sexta-feira, 8 de maio de 2020

Quer cultivar sua própria comida? 9 dicas para ajudá-lo a começar.

6 de Maio de 2020 / Mary Halton

Seja como um hobby, enquanto as pessoas estão presas em casa, ou uma maneira de obter produtos frescos sem ir às lojas, hortaliças e frutas está tendo um pouco de renascimento agora.

Mas se você mata plantas domésticas há anos ou não sabe por onde começar, não é tão complicado, diz Stephen Ritz,educador da cidade de Nova York e fundador da Máquina do Bronx Verde. Ele cultiva comida com crianças em salas de aula há anos no Sul do Bronx, uma área considerada um deserto alimentar, onde o acesso a supermercados - e alimentos frescos e saudáveis - é limitado.

Aqui estão as dicas dele para cultivar sua própria comida:

Primeiro, há muitas plantas que são fáceis para os produtores iniciantes. " Eu os chamo de unders e overs", explica Ritz. "Há algumas coisas que crescem sobre o chão, como alface, espinafre e cebolinha, e você não pode errar com elas. E há coisas que crescem sob o solo, como rabanetes, cenouras, cebola verde, que são muito fáceis. Salsa, orégano, outras ervas - são mais coisas com as quais você não pode errar. Tomates também são plantas muito fáceis de cultivar." (Nota do editor: Se você está tentando cultivar alguma planta dentro de casa, você deve ter um ponto que recebe muito sol directo – pelo menos 4 – 6 horas por dia para legumes e 8 – 10 horas por dia para frutas.)

Além da facilidade, também é bom escolher plantas que você pode continuar a desfrutar, em vez das que você apenas colhe uma vez, diz Ritz. "Coisas que você pode cortar e comer continuamente como verduras de colarinho e verduras de mostarda. Hortelã é tão legal crescer em casa. Eu acho que a melhor hortelã para crescer é a hortelã de chocolate, porque as folhas são largas e realmente perfumadas. Mas hortelã, hortelã-pimenta, bálsamo de limão também são óptimos — ervas como essas têm um cheiro bom, fique bem e flor."

Você não precisa comprar plantadores chiques ou caixas de janela especiais. Provavelmente já há dezenas de coisas na sua casa em que as suas plantas viverão muito felizes, diz Ritz. "Latas de café, recipientes de iogurte, você escolhe. Velhos tanques de peixe… qualquer coisa cerâmica. Você pode usar praticamente qualquer coisa, e essa é a beleza da jardinagem. Alguns dos meus recipientes favoritos para crescer são garrafas de refrigerante de dois litros. Você os cortou ao meio. Com recipientes de iogurte, você pode pendurá-los verticalmente num terraço, saída de incêndio ou espaço ao ar livre com linha de pesca ou bom fio. Seja criativo, divirta-se, torne-o decorativo."

"Muitas coisas são divertidas de crescer se você tiver espaço suficiente para suas raízes se espalharem", explica. "Você pode realmente cultivar batatas num saco IKEA reutilizável ou saco de supermercado reutilizável. Se você fizer um buraco nele, então você pode puxar as batatas para fora do fundo [quando é hora de colher]. É muito legal. A mesma coisa com cenouras e rabanetes."

Certifique-se de dar às suas plantas o melhor começo da vida. Se você está começando a partir da semente, o sol amplo influenciará o quão forte e saudável sua planta se tornará, diz Ritz. Uma exposição voltada para o sul é geralmente o melhor lugar. "Quando as mudas ficam longas e leggy, é porque estão perseguindo a luz. Isso não é bom.

Seu outro conselho para jardineiros internos: "Evite rascunhos e calor excessivo. Não os coloque no radiador. essas plantas vão aquecer e você vai desintegrar a semente. Um parapeito da janela é óptimo. Muito sol, calor, um pouco de umidade, e uma cobertura [que deixa a luz passar], muito amor, boa conversa - vocês são todos bons."

