quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Plantas para varandas com muito sol.

Se a sua varanda tiver muito sol directo durante a maior parte do dia, terá de escolher plantas que exijam luz e que resistam bem ao calor. Algumas das quais pode escolher são:

- Gerânios: pode colocá-los pendurados nas grades na varanda ou em vasos.

Como cuidar de gerânios

Uma das flores mais comuns em jardins e varandas é o gerânio, que dá vida a qualquer recanto com suas flores multicoloridas. Trata-se de uma planta que resiste bem, inclusive às altas temperaturas, e é muito fácil de cuidar. Você pode combinar diferentes espécies e variedades de gerânios para conseguir assim um resultado espectacular e colorir todo o seu lar. Para que não fique nenhuma dúvida, explicaremos neste artigo como cuidar de gerânios.

Passos a seguir:

1-Em primeiro lugar, você deve considerar que os gerânios precisam de muita luz solar para um crescimento forte e saudável. Desta forma, recomendamos que sejam colocados em um local ensolarado de seu jardim ou terraço ou, caso estejam em áreas internas, próximo de janelas.

2-Trata-se de uma planta que floresce no Verão, por isso deve ser muito regada durante esta estação do ano; enquanto no Inverno, a frequência de irrigação deve ser muito menor, especialmente em climas frios.

3-Além disso, recomendamos o uso de um substrato pesado que retenha bem a umidade e monte um bom sistema de drenagem em vasos ou jardineira para evitar que fiquem encharcados.

4-Na Primavera, você deve fazer uma boa poda nos gerânios para que floresçam com mais força. Você terá de arrancar as folhas secas e mortas pelo ponto de união com o talo.

5-Da mesma forma, é necessário adubar estas flores com frequência, especialmente durante a floração; você pode usar adubo líquido específico para gerânios ou um genérico.

6-As flores e folhas não devem ser pulverizadas, já que possuem um toque aveludado e a água as estragaria. Para limpá-las, você pode usar um pano de tecido macio ou um espanador.

7-Você deve prestar especial atenção às pragas que podem afectar os gerânios, como é o caso da borboleta do gerânio, a mosca branca, ou outras pragas mais comuns.

- Petúnias: devem ser protegidas do vento.

Resultado de imagem para Petúnias

Petúnia é um género botânico pertencente à família Solanaceae. A etimologia do nome do género botânico 'Petúnia remete ao termo tupi-guarani grafado petum ou betum. É originária de locais tropicais e sub-tropicais da América do Sul. A maioria das petúnias que se encontram em jardins são híbridas.

Condições de cultivo e de manutenção

A petúnia é uma planta de sol pleno que tolera o frio moderado. O solo deve ser fértil e rico em matéria orgânica, pode adicionar húmus de minhoca. O  pH do solo deve ser levemente ácido. As petúnias  precisam de ser regadas periodicamente, por isso a sistema de drenagem do substrato deve funcionar muito bem. Apesar da floração ser mais intensa na Primavera, a petúnia floresce com menor intensidade durante todo o ano até que seu ciclo de vida termine.

- Tulipas: poderá combinar as diferentes cores e obter um resultado bonito. Leia aqui quais são as variedades das tulipas.Como cuidar de tulipas

As tulipas florescem na Primavera trazendo uma abundância de cor para o seu jardim. Com os devidos cuidados, poderá desfrutar destas magníficas flores de Primavera ano após ano. As tulipas proporcionam uma variedade de cores e texturas que vão desde tulipas em miniatura colocadas em espaços pequenos a gigantes que dominam a paisagem.

Vai precisar de:

  • Bolbos de tulipa
  • Fertilizantes
  • Adubo

Passos a seguir:

1-Veja revistas ou catálogos de sementes para determinar que tipo de tulipa quer fazer crescer. Tenha em conta que o tamanho, forma e cor que escolher depende da área que deseja fazer crescer, tulipas minúsculas num canto trará um toque delicioso de cor, mas as variedades das gigantes podem parecer fora do lugar delas.

2-Escolha um local ensolarado que tenha pelo menos 6 horas de luz solar directa. Emboras as tulipas floresçam com pouco sol, as flores no geral, serão mais pequenas e podem ter falta de cor. Repare que as tulipas florescem mais cedo e podem ser cultivadas sob árvores de folha caduca que ainda não têm folhas na Primavera. A chave é encontrar um sítio que receba muito sol na Primavera.

3-Prepare o solo do cultivo da terra de 8 a 10 centímetros. Remova pedras, raízes e detritos.

4-Adicione abundantemente adubo ou matéria orgânica sobre o solo e trabalhe-o correctamente.

5-Plante os bolbos da tulipa a 6-8 centímetros de profundidade, dependendo da variedade e do tamanho dos bolbos, com o topo para cima. A melhor época para plantar é no início do Outono para ter flores na Primavera. Plante as tulipas em grupos de três ou cinco.

6-Pulverize a parte superior do solo das tulipas com fertilizantes de flores e trabalhe em um ou dois centímetros do chão. Este fertilizante dissolve-se e, assim as flores alimentam-se quando chove.

7-Deixe as folhas de tulipa continuarem a crescer depois da floração. Depois de se tornarem amarelas ou castanhas e terem caído, pode cortá-las de novo ao nível do solo se assim o desejar. Após a floração, as tulipas usam a energia para fortalecer os bolbos para o próximo ano. Corte-as de novo antes de morrerem, pois pode impedir que floresçam de novo nos próximos anos.

Conselhos

  • Para prolongar a época de floração das tulipas, plante diversas variedades de plantas com diferentes épocas de floração. As tulipas florescem no início da Primavera, a meio da temporada e no final. Escolha várias que floresçam sucessivamente para obter uma impressionante exibição de cor.
  • Fertilize as tulipas estabelecidas na Primavera antes da floração. Fertilize de novo no Outono, conforme desejado.
  • Não corte de novo as folhas depois da floração. O período de tempo depois da floração, é quando as tulipas usam a energia para criar fortes focos de proliferação para o próximo ano.

- Rosas: existem as rosas trepadeiras que podem colocar-se nas grades ou nas colunas; as arbustivas, para floreiras e vasos até à borda, e as plantadas que é preferível para vasos perimetrais.

Como plantar uma roseira

Existem muitas formas de decorar o jardim, mas nada como plantar roseiras sendo que estas são umas das flores mais bonitas que existem. Além disso, desfrutaremos do seu aroma e cores, são ideais para embelezar as áreas exteriores da casa. Em um Como.com.br ensinam como plantar uma roseira no jardim.

Passos a seguir:

1-Espere a época da Primavera. É o mais aconselhável, sendo que esta é a melhor temporada para plantar roseiras, já que neste tempo a temperatura quente da terra favorece o desenvolvimento das raízes.

2-Plante as roseiras em uma área ensolarada. Antes de começar com a plantação determine a área onde vai plantar suas roseiras, e é necessário que esta área receba uma boa quantidade de sol, sendo que a maioria das espécies de rosa precisam de sol para crescerem saudáveis.

3-Lembre-se que as roseiras também precisam de vento fresco. Isto não quer dizer que as exponha demasiado a tempestades ou ventanias fortes porque estes poderiam ser prejudiciais.

4-Plante as roseiras num terreno de terra arenosa e com argila, sendo que estas são as melhores condições para o crescimento destas flores.

5-As roseiras não devem ser plantadas muito perto de muros. Estas plantas precisam de um espaço médio de 30 cm de distância para poder crescer e desenvolver-se livremente.

6-Uma noite antes de realizar a plantação deixe as rosas descansando num recipiente com água. Isto hidratará bem as plantas para que possam ter mais possibilidades de crescer saudáveis e fortes.

7-Com uma pá faça um buraco grande mexendo bem a terra. Se você precisar de adubar a terra, esta é uma boa oportunidade para fazer isso.

8-Coloque a roseira no buraco e cubra com a terra. É necessário que você compacte bem a terra exercendo pressão para que as raízes se firmem bem e cresçam como devem.

Durante as próximas semanas, regue várias vezes por dia e siga estas recomendações sobre como cuidar de uma roseira.

10-Também, a poda das roseiras é um dos cuidados mais importantes que estas flores precisam, para que cresçam fortes e saudáveis. É a forma de eliminar a madeira morta e assim contar com belas rosas. Desta forma, a roseira deverá ser podada pelo menos uma vez por ano, ainda que possam ser realizadas diversas podas.

- Laranjas: se tiver espaço suficiente, ficam bem nos cantos exteriores.

Como plantar uma laranjeira

A laranjeira é uma árvore de tamanho médio, costuma ter de sete a nove metros de altura. Tem uma copa redonda e uns ramos regulares. Para que lhe dê bons frutos deve plantar uma laranjeira num clima temperado e húmido, e além disso deve escolher um terreno um pouco inclinado e que possa regar abundantemente.

Vai precisar de:

  • Uma laranjeira
  • Um enxada
  • Terra fértil
  • Um regador

Passos a seguir:

1-Tem que escolher o melhor local que tiver para plantar uma laranjeira, e remover as ervas daninhas que possam existir no terreno escolhido.

2-Faça um buraco com uns 20 centímetros com a ajuda de uma enxada pequena.

3-Ponha um pouco de terra boa, especial para plantas, no fundo do buraco.

4-Ponhas as raízes da laranjeira no interior do buraco de forma a que fiquem todas dentro dele.

5-Tape o buraco com terra fértil de forma a que todas as raízes fiquem cobertas. Ponha terra até ao nível onde começa o tronco da planta.

6-Compacte um pouco a terra de forma que a a laranjeira fique direita.

7-Regue a laranjeira abundantemente com um regador depois de a plantar, e faça o mesmo nos próximos dias.

Conselhos

  • Deve escolher bem o lugar onde vai plantar a laranjeira, uma vez que estas árvores vivem muitos anos. Regue frequentemente a laranjeira e assim verá como lhe dá umas boas laranjas.

https://casa.umcomo.com.br/

https://revistajardins.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.