sexta-feira, 8 de abril de 2022

Dr. Jivago por Boris Pasternak


Um romance escrito por um poeta, é notoriamente uma história de amor, ambientada na história infinitamente turbulenta da Rússia de 1905 até a Grande Guerra Patriótica. Um livro banido por muitos anos em seu próprio país , seu autor forçado a recusar o Prémio Nobel , pessoas próximas a ele presas. Não é uma cartilha para entender o que está acontecendo na Ucrânia hoje, como decisões com consequências tão devastadoras são tomadas em Moscou. Mas fala sobre a Rússia e os russos. clima e paisagem da Rússia; A capacidade dos russos para o amor mais terno e crueldade abismal.

A história é contada em prosa escrita por um poeta, então você sente essas coisas russas, em sua alma. Nós os sentimos, em parte por causa do talento do autor, mas principalmente porque no final eles não são exclusivamente russos, são universais.

Os russos – e aqueles de nós não-russos que se apaixonam por isso – são bons em pensar que são excepcionais, em sua alma, sua capacidade de amar e odiar, os horizontes infinitos de sua paisagem. É uma coisa perigosa, pensar que você é excepcionalmente especial – e se, ao lê-lo, você for inundado pela esmagadora russidade do romance, você deve ter isso em mente.

– Stephen Fortescue

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.