domingo, 11 de agosto de 2019

António Campos, Histórico do PS Arrasa Regionalização.

“Claro que António Campos tem toda a razão! Quem ainda não percebeu que esta história, aliás mal contada, da regionalização outra coisa não é senão uma forma de satisfação de clientelas partidárias, sempre à espera de um assento na nomenclatura do estado?  Ou para ser mais prosaico, uma fonte de tachos.

Quem não entendeu ainda que este país, que se atravessa com uma mijadela (desculpem lá a grosseria), não precisa da regionalização para nada?  O que este país, embora pequeno mas com assimetrias de estarrecer, precisa é que os governos dêem mais atenção ao interior, que não centralize tudo e mais alguma coisa no Terreiro do Paço, i.é., que desconcentre, que descentralize. Ou seja, que crie condições de fixação das populações nas suas zonas de origem, a falta das quais (condições) leva sobretudo os jovens a acudir à cidade, quando não a atravessar as fronteiras. Isso sim, é que deve acontecer, ou por outra, já devia ter acontecido. Por que cargas d''água todos os ministérios, todas as secretarias de estado, todas as directorias hão de estar sediados na capital?

Será que há alguém que pense que se a Regionalizão avançar, se acabarão as assimetrias, i.é., todas atingirão a igualdade? Não, não, haverá sempre regiões mais desenvolvidas que outras, até pela simples razão relacionada com as diversas potencialidades e especificidades de cada zona. E claro, com as capacidades de gestão e criatividade de cada órgão directivo regional.

Portanto, arquivem lá essa coisa da regionalização e passem a ter um olhar mais abrangente na hora das decisões. porque o país não é só Lisboa e o resto é paisagem.

C.F.”

Histórico do PS arrasa regionalização: https://sol.sapo.pt/artigo/667710/historico-do-ps-arrasa-regionalizacao

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.