terça-feira, 12 de julho de 2022

Truques simples para arrefecer uma casa sem AC durante a onda de calor.

Portugal vai enfrentar temperaturas elevadas nos próximos dias. Onde a maioria das casas não tem ar condicionado, como proteger-se dentro de casa?

Nos próximos três dias, Portugal vai enfrentar uma onda de calor com temperaturas máximas a rondar os 40ºC (prevê-se para Évora e Castelo Branco uma máxima de 44ºC, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera) e com mínimas sempre acima dos 20ºC. A Direcção-Geral de Saúde (DGS) emitiu vários conselhos à população, em particular aos mais vulneráveis, para que se protejam das temperaturas perigosas.

De acordo com um estudo do site idealista publicado em Julho de 2021, só 21% das casas para comprar ou arrendar em Portugal tinham sistema de ar condicionado, apontado como uma das principais ferramentas para lidar com o aumento das temperaturas. Numa casa sem essa instalação, como lidar com o calor?
No seu site, a DECO dá várias dicas, como a de abrir as janelas de manhã cedo e ao final do dia para refrescar a casa. Caso a essas alturas do dia as temperaturas ainda se mantenham elevadas, pode fazê-lo à noite.
Durante o dia, quando bate o sol, os estores, persianas e cortinados devem ser mantidos fechados.
As plantas altas colocadas ao pé das janelas também ajudam a criar sombra.
Quando quiser refrescar a casa à noite, deve abrir duas janelas em lados opostos da casa para criar correntes de ar. Ao arrefecer as paredes, faz com que a casa resista melhor às altas temperaturas durante o dia.
Outra forma de maximizar o uso das cortinas é borrifar água num lençol e cobrir a abertura da janela com ele: a brisa passará entre o tecido e a humidade do lençol ajuda a arrefecer a sala.
Segundo a DECO, "o ideal é combinar arejamento intensivo periódico com técnicas de ventilação": "O ar deve entrar através das divisões principais (quartos e salas) e sair pelas de serviço (cozinha e casa de banho)."
Já o site da Avail, um software de gestão de propriedades para senhorios, indica outras ideias, como assegurar que as janelas estão bem fechadas e tapadas, porque "76% da luz solar que entra em casa se transforma em calor".
Para tapar as janelas, cita o Departamento de Energia dos EUA, que sugere cortinados com cores neutras e forro de plástico branco para reduzir o calor ou cortinados blackout.
Além disso, aconselha que se evitem duches quentes: com água mais fresca, a temperatura do corpo vai reduzir-se e evita-se maior calor em casa.
As portas devem ser fechadas e isoladas. Ao fechar algumas divisões da casa, concentra o ar mais fresco num só lugar.
O uso de eletrodomésticos no geral deve ser evitado, porque criam calor. Desligue os que puder desligar e não use o forno. Caso seja mesmo necessário, deve só ocorrer à noite e com a janela aberta.
Outra opção passa pela troca de lâmpadas: as incandescentes produzem muito calor, ao contrário das lâmpadas fluorescentes compactas ou LED's.
As ventoinhas podem ser boas aliadas, apesar de só movimentarem o ar em vez de o refrescarem. Mas aqui vai uma sugestão: coloque uma taça cheia de gelo à frente da ventoinha, o que vai libertar ar mais fresco.
O ideal é, caso tenha mais que uma ventoinha, criar uma corrente de ar entre ambas. Coloque uma delas na zona mais fresca da casa, em direção à mais quente: o ar mais frio obrigará à saída do mais quente (mais leve).
O site da Reader's Digest sugere que, se tiver uma ventoinha de tecto, as pás devem rodar no sentido contrário aos ponteiros do relógio, para criar uma corrente de ar em direção ao chão.
Em casas húmidas, considere comprar um desumidificador, para tornar a casa mais confortável em vez de ter que lidar com o calor húmido.
Segundo o site Real Homes, a colocação de recipientes com água pela casa pode ajudar a refrescar a área.

Sábado

Leonor Riso

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.