A notícia de 07-01-2023
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Olha que novidade! O outrora medíocre é actualmente suficiente, com tendência para bom. E o pior (para a vida) não é o aluno ‘não saber nada’… tem sempre tempo de aprender, ‘se e quando’ chegar à conclusão que não sabe o suficiente…
O pior é pensar que é bom (quando afinal é suficiente ou mesmo, medíocre)!
E – acima de tudo – nunca foi colocado numa situação em que a sua avaliação depende exclusivamente duma prova ou dum conjunto de provas feitas num curto espaço de tempo. E, nunca foi colocado numa avaliação ORAL (para averiguar se sabe raciocinar sob a pressão da realidade)! Porque na vida real é assim!
Termina o 12º ano da escolaridade obrigatória (com 18 anos, idade em que pode votar para escolher os governantes do país e é legalmente um adulto) sem nunca ter sido chamado a prestar provas orais a sério (de que poderão resultar a sua reprovação)!
E depois? Depois, já ‘Dr.’, concorre a uma posição da Comissão Europeia (em competição com outros ‘Drs.’ de outras nacionalidades) e… não tem sucesso… possivelmente porque ‘se foi abaixo’ nos exames que teve de fazer, por ‘não aguentar a pressão’. Nunca teve de raciocinar ao seu melhor nível, sob pressão…
E – a culpa maior – não é dele! Foi ‘enganado’ pelo SISTEMA. O medíocre é BOM mas – atenção – isso só vale ‘cá por casa’…
Entretanto o próprio SISTEMA (finalmente consciente da desgraça a que o facilitismo progressivo e progressista conduziu umas gerações de adolescentes) está a tentar fazer com que um conjunto de 4 exames para o acesso às universidades e ao título de ‘Dr.’ valham pelo menos 50% da avaliação final.
Está ‘tudo aos gritos’ porque é DESUMANO!
No meu tempo de adolescente (com 17 anos) um conjunto de 6 exames feitos num período de umas 2 semanas, valiam 100% da avaliação para admissão à universidade!
DESUMANO? Não sei. Mas sei que actualmente os nossos jovens já estão em desvantagem perante os doutras nacionalidades.
PORCA MISERIA.
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