quinta-feira, 7 de maio de 2020

Coronavírus: escolha, uso, lavagem… Tudo o que você precisa saber sobre máscaras

Descartável ou lavável? Em todo lugar ou em alguns lugares? A máscara levanta várias questões, pois seu papel será crucial a partir de 11 de Maio para a grande maioria da população.

Por Sébastien Nieto

http://www.leparisien.fr/societe/sante/coronavirus-choix-usage-lavage-tout-ce-qu-il-faut-savoir-sur-les-masques-07-05-2020-8312547.php

7 de maio de 2020 às 15h33.

A máscara, objeto de toda a atenção desde o início da pandemia de Copvid-19,assumirá ainda maior importância a partir de segunda-feira, 11 de maio, data do início do confinamento na França. Obrigatório em alguns casos, ainda levanta muitas questões. Dos quais aqui estão as respostas.

Qual máscara escolher?

Para o público em geral, recomenda-se dois tipos de máscaras: máscaras "cirúrgicas" de uso único e máscaras de tecido. As anteriores destinam-se a "profissionais em contato com o público", como anfitriões e aeromoças, explica o Ministério da Saúde.

Estes últimos são recomendados para o resto da população, em viagens pontuais ou para um dia de trabalho sem contato com um público externo.

Os outros tipos de máscaras (FFP2, máscara para uso médico...) permanecem reservados para os profissionais de saúde.

Onde eu uso?

A partir de segunda-feira, 11 de maio, o uso de uma máscara será "preferível" em todos os lugares onde você provavelmente estará com os outros. No entanto, será apenas "obrigatório" no transporte público e nas empresas que desejam fazê-lo. Se necessário, você pode ter acesso negado e uma multa pode ser imposta se a regra não for seguida.

Quem deveria usá-lo?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS),a máscara deve ser usada em dois casos: "Se você estiver saudável, você só deve usar uma máscara se estiver cuidando de uma pessoa infectada suspeita" e "se você tosse ou espirra". A OMS, portanto, não recomenda mascaramento em larga escala.

No entanto, o governo francês, por recomendação, entre outras, da Academia de Medicina deseja generalizá-la. A Academia reconhece que seu uso "correto" pode ajudar a "limitar o risco de transmissão direta do vírus através de gotículas" em locais onde as regras de distância são impossíveis de implementar.

Deve ser mantido o dia todo?

Não. Máscaras de uso único (cirúrgicas) e máscaras de pano não devem ser usadas por mais de 4 horas, disseram as autoridades de saúde. Apenas máscaras protegidas por FFP podem ser usadas por até 8 horas de cada vez. Em qualquer caso, assim que você remover uma máscara e colocá-la em um suporte, é recomendável alterá-la. "Se você precisa beber ou comer, troque sua máscara", diz o Ministério da Saúde.

Como eu uso?

Antes de usar a máscara, todas as organizações de saúde concordam em uma coisa: "Você deve lavar as mãos com uma solução hidroalcoólica ou com água e sabão". Uma vez feito este gesto, você deve colocá-lo usando os elásticos. Para ser eficaz, "uma máscara deve cobrir o nariz e a boca" e "evitar jatos de ar para fora" durante a respiração pesada, dizem as organizações de saúde.

Uma vez que a máscara esteja no lugar, o Ministério da Saúde alerta que "toda vez que você tocar em uma máscara usada, lave as mãos com água e sabão ou uma solução hidroalcoólica". Para remover a máscara, novamente, use os elásticos e depois lave as mãos.

A OMS adverte: "A máscara só é eficaz se estiver associada à lavagem frequente das mãos."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.