sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Ministros nórdicos escrevem à UE sobre nova rotulagem de alimentos

O novo rótulo alimentar europeu deve basear-se em investigação científica e não em interesses comerciais. Foi o que escreveram os ministros nórdicos responsáveis ​​pela política alimentar numa carta conjunta à UE.

Na UE, está em andamento um processo para realizar a rotulagem obrigatória de todos os alimentos, o que orientaria o consumidor a fazer escolhas saudáveis ​​ao comprar alimentos.

Isso pode ser na forma de um rótulo na frente da embalagem dos alimentos, exibindo se o conteúdo é bom ou não tão bom para nossa saúde.  

Pode competir com o Keyhole

Um rótulo obrigatório da UE poderia competir com os rótulos nacionais e regionais existentes, como o rótulo Nordic Keyhole, que é usado na região nórdica há 30 anos.  

O Keyhole, juntamente com o símbolo do coração finlandês, é baseado em recomendações nutricionais nórdicas baseadas em pesquisas.

Os ministros nórdicos responsáveis ​​pela alimentação e saúde esperam agora que o esquema de rotulagem nórdico possa inspirar o europeu. 

Experiência com rotulagem funcional

“Como a Comissão Europeia vai desenvolver um rótulo na frente da embalagem para a qualidade nutricional dos produtos alimentícios, gostaríamos de contribuir. A Região Nórdica tem uma vasta experiência no desenvolvimento e uso de rotulagem nutricional como uma ferramenta para fazer escolhas mais saudáveis”, diz Ingvild Kjerkol, Ministro de Serviços de Saúde e Cuidados da Noruega.

Incentivando o desenvolvimento de produtos

Embora a responsabilidade pelo desenvolvimento do rótulo de alimentos nórdicos seja dos governos, isso ocorre em estreita cooperação entre consumidores, pesquisa e indústria.

Isto produziu um rótulo amplamente reconhecível e credível e, ao mesmo tempo, motivou a indústria alimentar a garantir a evolução contínua dos seus produtos.

Em sua carta à Comissão Europeia, os ministros nórdicos escreveram que esperam um processo semelhante aberto e baseado em conhecimento em que pesquisadores e partes interessadas estejam envolvidos no desenvolvimento dos regulamentos para o novo rótulo da UE. 

Preocupações com a deterioração das exportações de alimentos

É crucial que o rótulo seja baseado em evidências e pesquisas. Os ministros nórdicos acreditam que o foco de qualquer rótulo deve ser o valor nutricional do alimento e quão saudável ele é, não interesses comerciais.

O processo da UE para desenvolver um rótulo alimentar comum suscitou a discussão e a preocupação de muitas partes interessadas que temem que o rótulo resulte em má publicidade para importantes produtos gastronómicos de exportação.

A região nórdica contribui com conselhos dietéticos actualizados

Na região nórdica, os esforços para actualizar as recomendações nutricionais nórdicas estão chegando ao fim. As recomendações actualizadas serão publicadas em Junho de 2023. Pela primeira vez, critérios de sustentabilidade serão incluídos nas directrizes alimentares.

Os ministros esperam que as novas recomendações nutricionais nórdicas sejam úteis para os novos esquemas de rotulagem de alimentos da UE.

nyckelhålssymbol på matpaket

Fotógraf: Johannes Jansson/norden.org

Leia a carta à Comissão Europeia

https://www.norden.org/en/news/nordic-ministers-write-eu-about-new-food-labelling

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.