terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Votar aos 16 anos?

Comentário Pessoal ao artigo anexo:

É um assunto que me interessa por outras razões.

Cá por mim, até podiam passar a idade do voto para os 14 anos; aliás, no ‘antigamente’, os Reis - e julgo que ‘todo o mundo’ - eram ADULTOS aos 14 anos.

Podendo votar aos 14 anos, toda essa ‘malandragem’ que vive do/no crime, passaria a ser julgada como ADULTOS (andavam menos ‘cá por fora’, e mais, ‘lá por dentro’).

TÁ BÉM?

Nota:

As o October 2022, 24 states in the U.S. have no minimum age for prosecuting children. The U.S. is an outlier throughout the world in the practice of prosecuting young children in court; 14 is the most common minimum age of criminal responsibility internationally.

In the United States the age varies between states, being as low as 6 years in South Carolina and 7 years in 35 states; 11 years is the minimum age for federal crimes.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dos jornais

Votar aos 16 anos?

A antecipação da idade para votar está a ganhar adeptos em Portugal depois de ter sido implementada em países como a Bélgica, Grécia ou Malta.

PSD, Iniciativa Liberal, Bloco de Esquerda, Livre e PAN querem que os jovens possam votar a partir dos 16 anos. A Juventude Socialista também apoia uma proposta que permite “criar hábitos de participação cívica e eleitoral”. O Presidente da República defendeu que “esse é um debate a fazer”, mas, nos países onde foi aplicada, esta medida não teve o impacto esperado no combate à abstenção.

Na edição do semanário NOVO desta semana ouvimos os principais argumentos a favor e contra. A possibilidade de antecipar a idade do voto vai ser discutida no âmbito da revisão constitucional e deverá contar com a oposição do PS, PCP e Chega.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.