terça-feira, 22 de dezembro de 2020

As alegrias do sexo frívolo

A pandemia trouxe à tona um puritanismo desagradável.

Por Megan Nolan

A Sra. Nolan é escritora e crítica. Ela é colunista da New Statesman, onde escreve sobre cultura e política, e autora do próximo romance “Acts of Desperation”.


LONDRES - No bloqueio precoce, eu passava quase todas as noites na sala da frente da casa da minha mãe, bêbado, olhando para um computador, cambaleando com a perspectiva de meu corpo ser privado indefinidamente do toque. Naquela época, havia a sensação de que todas as coisas que realmente constituem a vida poderiam ser destruídas para sempre. Meu pai, que é um dramaturgo, especulou com aceitação otimista que talvez nunca veria ou trabalharia em outra produção teatral. Deixar a Irlanda, onde cresci e onde moram meus pais, parecia uma possibilidade remota, mesmo que fosse apenas para retornar à Grã-Bretanha, onde sou residente.

Apenas algumas semanas antes, eu estava em Nova York para uma longa visita, recentemente solteiro e agradavelmente louco com o desejo de namorar em todos os lugares. Meu valor romântico e sexual parecia mais alto ali do que em qualquer outro lugar. Achei que sofreria em comparação com todas as pessoas muito especiais e muito bonitas, mas descobri que uma exuberância levemente maníaca e uma total falta de interesse em qualquer coisa que se parecesse com compromisso compensou minhas deficiências físicas, e imagino que meu sotaque irlandês não. não machuca também.

Eu me senti quase nauseado com o conhecimento esmagador de quantas pessoas atraentes estavam lá fora. Mesmo quando meus encontros eram com caras que eu nunca veria novamente, geralmente encontrava algo neles ou na noite de que me lembraria com alegria, como aquele que me olhou com ternura em um quarto de hotel e exclamou inexplicavelmente: “Eu amo Nova York ! ” com a visão do meu corpo.

E então, em março, ocorreu o desligamento. Como não havia como saber se meu isolamento recém-descoberto duraria cinco semanas ou cinco anos, eu estava tentando urgentemente reformular o conceito de prazer como algo que poderia ocorrer sem outras pessoas. Fracassei completamente, e até fiquei um tanto feliz com esse fracasso, para melhor confirmar minha convicção de que o objetivo da vida é simplesmente estar com outras pessoas o mais abundantemente possível.

Nesse período, cometi o erro de sugerir em um post no Facebook que não se poderia esperar que pessoas solteiras, especialmente aquelas que vivem sozinhas, passassem um tempo ilimitado sem se socializar ou ter contato próximo. Algumas pessoas reagiram a isso como se eu tivesse proposto uma orgia em cada esquina, pandemia que se dane, mas não era isso que eu queria dizer. O que eu quis dizer é que não se pode esperar que os seres humanos suportem a perda repentina e total do conforto social. Para algumas pessoas, esse conforto social vem do namoro ou de fazer sexo com estranhos.

Na Holanda, as autoridades aconselharam chegar a um acordo com um amigo sexual. O chefe de saúde da Dinamarca disse: “ Sexo é bom, sexo é saudável. Como acontece com qualquer outro contato humano, existe o risco de infecção. Mas é claro que é preciso ser capaz de fazer sexo. ” Quer você concorde ou discorde, pelo menos esses países foram capazes de abordar o que era uma grande preocupação para muitos de seus cidadãos.

Mas esses países parecem ser excepcionais. Principalmente, o governo aqui na Grã-Bretanha - como em muitos outros lugares - fingiu que o sexo não ocorre exceto entre casais que coabitam. Quando os defensores da saúde pública fazem alusão à existência do sexo, o conselho geralmente é irreal e inadequado, instruindo casais que não moram juntos a se encontrarem fora e a não se tocarem. Notícias de empresas de brinquedos sexuais começaram a encher minha caixa de entrada de e-mail, anunciando vibradores de controle remoto, como se a perda da conexão física fosse puramente sobre perder um orgasmo.

Não houve nenhum esforço sério para enfrentar os desafios específicos do que é ser solteiro - estar sozinho - em 2020. Não houve grandes iniciativas de redução de danos, apenas a implicação ilusória de que todos nós que não fizemos parceria por Março de 2020 deve viver sem conexão significativa até que haja uma vacina.

A pandemia de coronavírus trouxe à tona um puritanismo desagradável em algumas pessoas, que se deleitam com a capacidade de policiar a maneira como outras vivem. Nem mesmo é preciso quebrar uma regra para merecer sua repulsa, apenas para expressar consternação por coisas que consideram sem importância ou, pior, hedonistas. Até reclamar da sensação de viver sozinho e não poder namorar agora é considerado impróprio, considerado trivial. Afinal, alguns não puderam visitar parentes idosos vulneráveis ​​o ano todo. Os casais também têm dificuldades, com muitos trabalhando em casa em aposentos apertados - para não mencionar aqueles que vivem com filhos pequenos.

As queixas de uma pessoa solteira não invejam ou contradizem a dor do pai arengado ou da filha angustiada com a falta do pai doente. Nossas lutas não serão prejudicadas se a sociedade também admitir que há pessoas que antes adquiriam um significado substancial por interagir de maneiras que agora são impossíveis - por meio de namoro ou sexo casual. Também estamos passando por algo doloroso, mesmo sem a validade socialmente aprovada da unidade nuclear para nos apoiar.

A maior parte da sociedade não acredita realmente que encontros casuais, não monogâmicos, possam realmente ter um significado, em vez de simplesmente servir como formas rudes de desabafar. Eu sei que eles podem. Viver como uma pessoa propositalmente solteira e promíscua era uma maneira de conhecer os outros, uma maneira de encontrar alegria no mundo, e isso acabou por agora. Pessoas solteiras perderam algo importante e deveriam ter o direito de lamentar isso. Não preciso querer que as crianças simpatizem com as famílias; você não tem que compartilhar minha prioridade para aceitar sua validade em minha vida. Não há um número finito de maneiras de ter sentido dor este ano.

Um amigo me perguntou há alguns meses se eu não me arrependia de ter terminado um relacionamento de longa data no início de 2020, em um momento particularmente ruim da história para escolher ficar sozinho. Não vou fingir que não passou pela minha cabeça que a vida provavelmente teria sido muito mais agradável se eu tivesse estado com meu ex durante o pior do confinamento. Não só teria sido bom ter companhia em geral, mas também senti falta dele, especificamente. Eu o amava; Ainda o amo, o que não significa que tenha ficado feliz por estar em nosso relacionamento.

Saí porque identifiquei que meus desejos e necessidades não estavam sendo melhor atendidos pela monogamia. Isso teria sido impossível na minha vida anterior, quando eu estava aleijado pela necessidade, vazando de mim para cada homem que passava que parecia poder preencher uma lacuna em forma de namorado em minha vida. Naquela época, eu não poderia recusar a oferta de companheirismo e amor da mesma forma que não poderia recusar.

Agora, eu preciso diferente. Preciso muito pouco de indivíduos, mas sou ganancioso pelo mundo. E porque não? Por que eu não deveria estar? É uma ganância razoável e bem-humorada, alimentada não pelo desespero, mas por um tremendo amor pelo mundo e pelas pessoas nele. Como eu poderia ter vergonha disso? O fato de esse impulso ter sido frustrado em 2020 não o torna maligno.

Algumas pessoas solteiras não vivem em constante espera pelo alívio de um casamento para acabar com sua miséria. As restrições deste ano aconteceram para se adequar melhor aos casais e famílias, mas isso não significa que o resto de nós estava levando a vida errado.

À medida que avançamos para 2021, sei agora mais do que nunca que estava certo em fazer o que era melhor para mim. Não vou fingir que quero coisas que não quero por uma questão de conforto temporário. Estarei esperando até que a vida que eu quero - inútil, frívola e rasa como pode parecer para alguns - seja possível novamente.


Megan Nolan ( @mmegannnolan ) é escritora e crítica. Ela é colunista da New Statesman, onde escreve sobre cultura e política, e autora do próximo romance “Acts of Desperation”.

O Times está empenhado em publicar uma diversidade de cartas ao editor. Gostaríamos de saber sua opinião sobre este ou qualquer um de nossos artigos. Aqui estão algumas dicas . E aqui está nosso e-mail: letters@nytimes.com .

Siga a seção de opinião do The New York Times no Facebook , Twitter (@NYTopinion) e Instagram .

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.