Recupere as suas sobras — como aipo, cebolinha, alho-poró e muito mais — é outro projecto factível, diz Ritz. "É uma óptima maneira de evitar o desperdício de alimentos e continuar a perpetuar o ciclo alimentar. Em última análise, as coisas precisam de solo quando as raízes começam a sair, porque você não quer afogá-las. Você poderia pegar os restos de uma cabeça de aipo, colocá-lo em um prato de água. Deixe por uma ou duas semanas, você terá raízes, e depois plantá-lo no solo.

Sua casa é seu próprio microclima único, então a melhor maneira de aprender o que cresce bem lá é experimentando você mesmo. "A coisa mais importante a se lembrar é que só há um lugar que tem a planta perfeita: uma foto. Matei muito mais coisas do que cresci, mas só tiro fotos dos vivos", ri Ritz.

Há algumas armadilhas comuns para evitar, de acordo com Ritz. "Não embale demais o solo em seus recipientes. As pessoas acham que deveriam emperrá-lo, mas basicamente você acaba criando cimento. As raízes das plantas gostam de se espalhar, então mantenha o solo solto. O maior erro, na verdade, são as plantas de sobre aguamento. Uma das coisas mais fáceis que você pode fazer é colocar um pouco de cascalho ou um pouco de carvão no fundo [da panela] ou às vezes até mesmo uma tampa de garrafa, então há espaço para drenagem. Se você fizer sobre a água, a água vai sentar no fundo.

Se você está cultivando plantas maiores, escolha variedades que não engulam seu espaço. Por exemplo, você pode pensar que tomates cereja serão um tamanho gerenciável, mas isso na verdade não é o caso, diz Ritz. "Você quer cultivar tomates de San Marzano ou Roma, ou tomates anões. Se você está limitado no espaço, você definitivamente quer ficar longe de tomates cereja. Você terá uma enorme colheita, mas manicurar essas plantas - pode ser como uma selva. Eles podem ter seis pés de altura às vezes!

"Uma planta que eu recomendo como um não-crescer - mas poderia ser uma coisa maravilhosa para crescer para iniciantes - é a abobrinha. O problema é que eles são muito invasivos; eles podem assumir o jardim. Por um lado, é maravilhoso que você não pode dar errado; por outro lado, é um pouco valentão. Mas se você quer sucesso e quer ver algo grande, vá com uma abobrinha."

Se você não tem certeza se algo pode crescer em seu apartamento de baixa luz, experimente essas plantas robustas. Orégano e hortelã se daem muito bem em áreas sombrias", diz Ritz. "Alface se sair bem na luz normal da casa. Quanto melhor a luz, mais rápido você crescerá. Você também pode obter uma luz de crescimento de espectro completo barata para qualquer lugar de US $ 10 a US $ 20, incluindo o acessório."

Cresça o que sabe que gosta de comer. Embora seja tentador cultivar coisas fáceis, diz Ritz, é importante que seu tempo, esforço e energia entrem na criação de alimentos que você gosta para que não contribua para o desperdício de alimentos. Se as restrições COVID-19 significam que você não pode facilmente doar alimentos ou você teve uma colheita de para-choques, tente preservar métodos como conservação, conservação ou secagem para que você possa consumi-los mais tarde.

Acima de tudo , divirta-se! Ritz viu a agricultura urbana mudar a vida de seus alunos. Não há razão para não experimentar isso em sua própria casa, não importa onde esteja. "O que eu realmente quero que as pessoas façam é se divertir", diz ele. "Eu acho que cultivar alimentos é um novo espaço de maker. O sistema alimentar e o crescimento de hackers devem ser divertidos. Eu ainda me maravilhar que você pegue esta pequena semente minúscula, e 60 dias depois, você pode ter uma grande recompensa para comer.

Para as pessoas que estão em casa com suas famílias agora, crescer pode ser uma maneira maravilhosa de se conectar. Cresça com seus filhos, ou envolva seus pais. Ritz diz: "Acredito que a comida é a linguagem através da qual a sociedade se revela, e como a cultivamos e compartilhamos é fundamental para esta e as gerações futuras."

SOBRE O AUTOR

Mary Halton é Editora Assistente de Ideias da TED, e jornalista científica com sede no Noroeste do Pacífico.

https://ideas.ted.com/want-to-grow-your-own-food-9-tips-to-help-you-get-started/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.