De Julia Koch
Caro leitor,
Quem não sente falta disso nestes tempos: a massa no restaurante italiano preferido, o hambúrguer na rede de fast food?
Ainda me lembro da minha última visita a um restaurante: foi no outono de 2020 em um restaurante no Outer Alster de Hamburgo - no interior. Em abril de 2021, parece uma experiência de outro mundo.
Afinal, não comer fora devido à pandemia pode prolongar a vida - pelo menos se você cozinhar mais. Esse é o resultado de um estudo realizado por epidemiologistas liderados por Wei Bao, da Universidade de Iowa.
Entre 1999 e 2014, os pesquisadores entrevistaram mais de 35.000 adultos americanos sobre seus hábitos alimentares. Em seguida, os cientistas documentaram quantos dos participantes da pesquisa morreram nos anos seguintes.
O risco de morte prematura, eles descobriram, é em média 50 por cento maior em pessoas que comem fora pelo menos duas vezes por dia em comparação com aqueles que se entregam ao prazer uma vez por semana ou menos. No primeiro grupo, a chamada taxa de risco - a probabilidade de um determinado evento ocorrer dentro de um ano - foi aumentada por um fator de 1,2 para morte por câncer e pouco menos de 1,7 para mortes cardiovasculares.
Presumivelmente é porque muitos comedores externos não vão ao restaurante vegan star, mas ao restaurante de fast food.
Outros estudos também mostraram uma conexão entre festejar fora de casa e morte prematura: aqueles que costumam jantar fora comem mais gordura e alimentos mais ricos em energia. As vitaminas e outros nutrientes, por outro lado, constituem uma proporção menor em comparação com as refeições preparadas pela própria pessoa. Bao e sua equipe demonstraram pela primeira vez que essas diferenças podem custar anos de vida.
Os pesquisadores anunciam principalmente comida caseira. Mas de que adianta uma vida longa se só acontece em casa? O poder curativo da sociabilidade também deve beneficiar a saúde.
Desejo-lhe muita diversão na sua próxima visita ao restaurante!
Cordialmente
Sua Julia Koch
Der Spiegel
Sem comentários:
Enviar um comentário