12 invenções portuguesas que conquistaram o mundo
Somos historicamente um povo dado à inovação e à conquista, que gosta de criar novas coisas e descobrir novos locais. Assim, não é de admirar que algumas das invenções de origem portuguesa tenham já corrido o mundo e se tornado importantes, mesmo que hoje algumas delas já não sejam usadas. Para celebrar o nosso espírito inventivo, deixamos-lhe aqui 14invenções portuguesas que conquistaram o mundo.
1. A caravela
2. Astrolábio náutico
3. A Passarola
4. A bola de vento para microfones
5. O Multibanco
6. Elevador para cadeira de rodas
7. Bengala electrónica para cegos
8. Cartões pré-pagos
9. A Via Verde
10. Coloradd
11. O papel higiénico preto
12. Botija de gás pluma
13. Painéis Solares
14. Cartão de telemóvel
1
A caravela é um tipo de barco que foi inventado pelos portugueses, tendo sido muito usada na altura dos Descobrimentos, entre os séculos XV e XVI. Não se sabe qual é a origem do nome ou qual foi a inspiração para a construção da caravela, mas o que é certo é que foi graças ao desenvolvimento deste barco que os portugueses conseguiram aventurar-se pelos mares, já que o uso de velas triangulares permite uma navegação de forma mais segura contra o vento.
Foi nas caravelas que os portugueses fizeram alguns dos seus feitos mais impressionantes, como a dobragem do Cabo das Tormentas (mais tarde conhecido por Cabo da Boa Esperança) por Bartolomeu Dias, em 1448. A caravela acabou por ser copiada por outros países, que as usaram nas suas navegações marítimas.
2
Tendo uma grande tradição de mar, não é de estranhar que muitas invenções portuguesas estejam relacionadas com a navegação. O astrolábio permitia aos marinheiros determinar a latitude do barco quando se encontravam em alto mar, podendo-se também conhecer a altitude meridiana de uma estrela, desde que se soubesse a declinação desta.
O astrolábio náutico foi adaptado do astrolábio planisférico, e foi um instrumento muito útil que surgiu na época dos Descobrimentos, altura em que os portugueses tinham de navegar longe da costa.
3
A primeira máquina voadora foi desenhada por Leonardo da Vinci, no século XVI. No entanto, cabe ao padre português Bartolomeu de Gusmão a honra de ter sido o primeiro a construir uma máquina capaz de voar e a ter alvará desta, concedido por D. João V em 1709. Assim, Portugal tornou-se pioneiro na aviação.
4
Artur Agostinho começou usando um lenço, e pode ter sido aí a inspiração. É algo que parece bastante simples e que hoje é muito comum, mas a bola de vento para os microfones nem sempre existiu. Foi inventada por Jaime Filipe, um engenheiro que trabalhou na RTP por muitos anos. Em 1981, inventou a primeira bola de vento para microfones, que estabiliza o som captado e melhora a qualidade do equipamento em que é colocada. É uma das invenções portuguesas mais utilizadas em todo o mundo.
5
Portugal foi dos últimos países da Europa ocidental a desenvolver o seu sistema de caixas automáticas, mas quando estas chegaram, chegaram em força, sendo, na altura do lançamento, um dos sistemas mais avançados.
Em 1985, a rede Multibanco portuguesa foi lançada, inicialmente com apenas 12 terminais em Lisboa e no Porto. Hoje, Portugal tem uma das maiores densidades de caixas automáticas por habitante em toda a Europa, com mais de 13.000 terminais. A rede Multibanco é ainda um dos sistemas mais sofisticados do mundo.
6
O inventor da bola de vento para microfones, Jaime Filipe, foi também o inventor dos elevadores para cadeiras de rodas, tendo fundado em Junho de 1974 o Centro da Inovação para Deficientes Físicos. O elevador para cadeira de rodas foi premiado por diversas vezes, tendo recebido duas medalhas de ouro em Bruxelas (1983) e em Genebra (1984).
7
Mantemo-nos no mesmo inventor, Jaime Filipe (rei das invenções portuguesas), que criou também a bengala electrónica para cegos, que conta com diversos sensores que permitem que os utilizadores consigam “ver” o espaço onde se encontram e conhecer melhor o local em que estão a andar. Esta inovação foi distinguida com uma medalha de prata em Bruxelas, em 1986.
8
Os cartões pré-pagos para telemóveis, ou seja, cartões que vêm carregados com um determinado montante que pode ser gasto em chamadas ou mensagens, foram uma invenção portuguesa. A antiga TMN foi a inventora deste sistema de pagamento, que hoje em dia se espalhou já um pouco por todo o mundo.
9
No leque das invenções portuguesas mais utilizadas em todo o mundo, destaca-se a Via Verde. 1991 foi o ano em que a Via Verde surgiu na vida dos portugueses, como uma forma mais simples de efectuar o pagamento de portagens. Este sistema foi inventado pela Universidade de Aveiro para eliminar as grandes filas que se formavam nas zonas de pagamento das auto-estradas.
Hoje em dia, costuma haver 2 vias reservadas a utentes Via Verde, devendo os carros estar equipados com um identificador DSRC no para brisas, não sendo necessário parar para fazer o pagamento, que é debitado na conta do utilizador. A empresa Brisa detém hoje 60% do capital social da Via Verde. A ideia base surgiu num país escandinavo, por causa de uma ponte.
10
Este sistema de identificação de cores para daltónicos (um problema que afecta 10% da população masculina mundial) foi desenvolvido por um designer gráfico português. O Coloradd é aplicado em várias áreas, especialmente na saúde e na educação, em embalagens de comprimidos, lápis de cor, semáforos, sinalética, embalagens, entre outras utilizações.
11
Esta é uma das invenções portuguesas mais curiosas. A empresa portuguesa Renova é a responsável pela criação de papel higiénico de diversas cores, tendo começado com a cor preta. Graças a uma campanha publicitária brilhante, vende para países como o Japão, Estados Unidos, França, Espanha e Bélgica. O produto caracteriza-se por ser único, macio, resistente e perfumado, abrindo as portas a um novo mercado. Actualmente, pode encontrar disponíveis cores como o verde-alface, vermelho vivo ou cor-de-rosa.
12
A garrafa de gás pluma é invenção portuguesa da empresa GALP, tendo metade do peso de uma garrafa de gás tradicional e contando com níveis de segurança superiores. O design atractivo e o facto de poder ser carregada por qualquer pessoa tornaram esta invenção inovadora num produto de uso comum.
13
O da captação da energia solar pelo Manuel António Gomes (Santiago de Cendufe, Arcos de Valdevez, 9 de Dezembro de 1868 — Viana do Castelo, 21 de Dezembro de 1933), mais conhecido como Padre Himalaya, roubado, ao que julgo, do pavilhão da Feira quando esta acabou pelos serviços secretos norte-americanos;
14.
O cartão para os telemóveis por um, falecido há muitos anos por doença, técnicos da PT/TMN.
Sem comentários:
Enviar um comentário