quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

10 inovações que desconhecíamos serem suecas.

1 chave inglesa ajustável

Um grampo em muitas caixas de ferramentas, a chave ou chave de chave ajustável, também popularmente chamada de "chave de macaco" ou "chave inglesa", muitas vezes vem muito útil durante projectos "faça você mesmo" (DIY). Enquanto a primeira iteração desta chave foi originalmente inventada em 1842 pelo engenheiro britânico Richard Clyburn, a chave ajustável de hoje , a "Chave Sueca", é atribuída a Johan Petter Johansson, um inventor sueco que melhorou o conceito original de Clyburn e patenteou-a em 1891.

2 saúde digital

As startups suecas estão liderando o desenvolvimento global da saúde digital, fornecendo acesso a diferentes formas de saúde por meio de inteligência móvel, artificial (IA) e outras tecnologias. KRY é um aplicativo médico-paciente que permite que médicos e psicólogos atendam pacientes em vídeo. Tem atraído muita atenção – e alguma controvérsia. A empresa trabalha com os sistemas nacionais de saúde financiados publicamente dos países onde opera, que até agora incluem Suécia, Noruega e Espanha.

Outros exemplos de provedores suecos de saúde digital são Min Doktor, Flow Neuroscience, Doctrin e Joint Academy, para citar apenas alguns.

3 Melhor Abrigo

Better Shelter é uma solução de abrigo de emergência em um pacote plano. Oferece aos refugiados uma casa à prova de intempéries e segura de 17,5 metros quadrados com fechaduras de portas e painéis solares. Foi projetado para durar pelo menos três anos e é melhor isolado do que as tendas tradicionais de refugiados. Projetados para fornecer um produto sustentável e econômico que possa ser facilmente transportado e montado, milhares de unidades do Better Shelter foram distribuídas para muitos países diferentes. Better Shelter foi desenvolvido em parceria com o ACNUR e a Fundação IKEA.

4 aplicativo Karma

Todos sabemos que importa karma, certo? Bem, karma também pode transformar o desperdício de alimentos de um problema para uma oportunidade. Alguns empreendedores suecos lançaram um aplicativo chamado Karma. Através do aplicativo, supermercados, restaurantes e cafés podem oferecer produtos que estão prestes a expirar pela metade do preço, em vez de jogá-los fora. Em apenas dois anos, karma afirma ter atraído 400.000 usuários em toda a Suécia e em Londres.

A redução do desperdício de alimentos também está na agenda do governo. 'Mais para fazer mais' é um plano de ação desenvolvido pela Agência Sueca de Proteção Ambiental, agência nacional de alimentos e pelo Conselho Sueco de Agricultura. O objetivo é reduzir o desperdício de alimentos em nível nacional até 2030.

5 leite de aveia

A região nórdica oferece ótimas condições para o cultivo de aveia (leia-se: chove muito), e a Suécia está explorando diferentes formas de usar esse cereal saudável. A marca sueca Oatly é talvez mais conhecida por sua alternativa de leite não lácteo. O leite de aveia foi desenvolvido pelo cientista alimentar da Universidade de Lund Rickard Öste, que fundou Oatly em 1994. Desde então, o leite de aveia tornou-se um grampo em uma variedade de supermercados e cafeterias em todo o mundo.

A cooperativa agrícola sueca Lantmännen também investiu em pesquisas sobre aveia. E não é tudo sobre produtos alimentícios – um novo projeto de pesquisa está procurando criar móveis a partir de aveia!

6 by-pass

Em 1958, Rune Elmqvist desenvolveu um marca-passo artificial executado por bateria , que foi usado para a primeira operação de by-pass feito pelo cirurgião Åke Senning no Karolinska University Hospital em Estocolmo. O by-pass é colocado a pele do paciente cardíaco e os pulsos elétricos que gera garantem que os músculos se expandam e contraam normalmente, regulando o coração.

7 cinto de três pontos de três pontos

Agora um requisito padrão em cada veículo de passageiros economizando cerca de uma vida a cada seis minutos, o cinto de segurança de três pontos foi desenvolvido pelo inventor e engenheiro de segurança sueco Nils Bohlin em 1959 para a Volvo. Foi projetado com uma forma Y para espalhar energia através de um corpo em movimento durante um acidente.

8 Uniti

A Suécia está entre os líderes mundiais na transição para veículos elétricos e está comprometida em ter uma frota de veículos 100% livre de combustíveis fósseis até 2030. Um dos exemplos mais badalados da inovação sueca neste campo é a Uniti, startup que está desenvolvendo um carro elétrico leve que foi apelidado de "Tesla para megacidades". Após uma campanha de crowdfunding, a empresa recebeu cerca de 3.000 pré-encomendas para seu primeiro modelo, que deve chegar às estradas em 2019.

9 A estrutura de caminhada

A cientista social sueca Aina Wifalk contraiu poliomielite – um vírus que pode causar paralisia temporária ou permanente – aos 21 anos. Depois de rasgar os ombros do uso de bengalas por duas décadas, ela criou a armação ambulante, ou andador, uma invenção que facilitou a vida de idosos e deficientes desde o final dos anos 1970. Como Wifalk queria que o andador fosse acessível ao maior número possível de pessoas, ela nunca patenteou. Até hoje, o andador ajuda seus avós a se manterem móveis e ativos.

10 fecho Zipper

O fecho zíper moderno como sabemos foi melhorado e desenvolvido pelo inventor sueco-americano Gideon Sundbäck de um modelo anteriormente menos eficaz em 1913. A versão recém-redesenhada de Sundbäck chamada "fixador separável" foi patenteada em 1917 e apresenta dentes entrelaçados e separados por um controle deslizante.

Última atualização: 19 dezembro 2019

Nathalie Rothschild (2018) & Lola Akinmade Åkerström (2013)

Sem comentários: