quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Por que os suecos estão bem em pagar impostos

A maioria dos suecos tem confiança na Agência Tributária Sueca, apesar dos famosos altos impostos de renda da Suécia. A Agência Fiscal desempenha um papel importante na vida de cada sueco. Eis o motivo.

Um corpo público altamente confiável

Todo mundo sabe que os suecos pagam um monte de impostos; A Suécia é tão conhecida por seus altos impostos pessoais quanto para móveis IKEA e ABBA. Dado que o imposto é uma palavra suja para muitas pessoas ao redor do mundo, você pode esperar que a agência governamental que pega cerca de um terço do pacote de pagamento do sueco trabalhador médio seria inimigo público nº 1.

Mas a verdade é que a Agência Tributária Sueca (Skatteverket)continua muito popular. Uma pesquisa de 2019 (link em sueco) do instituto de pesquisa de mercado Kantar Sifo concluiu que a Agência Fiscal tem a nona melhor reputação de 40 grandes órgãos públicos suecos.

Então, como a Agência Tributária Sueca conseguiu fazer o que parece ser o truque final da confiança - pegando o dinheiro das pessoas, mas deixando a maioria delas gratas e sorridentes?

Do berço ao túmulo – literalmente

Primeiro, deve-se ressaltar que a Agência Tributária faz mais do que apenas recolher impostos. Como autoridade responsável pelo registro populacional (folkbokföring), acompanha muitos eventos importantes na vida de cada sueco.

Quando um bebê nasce, a agência registra o nascimento e envia um número de identidade pessoal. É a Agência Tributária a quem os pais se candidatam a registrar o nome do bebê; Sim, a Agência Fiscal tem o poder de rejeitar sua escolha de nome – como pais que queriam chamar seus filhos de Sickboy, Superman, Dotcom e Krank encontraram o caminho difícil.

Quando você decide se casar, entre "você vai se casar comigo?" e "eu faço", há a questão não particularmente romântica de se candidatar à Agência Fiscal para uma "investigação de impedimentos ao casamento" para provar que você é elegível para dar o nó. É melhor não falar disso antes de você fazer a pergunta.

Cada vez que você se move, você tem que notificar a Agência Fiscal de seu novo endereço dentro de uma semana. E, inevitavelmente, mesmo na morte você estará exigindo seus serviços. O médico que o declarar morto informa a Agência Fiscal, e seus parentes de luto precisarão obter o certificado de "cremação ou enterro" necessário para o funeral da agência antes que eles possam dizer suas despedidas finais.

Em impostos confiamos

Um bom ponto de partida para os índices de aprovação consistentemente altos da Agência Tributária é o fato de que muitos suecos não são naturalmente anti-impostos. De fato, ao contrário de alguns países onde pagar impostos é visto como algo negativo, muitos suecos toleram – e até mesmo bem-vindos – altos impostos. E um número crescente aceitaria impostos ainda mais altos para pagar uma sociedade em grande parte justa e bem funcional, com serviços públicos decentes e uma rede universal de segurança.

Na verdade, a palavra sueca para impostos – skatt – tem outro significado: tesouro. Não pode haver muitas línguas em que a palavra para imposto tem conotações tão positivas.

Além da visão geralmente positiva em relação aos impostos, outro motivo para a popularidade da Agência Tributária é sua acessibilidade e simpatia pelo cliente. Muitas tarefas podem ser feitas eletronicamente, que se adequa a suecos experientes em tecnologia. Por exemplo, você pode enviar sua declaração de imposto de renda on-line, por aplicativo, telefone ou até mensagem de texto.

Cerca de 6,1 milhões de pessoas apresentaram sua declaração de imposto eletronicamente em 2018 (link em sueco). Uma recompensa é que eles recebem suas possíveis restituições fiscais mais cedo. Em junho de 2018, 3 milhões de pessoas compartilharam reembolsos de cerca de 22 bilhões de SEK – bem a tempo de gastá-los em arenque em conserva e schnapps para um dos pontos altos do calendário sueco, midsummer.

As coisas realmente funcionam

A Agência Tributária também é fácil de lidar porque muitas vezes você não precisa tomar a iniciativa. Quando algo acontece que cai seu mandato, ele sabe sobre isso, e os formulários que você precisa assinar chegam ao posto. Assim, sua declaração de imposto aparece em sua caixa de correio a cada ano já preenchida.

E quando você tem um bebê, o hospital informa a autoridade, que registra o nascimento e envia o número de identidade pessoal. Então você pode se concentrar no importante negócio de feeds da meia-noite e fraldas sujas.

Cansado de lidar com drones sem nome em call centers? Cartas da Agência Fiscal muitas vezes dão o nome e o número de telefone direto do funcionário que lida com o seu caso, levando a um serviço rápido e pessoal.

"A Agência Fiscal conseguiu identificar com precisão o que as pessoas precisam e estão interessadas", disse a cientista política Sanna Johannson, da Universidade de Gotemburgo, em um artigo na revista de notícias Fokus.

E assim a agência continua sendo tão rara das coisas: um amado colecionador de impostos. O que é melhor, considerando que você não pode evitá-lo...

David Wiles

David Wiles é um jornalista britânico que vive em Ystad, no sul da Suécia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.