sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Covid-19: DGS muda prioridades da vacina, mas mantém idosos de fora

Numa nova versão, que o jornal “Público” adianta também esta sexta-feira, a exclusão inicial a partir dos 65 anos é apenas reduzida, passando a vigorar acima dos 75. Mais uma vez, a justificação volta a ser o facto de não estar ainda demonstrada, quer pelas farmacêuticas quer pela Agência Europeia do Medicamento, a eficácia da imunização nas faixas etárias mais avançadas.

Outra das alterações ao primeiro documento é a inclusão dos utentes de lares na dianteira da vacinação, e não apenas dos prestadores de cuidados a quem está institucionalizado como fora apresentado. Assim, segundo a versão apresentada pelo “Público”, na primeira fase de proteção estarão as pessoas entre os 50 e os 75 anos com doenças graves, como insuficiência cardíaca, respiratória e renal; os funcionários e utentes de lares de idosos e os profissionais de saúde que prestam cuidados a doentes. Neste grupos estarão incluídas cerca de 250 mil pessoas, num total que rondará 750 mil.

Depois, numa fase posterior, será a vez de inocular 45 mil elementos das forças de segurança e da Proteção Civil e as pessoas entre os 50 e os 75 anos com doenças crónicas, como diabetes, cancro, doença pulmonar obstrutiva crónica, entre outras, totalizando perto de três milhões.

Segundo explicou à agência Lusa o coordenador da 'task force' criada pelo Governo para definir todo o plano de vacinação contra a covid-19, Francisco Ramos, a proposta apresentada pela DGS "não tem qualquer limite de idade para as pessoas internadas em lares".

"A existir, será pelas características das próprias vacinas e não por uma escolha de quem tem responsabilidade de decidir quem deve ser vacinado, nomeadamente quem será vacinado numa primeira fase", que abrangerá cerca de um milhão de pessoas, explicou.

Francisco Ramos disse também que os últimos detalhes ainda estão a ser trabalhados e que, provavelmente, na próxima semana a definição dos grupos prioritários ficará fechada.

Expresso | Covid-19: DGS muda prioridades da vacina, mas mantém idosos de fora

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.