domingo, 24 de maio de 2020

Seis passos para recuperar os documentos extraviados.

1. Participe o desaparecimento Participe, numa esquadra da GNR ou da PSP, o desaparecimento da carteira e do seu conteúdo, sejam documentos de identificação ou dinheiro. Telefone para o banco ou para a SIBS (808 201 251 ou 217 918 780) e peça o cancelamento dos cartões de débito e crédito. Ao realizar a chamada, tenha presente o número do cartão extraviado, o NIB ou o número da conta à ordem referente ao cartão.

2. Pesquise online Nos dias seguintes, aceda ao portal do sistema integrado de informação sobre perdidos e achados da polícia em https://perdidoseachados.mai.gov.pt e faça uma busca para verificar se o bem perdido entrou no sistema.

3. Cancele os documentos perdidos Se ao fim de uma semana, não conseguir reaver os documentos, cancele-os, por exemplo, numa loja do cidadão. No caso do cartão de cidadão, tem um prazo máximo de 10 dias para o fazer; caso contrário, sujeita-se a uma coima de 100 a 500 euros. Se perdeu, por exemplo, o livrete ou licença de porte de arma ou o cartão de profissional de vigilância privada, comunique o desaparecimento à autoridade emissora ou reguladora.

4. Aceda ao portal do cliente bancário Utilize ainda o serviço online disponibilizado pelo Banco de Portugal para comunicar a perda dos seus documentos de identificação, como o cartão de cidadão, de contribuinte, o passaporte ou título de residência e os cartões bancários. Para isso, aceda ao Portal do Cliente Bancário (http://clientebancario.bportugal.pt), seleccione a opção "serviços ao público" e, dentro desta, "documentos de identificação pessoal" e siga as instruções.

5. Substitua os documentos Substitua os documentos perdidos. Tem um prazo de seis meses para o fazer.

6. Dirija-se ao balcão "Perdi a Carteira" Se reside na área da grande Lisboa, dirija-se ao Balcão "Perdi a Carteira", nas Lojas do Cidadão de Odivelas e das Laranjeiras. Funciona por agendamento prévio (portaldocidadao@ama.pt ou pelo 707 241 107) e permite fazer ou substituir, num único local, o cartão de cidadão, a carta de condução, o documento único automóvel, o cartão de pensionista, o cartão do Automóvel Club de Portugal e o cartão de beneficiário da ADSE. *

Notícia publicada a 12 de Junho de 2015 no suplemento Finanças Pessoais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.