segunda-feira, 12 de julho de 2021

Núcleos de trabalhadores sociais-democratas nas empresas deixaram de ter expressão formal

Rita Penela


No PSD, apesar de os trabalhadores sociais-democratas se poderem organizar em núcleos, Pedro Roque reconhece ao Observador que funcionavam mais “quando o sindicalismo era mais activo”. Actualmente sem núcleos formalmente constituídos, o PSD conta com os militantes das várias empresas para dar “algum apoio nas questões dos trabalhadores”, tendo a prática dos núcleos de empresa “sido abandonada há muito tempo” segundo outra fonte social-democrata explica ao Observador.

No PSD, os trabalhadores “são uma espécie de órgão consultivo do secretariado nacional” e articulam-se de forma mais próxima com as respectivas distritais, que têm secretariados nas várias áreas (saúde, educação, banca ou financeiro por exemplo).

Ainda assim, o secretário-geral dos TSD reconhece que, mesmo sem a constituição dos respectivos núcleos, sabendo-se da existência dos militantes em determinadas empresas acaba por se manter a articulação, numa óptica mais consultiva.

Observador

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.