quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Protegendo a biodiversidade

A outra emergência ambiental

A tecnologia tem um papel crescente a desempenhar no monitoramento, modelagem e protecção de ecossistemas, escreve Catherine Brahic

Uma sociedade depende de ecossistemas saudáveis. As pessoas consomem seus produtos na forma de peixe, carne, safras, madeira e fibras como algodão e seda. Os medicamentos podem ser colhidos directamente do mundo natural ou inspirados por moléculas e mecanismos encontrados nele. Os ecossistemas dos quais as plantações dependem são regulados por seres vivos. Por meio da fotossíntese, as árvores e outras plantas absorvem carbono e bombeiam oxigénio. Ao fazer isso, eles removem cerca de 11 bilhões de toneladas de dióxido de carbono da atmosfera a cada ano, o equivalente a 27% do que a indústria humana e a agricultura emitem (os oceanos absorvem mais 10 bilhões de toneladas).

Os serviços que os ecossistemas fornecem à humanidade dependem, por sua vez, da existência de uma diversidade de seres vivos. Mais de 75% dos tipos globais de culturas alimentares, incluindo café, cacau e amêndoas, são polinizadas por animais. A complexa teia que sustenta cada cadeia alimentar e ecossistema significa que a estreita gama de espécies que os humanos comem e exploram não pode ser sustentada sem a existência de uma diversidade muito maior de animais, plantas e bactérias…

https://www.economist.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.