quinta-feira, 22 de setembro de 2022

A DESONESTIDADE ESTÁ GENERALIZADA – ATÉ NO … XADRÊZ!

Sven Magnus Øen Carlsen - 31 anos - é um grande mestre de xadrez norueguês, campeão mundial de xadrez clássico desde 2013; foi campeão mundial de xadrez rápido em 2014, 2015 e 2019 e campeão mundial de xadrez ‘blitz’ nos anos de 2009, 2014, 2017, 2018 e 2019.

Nunca nenhum jogador de xadrez teve o ranking numérico que ele tem/teve (uns 2.882 pontos, o que quer que isso seja….eh eh eh). Dizem dele, numa só frase: JÁ GANHOU TUDO O QUE HÁ PARA GANHAR NO XADRÊZ.

Como o seu título mundial só é colocado em disputa a cada dois anos (nessa ocasião ele defronta, numa série de 12 partidas, o vencedor dum torneio de 8 candidatos, que jogam contra contra todos, ‘a 2 voltas’ como no futebol…éh éh éh) Carlsen ocupa o seu tempo a participar em vários torneios de XADRÊS (que normalmente ganha) e em torneios de xadrez ‘rápido’ e xadrez ‘blitz – ultra rápido’(que actualmente se disputam ‘on-line’, por motivos económicos).

Num desses torneios de xadrez rápido, perdeu recentemente um jogo com um americano (Hans Niemann – 19 anos – 49º do ranking mundial com 2.680 pontos).

Carlsen withdrew from the tournament the next day, announcing his decision in a cryptic tweet containing a vídeo o Portuguese football manager José Mourinho saying:

"If I speak, I'm in big trouble, and I don't want to be in big trouble."

E mais ninguém lhe conseguiu arrancar uma palavra sobre o assunto.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Acontece que o americano (não obstante a sua tenra idade) parece ser um vigarista emérito, tendo sido apanhado a fazer batota no xadrez on-line (!). Em sua defesa, diz que já não o faz – mas essa não parece ser a opinião do campeão mundial Carlsen.

-----------------------------------------------------------

Num torneio de xadrez rápido actualmente em curso (16 concorrentes, que jogam todos contra todos, para depois, os 8 primeiros se defrontarem 2 a 2, a ‘eliminar’) Carlsen teve que jogar contra Niemann.

Foi o jogo mais rápido de sempre (mesmo para xadrez rápido foi…’muita rápido’! éh éh éh):

O americano começou, movendo um peão, Carlsen moveu um cavalo, o americano moveu outro peão e Carlsen abandonou (perdendo o jogo e colocando-se ‘off-line’). E nada mais disse.

Neste momento terminou a fase de ‘todos contra todos’ e Carlsen ficou ‘de longe, em 1º’ (não obstante a sua derrota com o americano…que foi a sua única derrota). Seguem-se agora partidas entre os 8 melhores (a eliminar) até se apurar o vencedor do torneio.

Pode acontecer que o americano consiga encontrar Carlsen nas partidas a eliminar. Ninguém sabe o que Carlsen fará.

Mas o americano Hans Niemann não parece estar em bons lençóis…éh éh éh!

O torneio acaba no domingo e chama-se ‘The Julius Baer Generation Cup’ on-line chess.

O XADRÊZ É DIFERENTE DA POLÍTICA…OS ALDRABÕES NÃO TÊM SEMPRE SUCESSO .

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.