sábado, 19 de dezembro de 2020

"Este manual pretende fazer uma abordagem integradora e atualizada, à luz das recomendações nacionais e internacionais acreditadas nesta matéria.” 

 

A literacia e a prevenção são pilares essenciais de qualquer sistema de saúde que se quer robusto e sustentável. Um sistema em que a saúde prevaleça sobre a doença. Nesta matéria, a partilha de informação com as pessoas e os doentes faz parte da literacia e prevenção da prática médica. Sabemos que com pessoas informadas conseguimos fazer escolhas mais conscientes e acertadas, que nos permitem alcançar resultados melhores e mais sólidos.A pandemia surpreendeu todos os países do mundo e tem criado grandes desafios. Há poucas certezas ainda. Mas sabemos que comunicar e transmitir informação clara, verdadeira, de forma transparente e no tempo certo é o caminho para conseguirmos que o comportamento individual de cada cidadão contribua para o bem maior de salvar vidas. Foi partindo desta premissa que decidimos publicar este manual, nesta altura crítica em que o inverno e a segunda onda da pandemia nos colocam de novo à prova. Pretendemos que seja uma ferramenta prática, que organiza as principais recomendações para combatermos o SARS-CoV-2 e, ao mesmo tempo, recuperarmos alguma da normalidade possível para o nosso quotidiano. O nosso sentido humanista e solidário, característico do ser português, é cada vez mais essencial para que possamos cuidar de todos os nossos doentes e ajudar a mitigar as crescentes desigualdades sociais em saúde. E este manual constitui seguramente um importante contributo para dar conhecimento e formar os cidadãos, unindo as pessoas. Aos autores e coordenador desta magnífica obra deixo o meu muito obrigado. 

Miguel Guimarães 

Bastonário da Ordem dos Médicos


Descarregue o manual “Viver em Tempo de Covid-19”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.