segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Primeiras carruagens “made in Portugal” para a CP prontas em 2025

CP está envolvida em consórcio do PRR para fabricar novas unidades no serviço Intercidades. Caderno de encargos para comboios de alta velocidade está quase pronto.

As primeiras carruagens do comboio made in Portugal para a Comboios de Portugal (CP) estarão prontas no final de 2025. A data foi avançada por Mário Florentino Duarte, presidente do conselho de administração da Sermer II (empresa que lidera o consórcio encarregue da produção).

. O veículo poderá ser utilizado no serviço Intercidades da Comboio de Portugal e terá três carruagens: uma de primeira classe; uma de segunda classe com bar; e uma de segunda classe apenas com salão de passageiros.

“Daqui a três anos vamos estar a mostrar o primeiro comboio português. Teremos pronta a produção em série de três carruagens”, avança Mário Florentino Duarte, citado pelo “Eco”.

Os vagões incluem a tecnologia push-pull, ou seja, podem integrar composições formadas por uma locomotiva que reboca um conjunto de carruagens num sentido e empurra-as no sentido contrário. Desta forma, as manobras de inversão serão mais fáceis e o comboio terá a “flexibilidade de uma automotora”.

Com um investimento de 58 milhões de euros, o consórcio liderado pela Sermer II conta com um total de 13 empresas e foi um dos primeiros grandes projetos a receber apoios financeiros das agendas mobilizadoras, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência português.

Sem comentários: