terça-feira, 3 de novembro de 2020

O Poderoso Símbolo da Suástica e seus 12.000 Anos de História

A suástica é um símbolo que foi usado no século XX por um dos homens mais odiados que já viveu, um símbolo que agora representa o massacre de milhões de pessoas e uma das guerras mais destrutivas da Terra. Mas Adolf Hitler não foi o primeiro a usar este símbolo. Na verdade, foi usado como um símbolo positivo e poderoso milhares de anos antes dele, em muitas culturas e continentes.

Swastika

Início Espiritual para a Suástica

Para os hindus e budistas na Índia e em outros países asiáticos, a suástica foi um símbolo importante por muitos milhares de anos e, até hoje, o símbolo ainda pode ser visto em abundância - em templos, autocarros, táxis e na capa de livros. Também foi usado na Grécia Antiga e Roma, e pode ser encontrado nos restos da antiga cidade de Tróia, que existia há 4.000 anos. Os antigos druidas e os celtas também usaram o símbolo, reflectido em muitos artefactos que foram descobertos. Foi usado por tribos nórdicas, e até mesmo os primeiros cristãos usaram a Suástica como um de seus símbolos, incluindo os Cavaleiros Teutónicos , uma ordem militar medieval alemã, que se tornou uma Ordem Católica puramente religiosa. Mas por que esse símbolo é tão importante e por que Adolf Hitler decidiu usá-lo?

Dias Positivos da Suástica

A palavra 'suástica' é uma palavra em sânscrito ('svasktika') que significa 'É', 'Bem Estar', 'Boa Existência e 'Boa Sorte'. No entanto, também é conhecido por diferentes nomes em diferentes países - como 'Wan' na China, 'Manji' no Japão, 'Fylfot' na Inglaterra, 'Hakenkreuz' na Alemanha e 'Tetraskelion' ou 'Tetragammadion' na Grécia.

Em 1979, um estudioso em sânscrito P. R. Sarkar disse que o significado mais profundo da palavra é "Vitória Permanente". Ele também disse que, como qualquer símbolo, pode ter significado positivo e negativo, dependendo de como ele é desenhado. Assim, no Hinduísmo, a suástica da direita ilustrada abaixo é um símbolo do Deus Vishnu e do Sol, enquanto a suástica à esquerda é um símbolo de Kali e Magia.

O duplo significado dos símbolos é comum em tradições antigas, como por exemplo o símbolo do pentagrama (cinco estrelas pontiagudas), que é visto como negativo ao apontar para baixo, e positivo ao apontar para cima.

12.000 Anos de Simbolismo

A suástica mais antiga já encontrada foi descoberta em Mezine, Ucrânia,esculpida em uma estatueta de marfim que remonta a incríveis 12.000 anos. Uma das primeiras culturas que são conhecidas por ter usado a Suástica foi uma cultura neolítica no sul da Europa, na área que hoje é Sérvia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, conhecida como Cultura Vinca, que remonta a cerca de 8.000 anos.

No budismo, a suástica é um símbolo de boa sorte, prosperidade, abundância e eternidade. Está directamente relacionado com Buda e pode ser encontrado esculpido em estátuas na sola de seus pés e em seu coração. Diz-se que contém a mente de Buda.

Nas paredes das catacumbas cristãs em Roma, o símbolo da Suástica aparece ao lado das palavras "ZOTIKO ZOTIKO" que significa "Vida da Vida". Também pode ser encontrado nas aberturas de janelas das misteriosas igrejas lalibela rock da Etiópia, e em várias outras igrejas ao redor do mundo.

Em Mitos Nórdicos, Odin é representado passando pelo espaço como um disco ou suástica girando olhando para todos os mundos. Na América do Norte, a suástica foi usada pelos Navajos. Na Grécia Antiga, Pitágoras usou a Suástica sob o nome de "Tetraktys" e era um símbolo ligando o céu e a terra, com o braço direito apontando para o céu e seu braço esquerdo apontando para a Terra.

Tem sido usado pelos fenícios como símbolo do Sol e era um símbolo sagrado usado pelas sacerdotisas.

Como e por que tantos países e culturas diversos, em muitas épocas, usaram o mesmo símbolo e aparentemente com o mesmo significado?

É irônico, e lamentável, que um símbolo de vida e eternidade que foi considerado sagrado por milhares de anos tenha se tornado um símbolo de ódio.

Imagem superior: Suástica símbolo decoração de lâmpadas de argila (diya) em Varanasi, Índia no festival de Dev Diwali. Fonte: ShishirKumar / Adobe Stock


A swastika is a symbol found in many cultures, with different meanings, drawn in different styles. (CC BY-SA 4.0)

Mosaic swastika in excavated Byzantine church in Shavei Tzion (Israel). (CC BY-SA 3.0)


Swastika pattern on a mammoth bone bracelet from Mizyn. (Image: Encyclopedia of Ukraine)

Wooden Buddha statue with gamadian (swastika). (CC BY 2.0)

Skastika symbol in the window of Lalibela Rock hewn churches. (CC BY 3.0)

Various examples of the swastika in Christian settings. (The Swastikaphobia Project)

Left, The Samarra bowl at the Pergamonmuseum, Berlin. The swastika in the center of the design is a reconstruction. (CC BY-SA 4.0); Right, Finding the cemetery of Ancient Thera, 8th to 7th century BC. Archaeological Museum of Fira. (CC BY-SA 3.0)

The swastika, the Phoenician sun symbol, on the Phoenician Craig-Narget stone in Scotland, and on the robe of a Phoenician high priestess. (Source)

https://www.ancient-origins.net/myths-legends/symbol-swastika-and-its-12000-year-old-history-001312

Sem comentários: