MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Gabinete do Ministro
Portaria n.º 22 664
Considerando a necessidade que entre nós se faz sentir, sobretudo no campo do ensino primário e do ensino secundário, e a exemplo do que acontece noutros países, de fixar a nomenclatura gramatical, pondo termo às divergências perturbadoras que se verificam nesse domínio e contribuindo assim para a defesa e valorização da língua, inapreciável valor espiritual e fundamental instrumento de cultura;
Considerando que, por despacho de 4 de Julho de 1963, o Ministro signatário da presente portaria tomou a iniciativa de mandar proceder aos trabalhos necessários para tal fim e que estes se encontram pràticamente ultimados;
Considerando, com efeito, que, de harmonia com a orientação traçada naquele despacho, bem como nos de 22 de Julho de 1964, de 8 de Fevereiro de 1965, de 1 de Maio de 1965, e de 13 de Novembro de 1965, foram elaborados três sucessivos projectos de nomenclatura gramatical portuguesa: o primeiro da autoria do Doutor Manuel de Paiva Boléo, o segundo e o terceiro como resultado de revisões efectuadas por uma comissão constituída pelo Doutor Manuel de Paiva Boléo (presidente) e pelos licenciados Augusto Silva Reis Góis, Francisco da Costa Marques, Adriano Leite Teixeira e Maria Alice Nobre Gouveia;
Considerando que o segundo projecto foi largamente difundido na metrópole, no ultramar e no Brasil, tendo sido posto ao alcance fácil de quantos desejassem conhecê-lo e além disso enviado a numerosíssimas entidades e individualidades com especial competência e responsabilidades na matéria, a todos se havendo pedido a formulação de críticas, comentários e sugestões;
Considerando que efectivamente se recebeu grande número de críticas, comentários e sugestões, que foram objecto de atento estudo por parte da comissão e que esta tomou na devida conta ao elaborar o terceiro projecto;
Considerando que nos trabalhos realizados se procedeu com toda a meticulosidade e, como acaba de se evidenciar, se deu larga audiência às pessoas competentes para emitirem os seus juízos, que foram atendidos sempre que considerados procedentes;
Considerando que constituiu preocupação declarada da comissão nortear-se por critérios científicos, de harmonia com os progressos da linguística, mas ao mesmo tempo pelo respeito da tradição e pelas imposições da pedagogia;
Considerando que a comissão - que pelo seu zelo e competência bem merece ser louvada - teve assim o decidido propósito de elaborar um «código» de terminologia gramatical que, satisfazendo equilibradamente as exigências científicas e as pedagógicas, pudesse merecer a confiança do corpo docente e dos restantes interessados;
Considerando que, aliás, a fixação de terminologia não se confinou às nomenclaturas linguísticas consideradas mais necessárias ao ensino;
Considerando por outro lado a conveniência de não fazer entrar já em vigor generalizadamente a nomenclatura estabelecida, sujeitando-a a um período experimental, ao abrigo das disposições do Decreto-Lei n.º 47 587, de 10 de Março de 1967, sobre experiências pedagógicas, dada a importância da matéria, e conforme sugestão feita pelo comissão;
Considerando que a experiência a realizar poderá mesmo, como se afigura vantajoso, alargar-se a outros aspectos da língua portuguesa, prosseguindo e ampliando, neste importantíssimo domínio, o esforço de renovação lançado com a iniciativa ministerial que culmina agora na aprovação da Nomenclatura Gramatical Portuguesa;
Considerando que a existência de um período experimental oferecerá, além das vantagens científicas e didácticas que lhe são inerentes, a de proporcionar ensejo de levar ainda mais longe a aproximação entre a nomenclatura aprovada no Brasil, por portaria de 28 de Janeiro de 1959, e a aprovada agora em Portugal, e que, aliás, em conformidade com directriz ministerial, já procurou aproximar-se da primeira;
Nestes termos, manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Educação Nacional:
1.º É aprovada a Nomenclatura Gramatical Portuguesa, a seguir publicada, e da qual se consideram como fazendo parte integrante as outras nomenclaturas linguísticas também adiante publicadas.
2.º Numa primeira fase, a Nomenclatura Gramatical Portuguesa só vigorará a título de experiência pedagógica, dentro do âmbito e segundo as regras que vierem a ser fixadas, ao abrigo do disposto no Decreto-Lei n.º 47 587, de 10 de Março de 1967.
3.º Findo o prazo estabelecido para essa experiência e para apreciação dos seus resultados, a Nomenclatura Gramatical Portuguesa entrará em vigor generalizadamente, tal como agora é aprovada ou com as alterações que tais resultados vierem porventura a aconselhar.
Ministério da Educação Nacional, 28 de Abril de 1967.
O Ministro da Educação Nacional, Inocêncio Galvão Teles
Nomenclatura Gramatical Portuguesa
Partes da gramática:
- Morfologia.
- Sintaxe.
Tipos de análise gramatical:
- Morfológica.
- Sintáctica.
Morfologia
A - Flexão das palavras:
- Variáveis.
- Invariáveis
B - Categorias gramaticais:
- Género.
- Número.
- Grau.
- Pessoa.
- Voz.
- Modo.
- Tempo.
- Aspecto.
C - Classes de palavras:
- Substantivos.
- Artigos.
- Adjectivos.
- Numerais.
- Pronomes.
- Verbos.
- Advérbios.
- Preposições.
- Conjunções.
- Interjeições.
(As palavras que participam da natureza substantiva ou adjectiva recebem a designação de nome, o que permite uma relacionação com «flexão nominal», «predicado nominal», etc.).
I - Substantivos
- 1. Classificação:
- Concretos e abstractos.
- Comuns e próprios.
- 2. Género:
- Masculino.
- Feminino.
- 3. Número:
- Singular.
- Plural.
(Quanto ao número, mencionem-se os colectivos e também os uniformes do tipo de «ourives» e «lápis»
- 4. Grau:
- Normal.
- Aumentativo.
- Diminutivo.
- 5. Locuções substantivas.
II - Artigos:
- 1. Classificação:
- Definido.
- Indefinido.
- 2. Género:
- Masculino.
- Feminino.
- 3. Número:
- Singular.
- Plural.
III - Adjectivos:
- 1. Género:
- Masculino.
- Feminino.
- (Quanto ao género, mencionem-se os adjectivos biformes e uniformes)
- 2. Número:
- Singular.
- Plural.
- (Quanto ao número, mencionem-se os uniformes do tipo de «simples» e «piegas»).
- 3. Grau:
- Normal.
- Comparativo.
- De igualdade.
- De superioridade:
- Sintético.
- Analítico.
- De Inferioridade.
- Superlativos:
- Relativo:
- De superioridade.
- De inferioridade.
- Absoluto:
- Sintético.
- Analítico.
- Relativo:
- 4. Locuções adjectivas.
IV - Numerais
- 1. Classificação:
- Cardinais.
- Ordinais.
- Multiplicativos.
- Fraccionários.
- Colectivos.
- 2. Género:
- Masculino.
- Feminino.
- 3. Número:
- Singular.
- Plural.
- 4. Locuções numerais.
V - Pronomes:
- 1. Classificação:
- a) Absolutos:
- Pessoais:
- Formas de sujeito.
- Formas de complemento.
- Possessivos.
- Demonstrativos.
- Relativos.
- Interrogativos.
- Indefinidos.
- Pessoais:
- b) Adjuntos:
- Possessivos.
- Demonstrativos.
- Relativos.
- Interrogativos.
- Indefinidos
- (Entre os pronomes pessoais, mencionem-se os reflexos e os recíprocos)
- a) Absolutos:
- 2. Género:
- Masculino.
- Feminino.
- (Considere-se ainda a existência do género neutro).
- 3. Número:
- Singular.
- Plural.
- (Considerem-se ainda o plural de majestade e o plural de modéstia).
- 4. Pessoa:
- Primeira.
- Segunda.
- Terceira.
- [Considere-se ainda a segunda pessoa indirecta, como forma de tratamento (p. ex. «Digam-me a verdade»)].
- 5. Locuções pronominais.
VI - Verbos
- 1. Classificação:
- a) Regulares.
Irregulares. - b) Defectivos:
- Pessoais.
- Unipessoais.
- Impessoais.
- c) Principais.
- Auxiliares.
- a) Regulares.
- 2. Conjugações:
- Primeira - de tema em a.
- Segunda - de tema em e.
- Terceira - de tema em i.
- 3. Voz:
- Activa.
- Passiva
- Com auxiliar
- Com palavra apassivante
- 4. Modo:
- Indicativo.
- Condicional.
- Conjuntivo.
- Imperativo.
- Infinitivo pessoal.
- 5. Tempo:
- Presente.
- Pretérito:
- Imperfeito.
- Perfeito.
- Simples.
- Composto.
- Mais-que-perfeito:
- Simples.
- Composto.
- Futuro:
- Imperfeito.
- Perfeito.
- 6. Aspecto.
- 7. Número:
- Singular.
- Plural.
- 8. Pessoa:
- Primeira.
- Segunda.
- Terceira.
- 9. Formas nominais:
- Infinitivo impessoal.
- Particípio.
- 10. Forma adverbial:
- Gerúndio.
- 11. Formas especiais de conjugação:
- Perifrástica.
- Pronominal.
- Pronominal reflexa.
- Pronominal recíproca.
- 12. Locuções verbais.
VII - Advérbios
- 1. Classificação:
- a) De lugar.
- De tempo.
- De modo.
- De afirmação.
- De negação.
- De dúvida.
- De exclusão.
- De inclusão.
- De designação.
- De quantidade.
- b) Advérbios interrogativos:
- De lugar.
- De tempo.
- De modo.
- De causa.
- c) Advérbios de oração.
- 2. Grau:
- Normal.
- Comparativo.
- Superlativo.
- 3. Locuções adverbiais.
VIII - Preposições:
- 1. Preposições.
- 2. Locuções prepositivas.
IX - Conjunções:
- 1. Classificação:
- a) Coordenativas:
- Copulativas.
- Disjuntivas.
- Adversativas.
- Conclusivas.
- Explicativas.
- b) Subordinativas:
- Integrantes.
- Condicionais
- Causais.
- Finais.
- Temporais.
- Concessivas.
- Consecutivas.
- Comparativas.
- a) Coordenativas:
- 2. Locuções conjuncionais.
X - Interjeições:
- 1. Interjeições.
- 2. Locuções interjectivas.
Sintaxe
A. Construção
- I - Concordância:
- Nominal.
- Verbal.
- II - Regência:
- Nominal.
- Verbal.
- Adverbial.
- III - Colocação:
- Ordem directa.
- Ordem inversa.
- IV - Coordenação.
- V - Subordinação.
- VI - Correspondência dos tempos.
B. Funções sintácticas:
- I - Na oração:
- 1. Elementos fundamentais da oração:
- a) Sujeito:
- Simples e composto.
- Indeterminado.
- (Considere-se ainda a existência de orações sem sujeito).
- b) Predicado:
- Verbal.
- Nominal:
- Predicativo:
- Do sujeito.
- Do complemento directo.
- Predicativo:
- [Considera-se ainda a existência de:
- Verbos de significação definida e de significação indefinida;
- Verbos transitivos e intransitivos;
- Orações sem predicado (oração nominal e frase nominal)].
- a) Sujeito:
- 2. Elementos complementares à oração:
- Complemento directo.
- Complemento indirecto.
- Agente da passiva.
- Complemento determinativo.
- Atributo.
- Aposto.
- Complemento circunstancial:
- De lugar.
- De tempo.
- De modo.
- De causa.
- De fim.
- De meio.
- De instrumento.
- De matéria.
- De companhia.
- 3. Vocativo.
- 4. Expressão de realce.
- 5. Núcleo.
- 1. Elementos fundamentais da oração:
- II - No período:
- 1. Tipo de período:
- Simples.
- Composto.
- 2. Composição do período:
- Por coordenação.
- Por subordinação.
- 3. Classificação das orações:
- a) Absolutas.
- b) Intercaladas.
- c) Coordenadas:
- Copulativas.
- Disjuntivas.
- Adversativas.
- Conclusivas.
- Explicativas.
- d) Subordinantes.
- e) Subordinadas:
- Substantivas:
- Relativas.
- Conjuncionais.
- Interrogativas indirectas.
- Infinitivas.
- Adjectivas e relativas:
- Explicativas.
- Restritivas.
- Adverbiais:
- Conjuncionais:
- Condicionais.
- Causais.
- Finais.
- Temporais.
- Concessivas.
- Consecutivas.
- Comparativas.
- Infinitivas, gerundivas e participiais:
- Condicionais, causais, etc. (conforme a circunstância que exprimem).
- Conjuncionais:
- Substantivas:
- 1. Tipo de período:
C - Espécies de discurso:
- Directo.
- Indirecto.
- Livre.
Outra nomenclatura linguística
Mais necessária ao ensino
Fonética descritiva
I - Fonemas:
- Vogais.
- Consoantes.
- Semivogais.
- 1. Vogais:
- Classificação:
- a) Quanto à zona de articulação:
- Anteriores.
- Centrais.
- Posteriores.
- b) Quanto ao grau de abertura:
- Abertas.
- Médias.
- Fechadas.
- c) Quanto à intervenção da cavidade nasal:
- Orais.
- Nasais.
- d) Quanto à intensidade:
- Tónicas.
- Subtónicas.
- Átonas:
- Pretónicas.
- Postónicas.
- 2. Ditongos:
- Classificação:
- Crescentes e decrescentes.
- Orais e nasais.
- Abertos e fechados.
- Tónicos, subtónicos e átonos.
- Classificação:
- 3. Tritongos.
- 4. Hiatos.
- 5. Consoantes:
- Classificação:
- a) Quanto ao modo de articulação:
- Momentâneas.
- Contínuas:
- Fricativas.
- Laterais.
- Vibrantes.
- Nasais.
- b) Quanto à zona de articulação:
- Bilabiais.
- Labiodentais.
- Alveolares.
- Palatais.
- Velares.
- c) Quanto à acção das cordas vocais:
- Surdas e sonoras.
- a) Quanto ao modo de articulação:
- Classificação:
- 6. Grupos consonânticos.
- 7. Consoantes geminadas.
II - Acento:
- Tónico.
- Subtónico.
III - Sílabas:
- Tónicas.
- Subtónicas.
- Átonas:
- Pretónicas.
- Postónicas.
IV - Vocábulos:
- Classificação:
- a) Quanto ao número de sílabas:
- Monossílabos.
- Dissilabos.
- Polissílabos.
- b) Quanto à posição da sílaba tónica:
- Agudos.
- Graves.
- Esdrúxulos.
- a) Quanto ao número de sílabas:
V - Pronúncia.
VI - Fonética sintáctica:
- Próclise.
- Ênclise.
- Crase intervocabular.
- Elisão.
- Ligação consonântica.
- Haplologia intervocabular.
- Entoação.
- Ritmo.
Ortografia
Abreviatura.
Alfabeto:
- Nomes das letras:
- á, bê, cê, dê, é, efe, gê, agá, i, jota, ele, eme, ene, ó, pê, quê, erre, esse, tê, u, vê, xis, zê.
- (Em abreviaturas e símbolos, e em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros, usam-se ainda as letras k, w e y, com os seguintes nomes: capa, vê duplo e ípsilon).
Letra
- Maiúscula.
- Minúscula.
Letra dobrada.
Diagrama.
Homógrafo.
Homófono.
Sinais gráficos:
- Agudo.
- Grave.
- Circunflexo.
- Apóstrofo.
- Cedilha.
- Traço de união.
- Til.
- Trema.
Pontuação
Sinais de pontuação e sinais auxiliares de escrita:
- Ponto final.
- Ponto de interrogação.
- Ponto de exclamação.
- Reticências.
- Dois pontos.
- Ponto e vírgula.
- Vírgula.
- Travessão.
- Parênteses.
- Colchetes.
- Parágrafo (§).
- Alínea.
- Aspas.
- Vírgulas altas.
- Sigla.
- Asterisco.
Lexicologia
I - Estrutura das palavras:
- 1. Elementos estruturais:
- Radical.
- Tema.
- Vogal temática.
- Supletivismo temático.
- Afixo:
- Prefixo.
- Sufixo:
- Nominal.
- Verbal.
- Adnominal.
- Característica.
- Desinência.
- Vogal de ligação.
- Consoante de ligação.
- 2. Família de palavras.
II - Formação de palavras:
- 1. Quanto à sua formação, as palavras podem ser:
- a) Primitivas.
- b) Provenientes de outras da mesma língua:
- Compostas por:
- Justaposição.
- Aglutinação.
- Derivadas por:
- Prefixação.
- Sufixação.
- Derivação imprópria.
- Derivação regressiva.
- 2. Hibridismo.
- 3. Onomatopeia.
Semântica
- Sinónimo.
- Antónimo.
- Homónimo.
- Parónimo.
- Metáfora.
- Sinédoque.
- Metonímia.
- Eufemismo.
- Disfemismo.
- Polissemia.
- Sentido pejorativo.
História da língua
I - Fonética histórica:
- 1. Acrescentamento de fonemas:
- Prótese.
- Epêntese.
- Paragoge.
- 2. Supressão de fonemas:
- Aférese.
- Síncope.
- Apócope.
- Haplologia.
- 3. Mudança de fonemas:
- Assimilação e dissimilação:
- Completa.
- Incompleta.
- Progressiva.
- Regressiva.
- Vocalização.
- Consonantização.
- Nasalação.
- Desnasalação.
- Palatalização.
- Despalatalização.
- Ditongação.
- Redução.
- Contracção:
- Crase.
- Sinérese.
- Diérese.
- Sonorização.
- Metafonia.
- Metátese.
- Assimilação e dissimilação:
II - História do léxico:
- Étimo.
- Etimologia.
- Palavras convergentes.
- Palavras divergentes.
- Variante.
- Via erudita.
- Via popular.
- Substrato.
- Superstrato.
- Importação de palavras.
- Exportação de palavras.
- Estrangeirismo.
- Arcaísmo.
- Neologismo.
- Antropónimo.
- Patronímico.
- Topónimo.
Outras denominações
- Analogia.
- Nivelamento analógico.
- Eufonia.
- Cacofonia.
- Gíria.
- Calão.
- Plebeísmo.
- Provincianismo.
- Gentílico.
Ministério da Educação Nacional, 28 de Abril de 1967. -
O Ministro da Educação Nacional, Inocêncio Galvão Teles.
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