O Espelho Vermelho de Gulnaz Sharafutdinova oferece uma visão importante sobre a natureza do regime de Putin e como ele preparou o terreno para esta guerra no mercado interno. O livro é uma rara tentativa de levar em conta as dimensões emocionais do Putinismo, e como Putin construiu com sucesso uma imagem como defensor do país contra a humilhação.
Sharafutdinova documenta a evolução da máquina de mídia estatal russa na última década, mostrando como ela promoveu sistematicamente uma visão da identidade russa baseada na vitimização russa. Os propagandistas do Estado têm cultivado e amplificado emoções ligadas à história recente da Rússia, atualizando velhos tropos soviéticos e imagens inimigas para fomentar a noção de que a Rússia é uma nação sitiada.
Em muitos dos comentários recentes sobre a Rússia de Putin, encontramos a sociedade russa reduzida a uma caricatura. Por outro lado, este é um livro que leva em conta a diversidade da sociedade russa e evita recorrer a estereótipos sobre a “alma russa” ou o suposto eterno desejo russo de uma “mão de ferro”. Em vez disso, Sharafutdinova mostra como o estado atual da Rússia é resultado de escolhas políticas feitas por Vladimir Putin e seu governo.
– Julie Fedor
Sem comentários:
Enviar um comentário