Companhia chegou a receber 29 veículos antes de cancelar o negócio.
O governo sabia, nas pessoas de António Costa e Pedro Nuno Santos.
Os gestores da TAP já começaram a receber os novos BMW híbridos que tanta polémica causaram nos últimos dias.
O CM sabe que, no total, foram entregues 29 veículos. Acresce que, afinal, o contracto agora denunciado pela TAP não se limita a 50 veículos, mas a 79. Isto porque, aos 50 automóveis para os gestores da TAP, há que acrescentar mais 29 carros da marca BMW para os gestores da Portugália Airlines, companhia aérea que faz parte do Grupo TAP.
Os primeiros carros foram entregues antes de ter rebentado a controvérsia pública que levou a um coro de críticas, desde o Presidente da República aos sindicatos da TAP. Porém, terão agora de ser devolvidos, uma vez que a TAP cancelou a operação de renovação da frota automóvel.
O facto de a TAP já ter recebido quase três dezenas de carros vem reforçar a informação divulgada este sábado pelo CM de que a transportadora terá de indemnizar a empresa de gestão de frotas a quem foram encomendadas as viaturas. Isto porque já não se trata apenas de cancelar uma encomenda, mas sim de devolver carros que já foram utilizados.
Conforme revelámos em exclusivo, a TAP poderá ter de pagar uma indemnização milionária por ter cancelado um negócio de cerca de três milhões de euros. O valor a pagar deverá rondar os 500 mil euros.
O CM voltou a contactar a TAP para obter mais explicações sobre este processo, uma vez que ainda há várias questões importantes por esclarecer, mas fonte oficial da companhia declinou comentar, alegando que não tem nada a acrescentar ao que já foi comunicado.
Na sexta-feira, André Ventura, líder do Chega, revelou, no final de uma reunião com os ministros das Finanças e dos Assuntos Parlamentares sobre política orçamental para o próximo ano, que “tudo indica que, a par de um acréscimo de 900 milhões de euros, o Governo está já em processo de procura de um grande grupo internacional para a venda da TAP.
PORMNEORES
O SINTAC, Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil, disse que caberá ao Governo "controlar esta administração, que só parece estar interessada em mordomias, ignorando os sacrifícios dos trabalhadores".
Sitema
"A avançar, a aquisição destes novos veículos seria uma atitude incompreensível nos tempos que correm, em que são pedidos grandes esforços a todos trabalhadores da TAP", considerou o Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves.
SPAC
Em reacção à pretensa renovação da frota automóvel dos gestores, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil disse que "estamos a falar de respeito. Pedimos mais respeito pelos trabalhadores da TAP e pelos contribuintes".
A TAP, em dificuldades financeiras , criticou a ANA, que pertence à francesa Vinci, depois desta ter anunciado que apresentou uma "proposta de actualização das taxas aeroportuárias reguladas com data de entrada em vigar a um de Fevereiro de 2023, seguindo o novo modelo previsto no contracto de concessão".
https://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/bmw-ja-entregou-carros-de-luxo-a-gestores-da-tap
Sem comentários:
Enviar um comentário