uma declaração da Segurança Social, comprovativa do escalão de abono de família, tendo em atenção os prazos fixados para o efeito.

Neste momento e tendo em consideração a situação atual, as escolas ou agrupamentos já disponibilizaram nas suas plataformas online toda a informação relativamente a prazos e documentos necessários.

Os processos de candidatura a subsídios são analisados pelos serviços de Ação Social Escolar dos Agrupamentos de Escola e decididos pelo Município.

Mas atenção! A utilização dos benefícios concedidos no âmbito da ASE só será efetiva a partir da data de decisão oficial.

Decorrido o prazo inicial de candidatura e ao longo do ano letivo, se se verificar a diminuição dos rendimentos do agregado familiar que se reflita na alteração do escalão de abono de família, pode ser apresentada candidatura para atribuição de subsídio de Ação Social Escolar.

Se considera a possibilidade de usufruir dos subsídios da ASE, informe-se atempadamente no agrupamento escolar respetivo.

https://www.e-konomista.pt/acao-social-escolar/

Como pedir transferência de uma escola para outra.

Não sabe como pedir transferência do seu filho de uma escola para outra? Fique a par dos procedimentos necessários.

Quer mudar o seu filho de escola e não sabe como pedir transferência de uma escola para outra?
Antes de mais, é importante perceber que os motivos que podem levar a uma transferência de escola podem ser vários: o seu filho não se adapta à escola onde está inscrito ou, como encarregado de educação, sente que aquela instituição de ensino não é a mais indicada para o seu educando.
Por essa razão, damos-lhe a conhecer a informação essencial sobre como pedir transferência de uma escola para a outra e ainda algumas dicas para que consiga preparar o seu filho para a mudança.

Como pedir transferência de uma escola para outra: guia de procedimentos

Se tem interesse em saber como pedir transferência de uma escola para outra, então existem alguns aspectos para os quais deve estar atento.

Quem pode pedir transferência?

De uma forma geral, são os encarregados de educação e agentes educativos que têm responsabilidades na transferência de processos de matrícula.

Tal como refere o Decreto-Lei n.º 176/2012, “durante a frequência de cada ciclo ou nível de ensino não são permitidas, em regra, transferências de alunos entre agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas”.

Contudo, o diploma apresenta algumas excepções a esta regra:

  • A mudança de curso ou de disciplina de opção não existentes na escola que o aluno frequenta;
  • A aplicação de medida disciplinar sancionatória que determina a transferência de escola;
  • As situações, devidamente reconhecidas pela escola, em que é solicitada a transferência por vontade expressa do encarregado de educação ou do aluno, quando maior de idade.
Quando se pode pedir transferência de escola? E qual o custo associado?

Para que não haja dúvidas, saiba que, por norma, apenas pode fazer pedidos de transferências após o dia 12 de Setembro. É importante ainda referir que, este tipo de processo não tem qualquer tipo de custo.

Tratando-se do início do ano lectivo, como fazer?

Não sabe como pedir transferência de uma escola para outra, no início do ano lectivo? Numa fase inicial, o pedido de transferência de estabelecimento de educação ou ensino, no início do ano lectivo, deve ser efectuado por via electrónica, no Portal das Matrículas, do Ministério da Educação (ME).
Assim que tiver feito o pedido, será necessário que o encarregado de educação do aluno se dirija à escola onde a existência de vaga é confirmada, de modo a que consiga realizar a formalização da inscrição do seu educando no novo estabelecimento de ensino.

Como pedir transferência de uma escola para outra, a meio do ano lectivo?

Muitas vezes, a vontade de mudar de escola não surge logo no início do ano lectivo. Por vários motivos, os alunos ou os pais podem querer pedir transferência de escola já a meio do ano lectivo.
Neste caso, importa saber que os procedimentos não diferem muito dos habituais, mas é aconselhável consultar a
legislação de suporte que existe a este respeito.

Quais são os documentos necessários e os códigos de autenticação?

Para utilizar o Portal das Matrículas é necessário que faça o login na plataforma. Para tal, pode usar as credenciais de acesso do Portal das Finanças, a Chave Móvel Digital ou ainda através do Cartão de Cidadão (se tiver o leitor de cartões smartcard e respectivo PIN de autenticação).

Depois de concluído o processo serão necessários os seguintes documentos:

  • Cartão de Cidadão do encarregado de educação e do aluno a matricular/ transferir;
  • Respectivos códigos de autenticação do cartão e PIN de morada;
  • Prova do escalão de abono de família do ano em questão (emitida pela Segurança Social com a data do mês em que efectua a inscrição);
  • Comprovativo de Morada Fiscal da área de residência;
  • Declaração da composição do agregado familiar validada pela Autoridade Tributária;
  • Uma fotografia em formato digital do seu educando;
  • Declaração da entidade patronal caso trabalhe na área de influência das Escolas pretendidas;
  • Declaração de vaga no caso de ser uma Escola Profissional / Particular.
Transferência para estabelecimento público não tutelado pelo Ministério da Educação

Se, como encarregado de educação, pretender que a transferência seja feita para um estabelecimento de ensino público não tutelado pelo Ministério de Educação, deve saber que o pedido não é feito através do Portal das Matrículas.

Isto porque estes estabelecimentos possuem regras e requisitos próprios de admissão. Informe-se junto da instituição de ensino


4 dicas para ajudar o seu filho na transição

Os motivos que podem estar associados a uma transferência de escola, podem ser vários, seja por vontade própria do aluno ou dos pais/encarregados de educação.

As razões podem ser várias, tais como a perda de confiança nos professores, a desconfiança do processo pedagógico da escola por parte dos pais que vai passando para o aluno, uma atitude negativa previamente concebida sobre a instituição, bullying e relações interpessoais comprometidas, uma diferença enorme entre os valores da família e os valores da escola e até mesmo quando o aluno precisa de ganhar alguma disciplina numa instituição mais adequada.
A mudança nunca é uma decisão fácil, no entanto como pai ou encarregado de educação, pode sempre ajudar o seu filho através das seguintes dicas. Tome nota:

1

Visite a escola para onde o seu filho vai ser transferido

Faça uma pequena visita e leve o seu filho consigo, para que ambos possam ter a certeza de que aquela é mesmo a escola ideal.

2

Marque uma reunião com o novo director de turma

É importante que o seu filho se sinta protegido nesta fase, por isso opte por marcar uma reunião com o novo director de turma e com o seu filho. Desta forma, como aluno, sentir-se-á mais à vontade e passará a conhecer a sua nova escola e até alguns dos professores.

3

Mostre disponibilidade e saiba ouvir

Se o seu filho não gostar da transição, seja paciente e tente demonstrar o porquê da sua escolha. Dê exemplos claros e mostre que a nova escola é o caminho certo para ele.

4

Materiais escolares novos também podem ajudar

Toda a gente gosta de ter uma caneta ou um caderno novos, não é assim? Se o seu filho não se sentir muito motivado com esta transferência, leve-o às compras de material escolar novo, ajuda sempre!

https://www.e-konomista.pt/como-pedir-transferencia-de-uma-escola-para-outra/

Calendário escolar 2021-2022: conheça todas as datas

Ministério de Educação já revelou o calendário escolar para 2021-2022. O próximo ano lectivo começa entre 14 e 17 de Setembro. Fique a par de todas as datas.

Quem tem filhos a estudar, aguardava com antecipação as datas do calendário escolar 2021-2022. O Ministério da Educação acaba de revelar as datas para o próximo ano lectivo, sendo que o despacho que aprova o calendário já foi publicado em Diário da República. Tome nota de todas as datas!

Calendário escolar 2020-2021: conheça todas as datas

O primeiro período do ano lectivo arranca entre os dias 14 e 17 de Setembro e acaba a 17 de Dezembro de 2021.

A 3 de Janeiro começa o segundo período e vai até a 5 de Abril de 2022.

O terceiro período está previsto iniciar a 19 de Abril, e as aulas do próximo ano lectivo terminam:

  • a 7 de Junho para o 9.º ano, 11.º e 12.º anos de escolaridade;
  • a 15 de Junho para os 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade;
  • a 30 de Junho no pré-escolar e 1.º ciclo.


Datas das férias escolares

No calendário das pausas lectivas destaca-se o facto de as férias do Carnaval regressarem ao calendário escolar 2021-2022, depois de terem sido suspensas no ano lectivo anterior, por causa da pandemia. Assim, os períodos de interrupção para as férias escolares acontecem nas seguintes datas:

Interrupções                    Data de início                 Data de termo

1ª pausa (férias do Natal) 20 de Dezembro de 2021 31 de Dezembro de 2021

2ª pausa (férias do Carnaval)  28 de Fevereiro de 2022  2 de Março de 2022

3ª pausa (férias da Páscoa)  6 de Abril 18 de Abril de 2022


Provas de avaliação em 2021/2022: conheça as datas

Provas de Aferição e exames do 9º ano

As provas de aferição 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade vão decorrer entre 2 de Maio e 20 de Junho.

Os exames do 9º ano vão realizar-se entre os dias 17 de Junho e 22 de Julho.

Exames nacionais

Tanto os alunos do 11º como do 12º ano fazem exames nacionais. Estas provas são as mais importantes da escolaridade obrigatória, pois contam para a média do ensino secundário e, na maioria dos casos, funcionam como provas de ingresso ao ensino superior.

Assim, a 1ª fase de exames nacionais vai acontecer entre os dias 17 de Junho e 6 de Julho. A segunda decorre entre os dias 21 e 27 de Julho.

