domingo, 27 de dezembro de 2020

A alegria do sexo frívolo

A pandemia trouxe à tona um puritanismo desagradável.

Por Megan Nolan

Nolan é escritor e crítico.

LONDRES - No início do confinamento, passei quase todas as tardes na sala da frente da casa da minha mãe, bêbado, olhando para um computador, pasmo com a perspectiva de meu corpo ficar indefinidamente privado de toque. Naquela época, havia a sensação de que todas as coisas que constituem a vida poderiam realmente ser destruídas para sempre. Meu pai, que é um dramaturgo, especulou com uma aceitação optimista de que nunca poderia ver ou trabalhar em outra produção teatral. Deixar a Irlanda, onde cresci e onde moram meus pais, parecia uma possibilidade remota, mesmo que fosse apenas para voltar ao Reino Unido, onde resido.

Poucas semanas antes, estive em Nova York para uma longa visita. Eu estava solteiro recentemente e estava agradavelmente louco com o desejo de namorar em todos os lugares. Meu valor romântico e sexual parecia mais alto ali do que em qualquer outro lugar. Achei que estaria em desvantagem lá em comparação com todas as pessoas super especiais e lindas, mas descobri que uma exuberância um pouco maníaca e uma total falta de interesse em qualquer coisa como um compromisso compensado por minhas deficiências físicas. Acho que meu sotaque irlandês também não doeu.

Quase fiquei nauseado com o conhecimento esmagador de quantas pessoas atraentes havia. Mesmo quando meus encontros eram com caras que eu nunca mais veria, eu geralmente encontrava algo neles ou naquela noite que eu teria muito prazer em lembrar, como aquele que me olhou com carinho em um quarto de hotel e exclamou inexplicavelmente “Eu amo Nova York! " vendo meu corpo.

E então, em Março, veio o bloqueio. Como não havia como saber se meu isolamento recém-descoberto duraria cinco semanas ou cinco anos, eu estava tentando urgentemente reformular o conceito de prazer como algo que poderia acontecer sem outras pessoas. Fracassei completamente, e fiquei até um pouco feliz com esse fracasso, em confirmar minha crença de longa data de que o sentido da vida é simplesmente estar com outras pessoas o mais abundantemente possível.

Nesse período, cometi o erro de sugerir numa postagem do Facebook que não se poderia esperar que pessoas solteiras, especialmente aquelas que viviam sozinhas, passassem um tempo ilimitado sem se socializar ou ter um contacto próximo. Algumas pessoas reagiram a isso como se eu tivesse proposto uma orgia em cada esquina, maldita pandemia, mas não foi isso que eu quis dizer. O que eu quis dizer é que não se pode esperar que os seres humanos sofram a perda repentina e total do conforto social. Para algumas pessoas, esse conforto vem de namoro ou sexo com estranhos.

Na Holanda, as autoridades aconselharam chegar a um acordo com um parceiro sexual . O chefe de saúde da Dinamarca disse: “ Sexo é bom, sexo é saudável . Como acontece com qualquer outro contacto humano, existe o risco de infecção. Mas é claro que é preciso ser capaz de fazer sexo. " Concordem ou não, pelo menos esses países foram capazes de lidar com o que era uma grande preocupação para muitos de seus cidadãos.

Mas esses países parecem ser excepcionais. Na maior parte, o governo aqui na Grã-Bretanha - como em muitos outros lugares - finge que o sexo só acontece entre casais que coabitam. Quando os defensores da saúde pública insinuam a existência de sexo, o conselho é geralmente irreal e inapropriado, instruindo casais não vivos a se encontrarem fora e a não se tocarem. Comunicados à imprensa de empresas de brinquedos sexuais começaram a encher minha caixa de entrada de e-mail, anunciando vibradores de controle remoto, como se a perda da conexão física fosse apenas para perder orgasmos.

Não houve nenhum esforço sério para enfrentar os desafios específicos de como é ser solteiro - ser solteiro - em 2020. Não houve grandes iniciativas de redução de danos, apenas a implicação delirante de que todos nós que não estávamos em um relacionamento em Março 2020, devemos viver sem uma conexão significativa até que haja uma vacina.

Escolhas dos editores

Que livros Biden deve ler? Pedimos a 22 escritores

The Darkest Timeline

Tad Jones viveu sozinho na natureza, até a revolta da natureza

A pandemia de coronavírus expôs um puritanismo desagradável em algumas pessoas, que se deleitam com a capacidade de ficar de olho em como os outros vivem. Você nem mesmo precisa quebrar uma regra para ganhar o descontentamento deles, apenas expresse consternação com coisas que eles consideram sem importância ou pior, hedonistas. Até mesmo reclamar da sensação de viver sozinho e não poder namorar ninguém agora é considerado indecência, considerado trivial. Afinal, alguns não puderam visitar parentes idosos vulneráveis ​​o ano todo. Os casais também passam por momentos difíceis, com muitos trabalhando em casa em quartos apertados, para não mencionar aqueles que vivem com crianças pequenas.

As queixas de uma pessoa solteira não agravam ou contradizem a dor de uma mãe ou de uma filha angustiada que sente saudades do pai doente. Nossas dificuldades não serão minadas se a sociedade também admitir que há pessoas que antes ganharam um significado substancial interagindo de maneiras que agora são impossíveis: por meio de namoro ou sexo casual. Também passamos por algo doloroso, sem nem mesmo a validade socialmente aprovada da unidade nuclear para nos apoiar.

A maior parte da sociedade não acredita realmente que encontros casuais e não monogâmicos possam ter significado, em vez de simplesmente servirem como uma forma tosca de desabafar. Eu sei que eles podem. Viver propositalmente como uma pessoa solteira e promíscua era uma maneira de conhecer outras pessoas, uma maneira de encontrar alegria no mundo, e isso acabou por enquanto. Pessoas solteiras perderam algo importante e deveriam se arrepender. Não preciso querer que as crianças entendam as famílias; Você não tem que compartilhar minha prioridade para aceitar sua validade em minha vida. Não há um número finito de maneiras pelas quais senti dor este ano.

Um amigo me perguntou há alguns meses se eu não me arrependia de terminar um relacionamento de longo prazo no início de 2020, em um momento tão ruim da história para escolher ficar sozinho. Não vou fingir que não passou pela minha cabeça que a vida teria sido muito mais agradável se eu tivesse estado com meu Ex durante o pior período de confinamento. Não só teria sido bom ter companhia em geral, mas também senti falta dele, especificamente. Eu o amava; Eu ainda o amo, o que não significa que ele me fez feliz por estar em nosso relacionamento.

Desisti porque identifiquei que meus desejos e necessidades não estavam sendo melhor atendidos pela monogamia. Isso teria sido impossível na minha vida anterior, quando eu estava paralisada pela necessidade, fugindo de mim para cada homem que passava e parecia que eu poderia preencher aquele buraco em forma de namorado na minha vida. Naquela época, ele não podia recusar a oferta de companheirismo e amor mais do que podia com água e ar.

Agora, preciso de algo diferente. Preciso muito pouco de indivíduos, mas tenho fome do mundo. E porque não? Por que não deveria ser? É uma ganância razoável e decente, alimentada não pelo desespero, mas por um tremendo amor pelo mundo e pelas pessoas que o habitam. Como eu poderia ter vergonha disso? Só porque esse ímpeto foi frustrado em 2020 não o torna mau.

Algumas pessoas solteiras não esperam constantemente pelo alívio de um casamento para acabar com seu sofrimento. As restrições deste ano aconteceram para atender melhor aos casais e famílias, mas isso não significa que o resto de nós cometeu erros na vida.

À medida que avançamos para 2021, sei agora mais do que nunca que estava certo em fazer o que era melhor para mim. Não vou fingir que quero coisas que não quero por uma questão de conforto temporário. Vou esperar até que a vida que desejo - vulgar, frívola e superficial como pode parecer para alguns - seja possível novamente.

Megan Nolan ( @mmegannnolan ) é escritora e crítica. Ela é colunista do New Statesman, onde escreve sobre cultura e política, e autora do próximo livro Acts of Desperation .

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.