segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Devolução de garrafas de plástico arranca em Março.

Governo desbloqueou mais de 1,6 milhões de euros  para projecto-piloto nos supermercados!

É uma boa ideia, em principio, mas…

Acredito que muitos irão devolver as garrafas sem qualquer preocupação de tirar dividendos de imediato, mas por questão de consciência colectiva.

Mas, quem haja por principio serão muito poucos e, não será assim que serão atingidos os objectivos preconizados pelo governo.

Se o governo quer atingir objectivos a que se propôs, talvez seja melhor incentivar com melhores medidas que esta de se devolverem as garrafas de plástico, os consumidores poderão receber, em troca, vales de descontos com valores entre dois cêntimos (no caso da devolução de garrafas entre 100 mililitros e até 0,5 litros) e cinco cêntimos (garrafas a partir de 0,5 litros e até dois litros). Os valores poderão ser revistos “em alta” durante o período do funcionamento deste incentivo “com vista ao cumprimento das metas previstas”, dizem do governo. Eu considero que em vez de dar os incentivos aos hipermercados para lá terem os equipamentos, os mesmos sejam dados as clientes, de forma a que por esse motivo se proponham a fazer a entrega das embalagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.