terça-feira, 9 de março de 2021

Morgan Stanley: A indústria da gasolina está prestes a se tornar totalmente inútil

Por Alex Kimani - 09 de fevereiro de 2021, 19:00 CST

O investidor médio em energia agora está bem ciente da mudança monumental do setor de combustíveis fósseis para energia renovável. As usinas movidas a carvão estão fechando em um ritmo alarmante, à medida que o preço da eletricidade do gás natural e das energias renováveis ​​os prejudica, enquanto a geração eólica e solar continuam a ganhar ascendência.

Mas em nenhum lugar essa mudança foi tão dramática quanto a indústria de transporte, com titãs de EV como Tesla Inc. (NASDAQ: TSLA) e NIO Ltd. (NYSE: NIO) agora comandando avaliações substancialmente mais altas do que seus imponentes irmãos ICE, General Motors (NYSE : GM) e Ford Motors (NYSE: F). Na verdade, o setor EV global agora carrega uma avaliação mais alta do que o setor ICE global, apesar de ser responsável por menos de 3% das vendas de veículos novos em 2020 .

É uma situação que lembra assustadoramente as milhares de empresas de charretes e chicotes que se tornaram obsoletas no início do século XX.

Mas agora, uma seção de Wall Street diz que a situação é muito mais terrível do que isso.

O Morgan Stanley argumentou que os fabricantes de ICE tradicionais estão destinados a perder dinheiro já em 2030.

O analista da MS, Adam Jonas, diz que o mercado pode estar atribuindo valor zero ou mesmo negativo às receitas derivadas do ICE na GM e na Ford e listou uma variedade de fatores que provavelmente transformarão os ativos outrora lucrativos das empresas em potencialmente geradores de caixa e negócios deficitários.

Pivotando para EVs

O Morgan Stanley não está sozinho em sua visão sombria da indústria automobilística tradicional.

Uma pesquisa recente sobre investidores institucionais pela empresa de investimento revelou que 17% dos entrevistados pensam que a tecnologia ICE não tem valor zero ou negativo hoje, enquanto 60% classificaram a tecnologia ICE como apenas ligeiramente positiva. Apenas 23% acham que a tecnologia da gasolina e do diesel ainda carrega um valor positivo significativo.

Mas não nos leve a mal: ninguém está dizendo que as ações da GM e da F estão prestes a seguir o caminho da DMC, fabricante do outrora icônico carro DeLorean do Back to the Future .

Na verdade, a GM e a Ford poderiam ganhar um novo sopro de vida depois de ir tardiamente all-in na megatendência EV.

Na verdade, a General Motors prometeu encerrar a produção de todos os carros, caminhões e SUVs movidos a diesel e gasolina até 2035 como parte do plano da empresa de mudar toda a sua nova frota para veículos elétricos.

A GM também afirma que planeja usar 100% de energia renovável para abastecer suas instalações nos Estados Unidos até 2030 e em suas instalações globais até 2035 e pretende se tornar neutra em carbono da GM em seus produtos globais e em suas operações até 2040. Além disso, a montadora afirma que fará concentre-se em oferecer veículos com emissões zero em uma ampla gama de faixas de preços e trabalhe com várias partes interessadas para construir a infraestrutura de carregamento necessária enquanto promove a aceitação do consumidor.

Se você acha que isso não soa como o manual usual da GM, você não está imaginando coisas.

A GM apoiou o processo pró-carbono do governo Trump, que pretendia forçar a Califórnia e vários outros estados com padrões de milhagem de gás para reduzi-los aos padrões nacionais. A GM, no entanto, pirou após a derrota de Trump em novembro e desistiu do processo em 23 de novembro, depois que Biden se tornou o vencedor. Desde então, a GM anunciou uma série de planos de eletrificação , o que ajudou a aumentar as ações da GM em 35% no acumulado do ano.

O próprio Morgan Stanley prefere a General Motors à Ford, mantendo uma classificação de excesso de peso nas ações enquanto reduz a Ford para uma classificação de peso inferior de Peso igual devido a um valor de soma das peças menos do que estelar.

Na verdade, Adam Jonas acha que o valor justo da GM pode exceder 50% do preço atual das ações, enquanto o da Ford é 20% menor:

"Nossa composição revisada de DCF e SOTP ao longo do horizonte de 2030 tem maior cautela em nossas previsões de ICE para ambas as empresas, enquanto aumenta o valor dos negócios relacionados a EV e AV para cada uma. Para GM, a compensação dos ajustes de ICE negativos e positivos Os ajustes EV levam a um aumento em nosso preço-alvo para US $ 80, sugerindo mais de 50% de alta. Para a Ford, nossos ajustes são substancialmente compensadores. Isso, combinado com a recente aceleração no estoque (que manteve o ritmo com a GM YTD) oferece mais menos de 20% do nosso preço-alvo. "

No entanto, as ações F também subiram 35% no acumulado do ano.

É preciso dizer que ambas as ações da ICE superaram facilmente a TSLA, que só conseguiu um retorno acumulado no ano de 20%.

Por Alex Kimani para Oilprice.com

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