quinta-feira, 29 de julho de 2021

Guia do iniciante: o que é champanhe?

A notícia de que a Rússia está desafiando o antigo direito francês de usar exclusivamente o termo champanhe surpreende-me muito. O vinho mais famoso do mundo e seu terroir (os fatores ambientais individuais específicos do vinho) não é uma área que eu pensei que Vlad Putin se envolveria.

    No entanto, a notícia do desafio da Rússia despertou minha curiosidade sobre as origens do espumante francês. Isso me levou a mergulhar na origem, história e definição de Champagne e sua importância para a própria identidade francesa, orgulho regional e produção mundial de vinho.

    O artigo a seguir fornece um guia para iniciantes em Champagne, sua definição, história, idiossincrasias e produção. É uma ótima pequena introdução se você quiser saber mais sobre o que é o kerfuffle!

    Definindo Champagne e sua proteção por lei

    Defining-Champagne-and-its-Protection-by-Law

    Merriam Webster define Champagne como “um vinho espumante branco feito na antiga província de Champagne, França. Champagne é uma região histórica e antiga província do nordeste da França, a oeste de Lorraine e ao norte da Borgonha. ”

    O Comite Champagne estende a definição para incluir por que a uva e o terroir da região de Champagne - e o vinho espumante produzido - são protegidos por lei. Essa lei antiga é conhecida como Proteção da denominação Champagne e é reconhecida pela maior parte do mundo, embora, curiosamente, não pelos EUA.

    “Champagne é uma região vinícola única na França. Noventa milhas a nordeste de Paris, o clima da região, solo calcário, regulamentos rígidos e longa história de vinificação se combinam para produzir um vinho espumante que só pode ser produzido em um lugar: Champagne.

    Existem muitos vinhos espumantes produzidos em todo o mundo, mas o nome Champagne só pode ser usado em um rótulo se as uvas e os vinhos produzidos, sob estrito controle, na região francesa que leva o nome de Champagne.” Embora muitas vezes usem uvas pinot noir, tenham bolhas e, em geral, aparência e sabor, o mesmo, o vinho espumante e o vinho Champagne são classificados de forma diferente por causa desta denominação Proteção de Champagne.

    Cada elemento de crescimento e produção na indústria do champanhe, desde o fazendeiro nos campos, o enólogo e a Champagne House que engarrafa e vende seu Moet Chandon, Veuve, Pommery ou Dom Perignon. A produção de vinho da região de Champagne tem a mesma proteção de origem do Cognac (também na França) ou Rhum Agricole (Martinica).

    O vinho espumante pode ser produzido e engarrafado em qualquer outro lugar do mundo, só não pode ser chamado de Champagne francês, pelo nome ou pelo estilo. Também deve ser observado que os produtores franceses de champanhe investiram seu dinheiro, experiência e estima para levar os EUA de um posto avançado de vinhos espumantes a uma força global de espumantes branco e tinto.


    A História do Champanhe

    The-History-of-Champagne

    A vinificação na região começou já na ocupação romana, no entanto, Champagne foi inicialmente um mau produtor. O muito mais popular, teve vinho tinto, dificuldades no Norte (especialmente em comparação com a Borgonha, mais ao sul) devido às temperaturas mais frias do inverno, que deixaram os vinhos mais finos e encorpados.

    Com o tempo, os Champenois fizeram espumante por acaso. As bolhas se formaram com a parada da fermentação durante o inverno e, em seguida, recomeçando durante a primavera, liberando dióxido de carbono na garrafa.

    No início, havia muitos produtores de vinho chateados no Norte, incluindo o monge Dom Perignon, pois as garrafas estouravam continuamente e as pessoas não eram fãs do vinho. Nos anos 1700, os ricos e nobres adotaram o champanhe francês (e o levaram para a Grã-Bretanha) como uma mudança interessante e na moda de ritmo para ainda, o que significa que as grandes casas de champanhe nasceram, desde que pudessem fazer suas garrafas fortes o suficiente para suportar o processar.

    Champanhe Francês Famoso

    Francês-champanhe

    A indústria de Champagne é dominada por um punhado de vinicultores líderes, todos ligados à produção inicial. Cada um deles é individualmente conhecido como Champagne House - eles representam alguns dos rótulos de marcas mais notáveis ​​do mundo.

    As casas líderes oferecem até 500 anos de experiência em vinhedos de Champagne e na produção de champanhe, incluindo:

    • Verve e Madame Clicquot

    • Moet e Chandon

    • Pommery

    • Roederer

    • GH Mumm

    • Dom Perignon

      • Essas marcas são notáveis ​​por sua qualidade luxuosa e prestígio, mas muitas vezes vêm com um preço alto para combinar com cada garrafa de champanhe.


        Tipos de Champanhe

        O tipo mais popular de muitos champanhes à base de Chardonnay é o champanhe Brut, que é seco, mas rico em sabor e mineralidade, ao mesmo tempo em que oferece níveis adoráveis ​​de carbonatação e um indescritível sabor de frutas. Um “Blanc de Blancs” (branco de brancos) significa que o enólogo criou um vinho branco a partir de uma uva branca. Em Champagne, essa uva é a variedade chardonnay, enquanto em outros lugares poderia ser de outro tipo.

        A região mais famosa de Blanc de Blancs é a Côte des Blancs, ao sul de Epernay. Enquanto o vinho branco de champanhe domina, as uvas para vinho tinto podem ser usadas para fazer um vinho tinto ou rosado de qualidade, geralmente indo em direção à extremidade mais doce do espectro de sabor (veja abaixo).

        Blanc de Noirs é o champanhe feito com as duas variedades de casca negra da região de Champagne - as uvas Meunier e Pinot Noir - ou uma mistura das duas. Para fazer um Champagne Rose francês, você pode sangrar uma uva vermelha (saignee) ou misturar as variedades de vinho tinto e branco antes da segunda fermentação.

        Tal como acontece com outros vinhos, existe o champanhe vintage - o produto de alta qualidade que é trabalhado dentro de um determinado ano de produção e envelhecido por três anos ao longo (na garrafa). O champanhe não vintage pode vir de uvas de combinações diferentes ao longo dos anos.


        Doçura em beber champanhe

        Doçura-em-beber-champanhe

        Cada fabricante de champanhe tende a usar um nível de doçura diferente na construção de seu vinho exclusivo. Há uma variedade de doçura diferente - onde o teor de açúcar ou “dosagem” dita seu tipo.


        A doçura geralmente se divide nas seguintes linhas:

        • Natureza bruta: a expressão mais seca do champanhe

        • Extra Brut: um champanhe Brut seco que também é popular como vinho branco espumante

        • Champanhe Brut: a oferta mais popular, que equilibra bolhas, mineralidade e acidez com um sabor meio adocicado

        • Extra-seco : seco, mas não tão seco quanto o Brut Champagne, e o sabor da fruta é mais prevalente

        • Seco: esta é a designação onde você encontrará as uvas brancas e vinhos rosados ​​mais doces

        • Demi-sec : doce, normalmente um vinho espumante de sobremesa com baixo teor de álcool

        • Doux : Muito doce, também tipicamente um vinho de sobremesa. Combina com outros vinhos de sobremesa espumantes, como o prosecco

          Fazendo champanhe francês

          Método Champenoise (O Método Champagne)

          Também conhecido como método tradicional, o Methode champenoise é onde se produz o espumante, passando por uma segunda fermentação em garrafa. Essa fermentação secundária produz dióxido de carbono, que dá ao espumante champanhe sua inconfundível sensação na boca.

          Este método de Champagne originou-se na região francesa de Champagne, onde eles protegem a terminologia, o método e o terroir. Apesar disso, a maioria dos produtores de espumantes adota alguma variação desse processo para fazer variações de espumante branco, rosado ou tinto.

          Método Rural

          Methode rurale é uma designação ainda mais antiga para a produção de vinho espumante branco do que Champagne e ainda está em operação na área de Limoux, no sul da França. A denominação lá é chamada de Blanquette de Limoux. Não há fermentação secundária - o dióxido de carbono é produzido na garrafa durante o processo de fermentação.

          Nossas 3 melhores escolhas

          Quando se trata de comprar champanhe, existem literalmente centenas de marcas e estilos diferentes em todos os tipos de faixas de preço. Para ajudar a garantir que você obtenha uma gota superior, aqui estão nossas três garrafas favoritas que você com certeza irá desfrutar.


          1. Champanhe Dom Perignon Vintage (750.0 ml garrafa - de $205.05  )

          Champanhe Dom Perignon Vintage

          Indiscutivelmente o champanhe vintage francês mais conhecido, este espumante é leve e seco, com uma mineralidade floral fresca que cheira a toranja e frutas de caroço. O carro-chefe da linha Dom Perignon, existem poucas garrafas que se comparam em termos de estilo e prestígio cultural - é o champanhe de celebração final.

          Combinação de alimentos

          Queijo - Envelhecido, Queijo - Noz e semifirme, Pato e ave de caça, Peixe - Branco, Cogumelos, Marisco


          2. Louis Roederer Cristal Brut (750.0 ml garrafa - de $279.99  )

          Louis Roederer Cristal Brut

          Uma garrafa de champanhe francês tremendamente decadente e visualmente deslumbrante, Cristal é uma garrafa de luxo brilhante, adequada para gestos expansivos, seja para jantar, comemorar ou lamentar. Com capacidade de conservação por cerca de 20 anos, Cristal Brut oferece um Champagne branco seco com notas de frutas brancas e uma mineralidade fantástica e cintilante que desmente sua textura macia.


          3. Etiqueta amarela Veuve Clicquot Brut (750.0 ml garrafa - de $59.99  )

          Etiqueta Veuve Clicquot Brut Amarelo

          Esta garrafa de Veuve oferece uma excelente mistura de champanhe Brut a um preço aceitável para estourar a garrafa e empolgação. A mistura exclusiva da casa oferece mineralidade excepcional e ótima carbonatação sem comprometer os elementos de frutas frescas, baunilha e toques de brioche.

          Combinação de alimentos

          Queijo - Azul, Queijo - Envelhecido, Carnes Curadas, Peixe - Carnudo e Oleoso, Peixe - Branco, Marisco, Peru

          Conclusão

          Em sua forma mais simples, descobrir o que constitui o champanhe é fácil. Ele vem da região de Champagne na França? Nesse caso, é legalmente permitido ser Champagne, se não, é um vinho espumante de outro lugar.

          Com isso dito, definir, compreender e obter conhecimento sobre Champagne e sua história é um assunto fascinante. Este artigo é suficiente para iniciar sua jornada, mas há muito mais para você aprender com mais detalhes!

          Veja mais sobre - Os melhores vinhos espumantes americanos para experimentar em 2021

        Sem comentários:

        Enviar um comentário

        Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.