quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Rei da Sala de Aula.

Respeito. De figura de autoridade rígida a promotor compassivo do bem-estar: durante décadas, o papel do professor tem se tornado mais ameno – mas agora está diante de uma viragem.
-
Rei da Sala de Aula

-

No final da década de 1970, os alunos da Dalgasskolen em Skive recebiam aulas de matemática do diretor e vice-diretor, Jørgen Guldberg, já de idade avançada. Seu olhar era capaz de subjugar até os alunos mais teimosos, e as aulas transcorriam com uma disciplina quase militar. A atmosfera mudava completamente quando as crianças entravam no ginásio, onde o jovem Hans Svenning Larsen dava aulas. Vestido casualmente, ele brincava com os alunos e até encontrava tempo para abraçá-los.

Durante décadas, os professores têm se tornado mais tolerantes com seus alunos, mas agora enfrentam uma mudança radical: o governo quer corrigir a crescente perda de autoridade dos professores, e o Ministro da Educação, Mattias Tesfaye (S), quer dar aos docentes mais poderes para intervir fisicamente com alunos que perturbam as aulas. A proposta é uma tentativa de agir contra crianças que, segundo Tesfaye, receberam uma "educação péssima" e não respeitam seus professores.

weekendavisen


Sem comentários: