O nome “Champagne” não é garantia de qualidade. Aqui estão 10 excelentes casas grandes, 10 pequenos produtores-produtores e um glossário.
Por Eric Asimov
Os maiores produtores de champanhe podem fazer vinhos excelentes, mesmo no nível de entrada. Os produtores menores oferecem uma expressão diferente e frequentemente mais distinta do champanhe. Aqui estão 10 grandes marcas e 10 pequenos produtores que vale a pena pesquisar, e um glossário para ajudá-lo a navegar pelas seleções.
Esses champanhes têm nomes que você pode reconhecer ...
Billecart-Salmon
Champagnes refinados, especialmente o Brut Réserve ($ 45); Brut Sous Bois, fermentado e envelhecido em barricas ($ 80); e o rosé (US $ 75).
T. Edward Wines, Nova York
Bollinger
Famosa pelos vinhos que combinam potência e requinte. O Special Cuvée não vintage ($ 65) é excelente, assim como o vintage Grand Année ($ 175) e RD ($ 275).
Vintus, Pleasantville, NY
Bruno Paillard
Champanhe graciosos de grande mineralidade e delicadeza, incluindo o não vintage Brut Première Cuvée (US $ 50) e o vintage blanc de blancs (US $ 100).
Verity Wine Partners, Nova York
Charles Heidsieck
O não vintage Brut Réserve ($ 60) é extraordinariamente profundo e complexo; os outros cuvées são igualmente bons.
Folio Fine Wine Partners, Napa, Califórnia.
Delamotte
Blanc de blancs Nonvintage (US $ 70) é puro, farináceo e elegante; o vintage ($ 100) é ainda melhor.
Vineyard Brands, Birmingham, Ala.
Jacquesson
Champagnes idiossincráticos, porém lindos, desde os saborosos, numerados e extra brut não-vinhos (atualmente no. 743, US $ 90), até os cuvées mais sofisticados e específicos do local.
Importações Vintage '59, Washington
Louis Roederer
Qualidade superior generalizada, do enérgico e harmonioso Brut Premier não vintage (US $ 50) ao vintage blanc de blancs (US $ 88) e ao brilhante Cristal sofisticado (US $ 290).
Marcas e domínios USA Homes, Oakland, Califórnia.
Philipponnat
Maduro, rico e não vintage Royale Réserve Brut (US $ 60) é bom, mas os blends sofisticados são excelentes, especialmente o Clos des Goisses de um único vinhedo (US $ 250).
Banville Wine Merchants, Nova York
Ruinart
Blanc de blancs não vintage (US $ 80) é invulgarmente encorpado, embora elegante e fresco; O vintage Dom Ruinart blanc de blancs (US $ 180) é excelente.
Moët Hennessy EUA, Nova York
Jamelle Bouie : Jamelle Bouie discute escrita, cultura e ideias esquecidas de toda a internet.
Taittinger
Vinhos discretos, do rendado, tostado e não vintage Brut Réserve (US $ 50) ao complexo Comtes de Champagne blanc de blancs (US $ 190).
Kobrand, Nova York
Para outro lado do champanhe ...
Benoît Lahaye
Vinhos atrevidos, enérgicos e dominados pelo pinot noir da Montagne de Reims, incluindo o Brut Nature ($ 75) e o único vinhedo Le Jardin de la Grosse Pierre ($ 160).
VOS Selections, Nova York
Spade e Filho
Uma excelente variedade de vinhos fortes e picantes começando com o não vintage Brut Réserve (US $ 57) e um fino rosé extra brut Campania Remensis (US $ 95).
Petit Pois / Sussex Wine Merchant, Moorestown, NJ
Chartogne-Taillet
Uma maravilhosa variedade de champanhes do extremo norte da região, incluindo o Cuvée Sainte Anne (US $ 52) e um grupo de excelentes garrafas single-vintage.
Skurnik Wines, Nova York
Diebolt-Vallois
Champagnes firmes e focados da Côte des Blancs, incluindo um excelente rosé ($ 55) e o excelente Cuvée Prestige blanc de blancs ($ 60).
Petis Pois/Sussex Wine Merchant
Eric Rodez
Vinhos intensos com grande refinamento feitos de uvas cultivadas biodinamicamente cultivadas ao redor da vila de Ambonnay, incluindo o não-vintage Cuvée des Crayères ($ 60) e um soberbo blanc de blancs ($ 65).
AP Wine Imports, Nova York
Georges Laval
Champagnes vivos, puros, energéticos e minerais como o Brut Nature (US $ 90).
Transatlantic Bubbles, Woodbridge, Conn.
Larmandier-Bernier
Localize os blanc de blancs biodinâmicos das Côtes des Blancs, sempre cheios de entusiasmo e energia, incluindo o longitude não vintage (US $ 60) e o vintage Terre de Vertus (US $ 85).
Polaner Selections, Mount Kisco, NY
Pierre Péters
Blanc de blancs requintados, sempre impecavelmente equilibrados e deliciosos do não vintage Cuvée de Réserve ($ 65) ao único vinhedo Les Chétillons ($ 160).
Vinhos Skurnik
Rosas jeanne
Esses vinhos focados, precisos e lindos da região de Aube costumavam ser engarrafados com o nome de vigneron, Cédric Bouchard. Ele faz cuvées de chardonnay e de pinot blanc, mas a maioria é pinot noir, começando com o Val Vilaine blanc de noirs (US $ 85).
Polaner Selections
Ulysses Collin
Vinhos ricos e intensos com foco afiado, incluindo Les Maillons, um blanc de blancs de um único vinhedo (US $ 120) e Les Roises, um blanc de blancs de um único vinhedo (US $ 170).
Louis / Dressner Selections, Nova York
Se você está pronto para comprar, aqui estão as frases que você deve saber ...
Branco de brancos
O champanhe é normalmente uma mistura de alguma combinação de três uvas. Dois, pinot noir e pinot meunier, são uvas pretas, normalmente usadas para fazer vinhos tintos. Uma, chardonnay, é uma uva branca para vinho branco. Um blanc de blancs, literalmente branco de branco, é feito exclusivamente de chardonnay e tende a ter grande elegância e sutileza.
Branco e preto
“White from blacks” é um champanhe feito apenas de uvas pretas, muitas vezes, mas nem sempre, apenas pinot noir. É mais robusto do que blanc de blancs e muito mais raro.
Disgorgement
Depois que o vinho é fermentado e engarrafado, um pouco de doçura e fermento são adicionados à garrafa antes de ser selada. Isso inicia uma segunda fermentação na garrafa, que produz a carbonatação. Antes de terminar o champanhe, o sedimento deixado pela levedura morta é expulso ou despejado da garrafa.
Data de Desgravamento
Duas garrafas de champanhe não vintage, se forem despejadas em momentos diferentes, terão o gosto de vinhos diferentes. É por isso que mais produtores estão adicionando a data de devolução ao rótulo. A informação é especialmente útil se a safra dominante na mistura também for identificada, para que os consumidores possam saber por quanto tempo o vinho envelheceu antes do degorgitamento. Às vezes, essas informações não estão no rótulo, mas estão disponíveis por meio da leitura de um código QR.
Dosagem
Após o derrame, o champanhe é geralmente adoçado um pouco antes de ser rolhado para equilibrar a acidez frequentemente abrasadora do vinho.
Bruto
A quantidade da dosagem determina o quão seco o champanhe ficará. Brut é a designação mais comum, indicando um vinho que pode variar de 0 a 12 gramas de açúcar residual por litro, embora hoje em dia a maioria dos bruts tenha de 6 a 10 gramas.
Extra Brut
Indica um champanhe muito seco, 0 a 6 gramas de açúcar residual por litro.
Natureza Bruta
Não indica dosagem, embora tecnicamente possa ter uma pequena quantidade de até 3 gramas de açúcar residual por litro. Os sinônimos incluem brut zéro.
Extra Seco
Paradoxalmente, isso indica um champanhe muito mais doce do que bruto, até 17 gramas de açúcar residual por litro. Demi-sec é ainda mais doce.
Eric Asimov é o crítico de vinhos do The Times. @ EricAsimov
Sem comentários:
Enviar um comentário