sexta-feira, 5 de julho de 2019

O que fazer se estiver alguns dias sem abrir as suas torneiras?

Eu costumo faze-lo.

A água destinada ao consumo humano, distribuída através de rede pública até às redes prediais, deve ser consumida num espaço de tempo de alguns dias, após o que pode sofrer alterações das suas características qualitativas, especialmente se estiver em contacto com tubagens e acessórios cujo estado de conservação não seja o ideal.

Depois de uma ausência prolongada de vários dias sem o uso de uma rede domiciliária, a água que tenha ficado estagnada no interior dessa rede deve ser eliminada, retirando uma quantidade de água similar ao volume da zona habitada.

Numa residência de dimensão média, para que a renovação se verifique, deve efectuar a descarga dos autoclismos e deixar correr a água das torneiras, durante 2 ou 3 minutos, para alguns baldes ou recipientes. Aproveite essa água para a sanita, rega de plantas ou lavagens.

Se a coluna do edifício não estiver nas melhores condições, ou até se existirem na mesma rede algumas casas desocupadas, pode ser necessário realizar descargas com maior caudal até obter uma água transparente a olho nu e sem odores (com excepção do desinfectante que está presente na concentração indicada para constituir uma barreira sanitária).

Deve, no entanto, notar-se que a água em Almada é distribuída com requisitos de qualidade que a tornam própria para consumo humano, mesmo depois de algum tempo parada, servindo estas recomendações apenas para aumentar o nível de segurança para todos os utilizadores (em especial para aqueles cuja saúde tenha algumas debilidades e/ou por recomendação médica).

Um conselho dos SAMS de Almada

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são livres e só responsabilizam quem os faz. Não censuro ninguém, por princípio. Só não aceito linguagem imprópria.