segunda-feira, 23 de março de 2020

ALERTA DE UMA MÉDICA

Não tenho forma de confirmar a autoria e conteúdo mas, como as recomendações em geral estão de acordo com as indicações da OMS, aqui o coloco!

POST da Dra. ANA MARINHO SOARES (USF FELGUEIRAS)

“Escrevo isto para que chegue por favor ao máximo de pessoas a minha advertência.

Estamos perante uma epidemia e é necessário que TODOS façam a SUA parte para a travarmos!

Como médica sinto-me na obrigação de alertar porque vejo muitas pessoas que chegam a ridicularizar a situação e ignoram as importantes medidas preventivas.

Estou farta de ler posts a dizerem que há mais pessoas a morrerem de fome, e de acidentes e de outras coisas do que com COVID 19, desvalorizando a epidemia. Isso é verdade, há imensas outras coisas que matam muito mais que o Covid mas são assuntos independentes, não são?!Resolver um assunto é resolver um assunto, resolver outro assunto é resolver outro assunto. Porque é que eu vou estar a comparar a fome ao Covid? Os dois são para resolver, ok? Ou porque há mais pessoas a morrerem de fome e a morrerem de acidentes já não temos de travar esta epidemia?

Estou farta de Ler que a gripe comum é mais grave que o Covid 19. Isso não é verdade! Não sou eu que o digo é a Organização Mundial de Saúde. Querem entidade mais idónea que esta? O Covid 19 tem-se mostrado mais agressivo e com mais casos que terminam em morte (principalmente em idosos e pessoas com patologias crónicas).

Acho especialmente que esta ideia errada que foi passada de que Covid 19 é igual a gripe comum foi muito prejudicial porque está a fazer com que as pessoas não tomem as medidas preventivas de uma forma seria e adequada, pensando que não têm de mudar os hábitos porque nunca o fizeram e todos os anos há gripe…

Neste momento Felgueiras tem casos de Covid por isso controlar a epidemia tem de ser uma PRIORIDADE para os Felgueirenses. Acredito que esta desvalorização pode ser muito prejudicial para o nosso concelho porque pode levar a mais contágios por imprudências evitáveis.

O nosso concelho já tem como sabem, casos confirmados de Covid 19 e é preciso que TODOS colaborem para “cortarmos” os contágios.

E o que têm de fazer é muito pouco…

1- Deixem de espirrar e tossir para o ar…. é sempre, sempre para o braço

2- Lavem as mãos muitas vezes, e é fundamental lavar sempre as mãos antes de tocar no rosto, antes de comer, depois de mexer em algo que passe por “muitas mãos” como o dinheiro por exemplo

3-Não cumprimentem ninguém com aperto de mão e não dêem beijinhos a ninguém! Mesmo aos vossos pais, avós, filhos, não dêem beijos…

4- Depois de limparem o nariz deitem o lenço logo ao lixo

5- Se estão de quarentena… façam a quarentena!!!

6- Se tiver tosse, febre, falta de ar e viajou recentemente ou esteve em contacto com um caso de COVID 19 deve ligar para a linha 24 ( não deve ir nem ao centro de saúde nem à urgência hospitalar)

7- Evitem multidões, estar em sítios fechados com muita gente, etc.

8- Aconselho os cafés, lojas comerciais, serviços, etc. a desinfectarem regularmente as maçanetas das portas ao longo do dia

9- Muitas pessoas não têm Facebook… não consigo que esta mensagem chegue principalmente aos mais idosos (que são também os que mais riscos correm). Transmitam-lhes todos os cuidados que eles devem ter… sejam portadores das medidas preventivas que eles devem tomar.

10- Evite viajar para fora do país

11- Nada de pânico! Concentrem-se em fazer estas medidas todas bem. Nós sabemos que em média uma pessoa infectada transmite a doença a duas ou a três pessoas. Nós podemos ser mais rápidos que a infecção se cada um de vocês fizer tudo direitinho e passar a mensagem a 3, 4, 5 pessoas que também façam tudo direitinho e por sua vez cada uma delas faça tudo direitinho e continue a transmissão de informação adequada, quebrado assim muitas, muitas correntes de transmissão

12- Se todos fizermos tudo bem os danos serão mínimos e quem sabe no S Pedro e nas Vitórias já poderemos beijar-nos e abraçar-nos e brindarmos à união da nossa terra, do nosso concelho e do que juntos podemos fazer por um bem maior, pela saúde de todos.”

Sem comentários: