segunda-feira, 4 de julho de 2022

Secretário-Geral da ONU: 'Tempestade perfeita de crises globais aumentará a desigualdade mundial'

O fosso crescente entre Norte e Sul não é só 'moralmente inaceitável', mas também politicamente perigoso, alerta António Guterres

A humanidade está enfrentando uma 'tempestade perfeita' de crises que resultarão no aumento da desigualdade entre o Norte e o Sul, alerta o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Ele vê não apenas as crescentes contradições como 'moralmente inaceitáveis', mas também como perigosas porque aumentam as ameaças à paz e à segurança em um mundo dominado por conflitos.

As crises globais de alimentos, energia e financeiras desencadeadas pela guerra na Ucrânia agora estão atingindo fortemente os países que já estavam lutando com as consequências da pandemia e da crise climática. O efeito geral é que agora se inverteu um período de crescente equalização entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, diz António Guterres.

"As desigualdades ainda estão crescendo internamente nos países, e agora estão crescendo de maneira moralmente inaceitável entre Norte e Sul - isso cria uma lacuna que pode ser muito perigosa do ponto de vista da paz e da segurança", disse ele.As crises globais de alimentos, energia e financeiras desencadeadas pela guerra na Ucrânia agora estão atingindo fortemente os países que já estavam lutando com as consequências da pandemia e da crise climática.  O efeito geral é que agora se inverteu um período de crescente equalização entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, diz António Guterres.

https://www.information.dk/udland/2022/07/fns-generalsekretaer-perfekt-storm-globale-kriser-oege-verdens-ulighed?lst_frnt

Sem comentários: