quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Recomendação ao Governo para que incentive a reconversão de moinhos e azenhas para produção de electricidade e valorização do património cultural

Lendo assim de “raspão” parece uma boa ideia, mas depois pensando um pouco, chego á conclusão que os deputados estão a “gozar”, com a população portuguesa e o aproveitamento eólico e hídrico. O Dia Nacional dos Moinhos, assinala-se a 7 de Abril. Existem passeios para visita de 23 moinhos, em Portugal, muito bonitos e aproveitados!!!

Quantos moinhos existem em Portugal? Quantas azenhas existem em Portugal? Quantos e quantas estão por aproveitar, seja para aquilo que for?  Com as notícias a esclarecer-nos sobre a falta de água, será que ninguém disse aos deputados onde se construíram as azenhas? será que o relator é algum… que teve conhecimento das Azenhas do Mar, em Colares, Sintra? e entusiasmou-se, de animo leve obviamente. Será que ninguém disse ao relator que os moinhos existentes estão na esmagadora maioria aproveitados e os restantes são ruinas, que para se restaurarem custam um dinheirão, cujo retorno, com excepção do cultural, não existe?! Ou… será que tem em vista algum negócio de transformadores de energia, e de aproveitamento - de moinhos e azenhas - próprio e querem que o Estado assim paga?

23 moinhos de Portugal para uma experiência inesquecível

moinho da Camila…

“Publicação: Diário da República n.º 150/2022, Série I de 2022-08-04, páginas 3 - 3

Emissor: Assembleia da República

Data de Publicação: 2022-08-04

Recomenda ao Governo que incentive a reconversão de moinhos e azenhas para produção de electricidade e valorização do património cultural

TEXTO

Resolução da Assembleia da República n.º 49/2022

Sumário: Recomenda ao Governo que incentive a reconversão de moinhos e azenhas para produção de electricidade e valorização do património cultural.

Recomenda ao Governo que incentive a reconversão de moinhos e azenhas para produção de electricidade e valorização do património cultural

A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que:

1 - Crie incentivos à concretização de projectos-piloto de recuperação de moinhos e azenhas em várias regiões, com objectivos de divulgação e demonstração, que combinem produção hidroeléctrica e valorização patrimonial.

2 - Simplifique o regime de licenciamento para facilitar a implementação de novos projectos.

Aprovada em 21 de Julho de 2022.

O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.