quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Eleitores do Chega lançam petição para destituir Ferro. Já tem mais de 33 mil assinaturas.

Teor da petição publica:

“Vimos por este meio, pedir a destituição do Dr. Ferro Rodrigues, do cargo de Presidente da Assembleia da República, por ter censurado a palavra "vergonha" ao deputado do CHEGA, André Ventura, na sua intervenção do dia 12 de Dezembro de 2019.
Nós, cidadãos portugueses que elegeram através do seu livre direito de voto, o deputado do partido CHEGA, não admitimos nem toleramos que haja qualquer tipo de censura por parte de quem devia exigir a liberdade de expressão no desempenho das suas funções.
Desta forma, evidenciamos a renúncia do Dr. Ferro Rodrigues, em fazer cumprir o Artigo 37.º - (Liberdade de expressão e informação), da Constituição da República Portuguesa, nos pontos 1, 2 , 3 e 4;
1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de se informar, sem impedimentos nem discriminações.
2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.
3. As infracções cometidas no exercício destes direitos ficarão submetidas ao regime de punição da lei geral, sendo a sua apreciação da competência dos tribunais judiciais.
4. A todas as pessoas, singulares ou colectivas, é assegurado, em condições de igualdade e eficácia, o direito de resposta.
Não podemos tolerar qualquer ataque à liberdade de expressão, nem nos podemos submeter a tal controle linguístico, por parte de quem tem a responsabilidade de o manter na mais importante casa da democracia da nação. Por considerarmos também um vil e atroz ataque à democracia portuguesa, pedimos de imediato a destituição do cargo que desempenha e devida punição pela lei geral vigente.”

Texto da Petição para ver e/ou assinar: Petição

O «puxão de orelhas» do presidente da Assembleia da República ao presidente do Chega provocou a indignação dos apoiantes do Chega. Os eleitores do partido lançaram uma petição pública online, dirigida à Assembleia da República Portuguesa (AR), a exigir a destituição de Ferro Rodrigues «por ter censurado a palavra ‘vergonha’» a André Ventura, que tem já mais de 33 mil assinaturas.

O grupo invoca o incumprimento do Artigo 37.º da Constituição da República Portuguesa, relativo à «Liberdade de expressão e informação». «Não podemos tolerar qualquer ataque à liberdade de expressão, nem nos podemos submeter a tal controle linguístico, por parte de quem tem a responsabilidade de o manter na mais importante casa da democracia da nação. Por considerarmos também um vil e atroz ataque à democracia portuguesa, pedimos de imediato a destituição do cargo que desempenha e devida punição pela lei geral vigente», escrevem os autores da petição.

Esta alegada censura refere-se ao episódio que ocorreu na passada quinta-feira, 12, no Parlamento. Depois de uma intervenção do deputado único do partido Chega, Ferro Rodrigues repreendeu André Ventura por recorrer com «demasiada facilidade» às palavras «vergonha» e «vergonhoso» nas suas intervenções no Parlamento. Ventura intervia no debate sobre a remoção de amianto de edifícios públicos e terminou o discurso com críticas ao Executivo por ter verbas para subvenções vitalícias, mas não as despender para a remoção daquele material cancerígeno.

Em resposta a Ferro Rodrigues, o Chega colocou um cartaz com a palavra «vergonha» em frente à AR.

https://executivedigest.sapo.pt/eleitores-do-chega-lancam-peticao-para-destituir-ferro-ja-tem-28-mil-assinaturas/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.