segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Por que calças de yoga são ruins para mulheres

Por Honor Jones

É um ano novo e eu tenho uma nova academia. Fui na outra manhã. Estava 8 graus lá fora. E todas as mulheres lá estavam usando calças de ioga estanques, saran-wrap-thin. Muitos estavam vestidos da última forma - leggings com padrões de malha translúcida cortados deles, como doilies esportivos. "Finalmente", essas mulheres devem ter pensado, "calças que ventilam correctamente minhas panturrilhas externas sem deixar uma única molécula de ar chegar a qualquer outro lugar abaixo do meu umbigo."

Não me engana. Eu tenho calças de ioga - três pares. Mas por alguma razão nenhum deles cobre meus tornozelos, e como eu disse, estava 8 graus lá fora. Então eu usava moletom.

Eu entrei no elíptico. Algumas mulheres me deram olhares engraçados. Talvez eles sentissem pena de mim, ou talvez estivessem preocupados que minhas calças soltas fossem enroscadas nas engrenagens da máquina. Os homens não olharam para mim.

Neste momento de crise cultural, quando as injustiças e indignidades da vida feminina de repente se tornaram notícia, uma pergunta importante me atingiu: o que aconteceu com calças de moletom?

Lembra-se de moletom? As mulheres costumavam usá-las, não faz muito tempo. Você provavelmente ainda tem um par, em veludo ou tecido terry, com o nome de uma faculdade ou equipe de desportos estampado na perna.

Ninguém fica bem de moletom. Mas essa não é a questão. São basicamente apenas toalhas com cinturas. Eles existem para duas actividades: descansar e se exercitar — duas actividades que você costumava ser capaz de fazer sem parecer um modelo em um infomercial P90X.

Não é boas maneiras para as mulheres dizer a outras mulheres como se vestir; esse é o trabalho de fotógrafos de moda masculina. Mulheres que criticam outras mulheres por se vestirem quentes são vistas como criticando as próprias mulheres - uma triste confusão se você pensar sobre isso, enraizada na ideia de que quem somos é como olhamos. É impossível ter sido uma adolescente e não, em um nível muito profundo, sentir isso.

Mas calças de ioga pioram as coisas. Sério, você não pode entrar em uma sala de 15 colegas mulheres contorcendo-se em posições ridículas às 7 da manhã sem primeiro vestir calças estanques? O que há sobre yoga em particular que parece exigir isso? Os praticantes estão realmente preocupados que uma perna de calça de largura normal vai estrangulá-los no meio da pose de lótus?

Não estamos usando essas roupas de treino porque elas são mais legais ou confortáveis. (Você acha que o ponto de venda das calças Reveal Tight Precision da Lululemon é realmente a maneira como seu design comido por mariposas fornece uma "dose muito necessária de fluxo de ar"?) Estamos usando porque são sexy.

Sentimos que tínhamos que ficar quentes em encontros - um dado. Sentimos que tínhamos que olhar quente para o escritório - problemático. Mas agora internalizamos a ideia de que temos que olhar quente para a academia? Dê-me um tempo. A academia é um dos poucos lugares onde devemos ser capazes de nos concentrar em como nossos corpos se sentem, não apenas na aparência deles. Precisamos lembrar disso. Calças de moletom podem ajudar.

Leggings de exercícios de controle que seguram em seu estômago não vão ajudar. Nem será - e isso é uma coisa real - o sutiã esportivo push-up.

Francamente, estou irritado com toda a indústria em expansão em torno do exercício feminino, o que talvez seja mais evidente na ascensão das aulas de estúdio. De acordo com a Association o Fitness Studios,os americanos gastaram cerca de US$ 24 bilhões em taxas de estúdio em 2015, ou cerca de US$ 4 bilhões a mais do que gastaram em academias tradicionais — e esse spread só aumentou desde então. Naturalmente, as mulheres estão gastando mais; eles superam os homens em classes de estúdio em mais de dois para um.

Eles estão pagando por aulas como SoulCycle (bicicleta estacionária de alta intensidade recebe sua alma super tonificada!) e barre (parece uma bailarina sem nunca ter que dançar!). E se você já está gastando $30 em uma aula de fitness, por que não gastar $70 com a camisa para usar com ela? Em 2016, no que só podemos esperar ser o pico do mercado, os americanos caíram quase US$ 46 bilhões em "activewear".

Tudo isso acontece de uma coisa saudável que você pode fazer duas vezes por semana em um Modo de Vida, onde leggings de US $ 120 são mais necessidade do que extravagância. Considere a maneira como essas roupas de exercício chiques se espalharam da academia para a rua, essencialmente superando as mulheres para cada actividade além do trabalho de colarinho branco. Considere a forma como a contagem de passos Fitbit transforma todas as tarefas em exercício. Quando as calças de yoga são a primeira coisa que as mulheres adultas colocam todas as manhãs, não podemos deixar de absorver a mensagem de que ficar em forma é nosso propósito nº 1 na vida.

As mulheres podem, é claro, estar em forma e liberadas. Podemos ser capazes de conquistar o mundo usando spandex. Mas não seria mais fácil fazê-lo em calças que não ameaçam mostrar cada covinha e rolar em cada mulher com mais de 30 anos?

Pantsuits teve um momento, em 2016. Acho que as mulheres estão prontas para lhes dar outra chance. E enquanto estamos nisso, vamos trazer de volta calças, também, e veludos e, por que não, mesmo cáqui. Mas o primeiro passo é trazer de volta calças de moletom.

Mergulhadores em águas profundas precisam de calças de polímero estanques; assim como os patinadores olímpicos. O resto de nós poderia usar algum espaço para respirar. Então entre em algumas calças slouchy comigo. Não precisamos ficar tão bem quando estamos tentando parecer um pouco melhores.

Honor Jones é editor sénior da Opinion.

Siga a seção opinião do The New York Times no Facebook e Twitter (@NYTopinion)e inscreva-se no boletim do Opinion Today.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.