Fontes

Diário da República Electrónico: Despacho n.º 6906-B/2020

República Portuguesa, XXII Governo: Comunicado do Conselho de Ministros de 28 de Janeiro de 2021

República Portuguesa, XXII Governo: Actividades lectivas são retomadas em regime não presencial a 8 de Fevereiro

Diário da República: Despacho n.º 1689-A/20

Manuais escolares gratuitos em 2021/2022: como obter os seus.

Ano de eleições, para o PS é bom!

No ministério da educação, o nível de conhecimento ou de inteligência é preocupante, pois o governo distribuiu computadores a 40% dos alunos???

A prometida universalização da escola digital ainda só chegou a 40% dos alunos.

Uma auditoria do Tribunal de Contas revelada esta quinta-feira 22-07-2021, sublinha que o Governo autorizou a despesa com os computadores tardiamente (só em Julho de 2020) e que a "mais de 60%" os equipamentos só chegarão no próximo ano lectivo. Portanto: se não tem computador, como se inscreve quando os “inteligentes do ministério da educação” querem e só aceitam a inscrição, para os manuais grátis, via internet?!

Saiba o que fazer para obter os manuais escolares gratuitos através do sistema de vouchers. Já há novidades!

No ano lectivo 2021/2022, o programa de acesso a manuais escolares gratuitos vai voltar a abranger todo o ensino obrigatório (do 1º ao 12º ano de escolaridade) de escolas públicas e privadas com contractos de associação.

A atribuição dos manuais é feita, como habitualmente, pela plataforma MEGA através do sistema de vouchers ou vales. Saiba, então, como funciona o processo e como obter os seus manuais escolares gratuitos.

Manuais escolares gratuitos: como obter os seus

Antes de mais, precisa de ter um computador com acesso à internet, uma vez que o processo é realizado através da plataforma MEGA.

O primeiro passo é efectuar o registo, o que poderá ser feito de duas formas diferentes: no site da plataforma ou, em alternativa, usando a app “Edu Rede Escolar” (disponível apenas para sistemas Android).

Depois de se registar como “encarregado de educação”, insere o seu número de contribuinte e as credenciais de acesso ao Portal das Finanças. Recorde-se que, após o registo na plataforma MEGA, os vouchers ficam associados ao Número de Identificação Fiscal (NIF) do encarregado de educação.

Uma vez validado o registo, poderá ter acesso aos dados do seu educando, e poderá encontrar os vouchers ou vales a que tem direito, bem como o acesso à lista de livrarias aderentes à iniciativa. Será a esses estabelecimentos que se deverá dirigir para levantar os manuais, mediante a apresentação dos vouchers (não é obrigatório imprimir, basta apresentar em formato digital).

Se lhe forem atribuídos vouchers para livros novos, deverá dirigir-se a qualquer uma das livrarias que constam na lista. Se lhe forem atribuídos vouchers para livros usados, será na escola que terá de os levantar.

Em caso de não poder usar a internet, há uma alternativa: dirigir-se à escola onde está matriculado o seu educando e pedir os vales em papel.

Aponte já estas datas

duas datas importantes a reter: 16 de Agosto será o dia em que serão emitidos os vouchers para os alunos de todos os anos de escolaridade de continuidade.

Dia 23 de Agosto é o dia em que serão emitidos os vouchers para os alunos que irão frequentar os anos de escolaridade de início de ciclo (1º, 5º, 7º, 10º anos).

Que despesas são inerentes a este processo?

A emissão dos vales não implica qualquer despesa para os encarregados de educação. O registo na plataforma MEGA é gratuito e os manuais escolares também.

Quais os materiais pedagógicos que não são gratuitos?

Apesar de os manuais escolares serem gratuitos, existem outros materiais escolares pedagógicos que terão de ser adquiridos, uma vez que o programa de gratuidade e reutilização de manuais escolares não abrange nem os cadernos de actividades e fichas, nem os denominados “packs pedagógicos“.

Considerações importantes acerca do uso dos manuais escolares gratuitos

Os manuais escolares devem ser entregues às escolas no final do ano lectivo e em bom estado – caso contrário arrisca-se a ter de pagá-los. Se se recusar a pagar perderá o direito aos manuais escolares gratuitos no ano letivo seguinte.

Tenha apenas em atenção que, se tem filhos no 1.º ciclo do ensino básico, então não tem de devolver os manuais. Neste nível de ensino em particular, são distribuídos anualmente manuais escolares gratuitos novos.

E os alunos das escolas privadas?

Para os alunos das escolas privadas, nomeadamente os que frequentam a escolaridade obrigatória na rede pública do Ministério da Educação e nos colégios particulares com contrato de associação, o acesso aos manuais será também gratuito.

De fora do programa de gratuitidade e de reutilização de manuais escolares ficam as escolas privadas sem contrato de associação