quinta-feira, 9 de março de 2023

Galamba contratou um especialista de 23 anos (e da JS)

As más línguas dizem que foi uma aquisição intima, mas vale o que vale.Será que acompanhou Galamba no novo cargo?


Luís Lopes foi o candidato socialista em Sernancelhe, mas perdeu. Foi nomeado para exercer funções no gabinete secretário de Estado Adjunto e da Energia oito dias depois das autárquicas.

O secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, nomeou para técnico especialista do seu gabinete o jovem Luís Lopes, de 23 anos, com efeito a partir de 4 de Outubro. A nomeação ainda não consta do site em que o Governo divulga as nomeações, mas foi publicada em Diário da República dia 12.

Mas quem é Luís Lopes? O currículo no decreto de nomeação é vago: é "gestor" (é licenciado e mestre em Gestão e, tendo iniciado o curso em 2016 presume-se que tenha terminado o percurso académico em 2021),"tendo prestado serviços em empresas portuguesas e no Parlamento Europeu" (PE). Não especifica que serviços, que empresas, ou por quanto tempo. O recém-formado terá um salário de 2.201 euros.

Mas Luís Lopes é também militante da JS de Viseu, onde nasceu, embora a família tenha ligações a Trancoso. Uma fonte política local explica assim a sua candidatura autárquica a Sernancelhe: "O PS pura e simplesmente não tinha candidato nem a Tabuaço, nem a Sernancelhe, teve de se ir à procura." Em Tabuaço, avançou Carlos Portugal, em Sernancelhe, Luís Lopes - que é enteado de Carlos Portugal, Ex-enfermeiro director do Centro Hospitalar Tondela-Viseu e ligado ao PS distrital. Em Sernancelhe, o PSD bateu o recorde nacional do partido, com 81,89% dos votos, e Luís Lopes obteve 9,3%.


Empresas não, escritório sim
A SÁBADO questionou o gabinete de João Galamba sobre como chegou ao conhecimento de Luís Lopes e das suas competências e pediu a clarificação do currículo do nomeado (em que empresas trabalhou, em que cargos e em que períodos). A resposta destaca o "percurso académico exímio" do nomeado, tendo-se licenciado com 16 valores e mestrado com 17. Mas não há referência às empresas invocadas no CV, apenas a que, paralelamente à tese, "exerceu funções de business developer numa sociedade de advogados", sem indicar qual.
No Parlamento Europeu "exerceu funções" (não é especificado que funções ou com que vínculo profissional, se estágio ou outro), "principalmente nos comités Economic and Monetary Affairs e Regional Development. Nestes comités teve oportunidade de participar ativamente em relatórios como o da União Bancária e o Fundo para uma Transição Justa, o qual se reveste de grande importância para a área de intervenção deste membro do Governo." Sobre como chegou o governante ao conhecimento de Luís Lopes, não houve resposta.

Questionado, o próprio Luís Lopes respondeu apenas: "Relativamente ao meu CV, relembro que ao abrigo do DL n.º 11/2012, de 20 de janeiro, no artigo 11, o ponto 1 diz ‘os membros dos gabinetes são livremente designados e exonerados por despacho do membro do governo respetivo’." Cita ainda o artigo 12 para notar que do despacho de designação consta "obrigatoriamente a identificação do designado, nota curricular", mas nada concretiza do seu currículo, como "gestor", ou no PE. "Resta-me dizer que não tenho nada para acrescentar em relação ao despacho."

No governo, mas também no Ministério do Ambiente e Ação Climática, há outros casos de especialistas precoces. No mesmo gabinete, já houve outras nomeações de sub-30. Ana Afonso de Matos (ex-vereadora sem pelouro, pelo PS, em Almada) foi contratada em 2019 com 24 anos, Rui Ferreira de Almeida (da JS Oeiras) com 26. E o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, nomeou o técnico especialista Gonçalo Santos (presidiu à Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) aos 21 anos.

-------------------------------------------------------------------

    Louvor 40/2023, de 13 de Janeiro

    • Corpo emitente: Ambiente e Ação Climática - Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente e da Energia

    • Fonte: Diário da República n.º 10/2023, Série II de 2023-01-13

    • Data: 2023-01-13

    • Parte: C

    • Documento na página oficial do DRE

    • Sumário

      Louva Luís Miguel Rodrigues Lopes, técnico especialista do Gabinete

      https://www.sabado.pt/

      Maria Henrique Espada 

      25 de novembro de 2021

      Sem comentários:

      Enviar um comentário

      Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.