domingo, 19 de dezembro de 2021

Arquivos de baixas civis.

O New York Times está tornando públicas centenas de avaliações confidenciais do Pentágono sobre relatórios de vítimas civis resultantes de ataques aéreos liderados pelos EUA no Iraque e na Síria. Os documentos revelam como a guerra aérea foi marcada por falhas profundamente nas informações, alvos apressados ​​e muitas vezes imprecisos e a morte de milhares de civis inocentes, muitos deles crianças.

Os documentos foram obtidos por meio de solicitações de Liberdade de Informação a partir de Março de 2017 e subsequentes acções judiciais movidas contra o Departamento de Defesa e o Comando Central dos Estados Unidos. Até o momento, o The Times recebeu mais de 1.300 relatórios examinando ataques aéreos no Iraque e na Síria de setembro de 2014 a janeiro de 2018, mais de 5.400 páginas ao todo.

A reportagem independente do The Times correspondeu de perto a muitas das informações básicas dos documentos, mas também encontrou discrepâncias e omissões importantes em alguns casos, incluindo o local de um ataque ou o número de pessoas mortas ou feridas. Apesar das imprecisões, os documentos servem como um importante registro para pesquisadores que buscam entender os processos internos do Pentágono.

Por: POR AZMAT KHAN, LILA HASSAN, SARAH ALMUKHTAR E RACHEL SHOREY

Ver aqui: https://www.nytimes.com/interactive/2021/us/civilian-casualty-files.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.